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- A associação entre o estilo de vida e a atitude de alunos do ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação físicaPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Simões, Joana; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Freitas, Duarte; Lopes, HelderEste estudo teve por objetivo o seguinte: investigar a associação entre o estilo de vida e a atitude positiva (EñgEFD) ou negativa (EgEFD) dos alunos sobre a Educação Física (EF). Um estudo de natureza transversal foi conduzido em 243 estudantes (15.6 ±2.5 anos). A informação demográfica, a opinião sobre a EF, e a auto perceção foram avaliados através de questionários. A aptidão física foi determinada a partir da FITNESSGRAM e da EUROFIT. A percentagem de gordura foi estimada a partir das equações de Slaughter et al., (1988). Análises descritivas e o t-test de medidas independentes foram conduzidas nas análises. Nesta amostra, 74.5% dos estudantes afirmam gostar de EDF. Os EgEFD apresentam scores significativamente mais elevados comparativamente aos EñgEFD na força, velocidade/agilidade, força resistência do tronco e resistência aeróbia (p<.007). Os EgEFD têm uma melhor percepção das suas capacidades físicas, assim como referem ter uma boa saúde e adotarem estilos de vida mais saudáveis (p<.001). Os EgEFD apresentam um perfil funcional e psicológico mais saudável, auto percecionam um melhor estado de saúde e preferem envolver-se em atividades físicas em detrimento das atividades sedentárias no seu dia-a-dia.
- A avaliação inicial da aptidão física em contexto escolarPublication . Mendonça, Luísa; Mendes, Silvino; Carvalho, João; Rodrigues, Ana
- Cross training: uma abordagem em contexto escolarPublication . Mendes, Silvino; Carvalho, João; Rodrigues, AnaA promoção de um estilo de vida ativo e uma preocupação com a promoção da aptidão física associada a saúde, são aspeto contemplados no Programa Nacional de Educação Física, e na nossa opinião com particular ênfase nos anos terminais. No entanto, da quantificação e avaliação da aptidão física constatou-se reduzidos níveis de aptidão, em particular nas componentes associadas a força e a resistência aeróbia. Como estratégia de potencializar o trabalho destas componentes da aptidão física utilizou-se como a implementação do Cross Training nas aulas de Educação Física. O Cross Training é uma conjugação de três modalidades: o Weightlifting, Ginástica e condicionamento metabólico (Cardio). O Cross Training tem como principal objetivo otimizar a competência física nos dez domínios do condicionamento físico: Resistência Cardiorrespiratória, Resistência Muscular, Força e Flexibilidade, Potência e Velocidade, Coordenação e Agilidade, Equilíbrio e Precisão. É uma modalidade de treino físico que poderá ser realizado na escola usando o peso corporal ou então fazendo uma adaptação dos materiais existentes na escola, e também poderá ser uma ferramenta que os professores podem utilizar como tarefas para casa dos alunos. Assim, através deste artigo pretende-se apresentar propostas de ferramentas didático pedagógicas para abordagem do Cross Training em contexto escolar, apresentando: (i) uma posposta de unidade didática (contemplando 3 níveis, introdutório, intermédio e avançado); (ii) estratégias de operacionalização e (iii) adaptação de recursos materiais e espaciais para a dinamização da matéria. O Cross Training pelas suas características, afirma-se como uma matéria que poderá ser dinamizada, com o intuito de potencializar a aptidão física em contexto escolar.