Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A associação entre o estilo de vida e a atitude de alunos do ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação física

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo teve por objetivo o seguinte: investigar a associação entre o estilo de vida e a atitude positiva (EñgEFD) ou negativa (EgEFD) dos alunos sobre a Educação Física (EF). Um estudo de natureza transversal foi conduzido em 243 estudantes (15.6 ±2.5 anos). A informação demográfica, a opinião sobre a EF, e a auto perceção foram avaliados através de questionários. A aptidão física foi determinada a partir da FITNESSGRAM e da EUROFIT. A percentagem de gordura foi estimada a partir das equações de Slaughter et al., (1988). Análises descritivas e o t-test de medidas independentes foram conduzidas nas análises. Nesta amostra, 74.5% dos estudantes afirmam gostar de EDF. Os EgEFD apresentam scores significativamente mais elevados comparativamente aos EñgEFD na força, velocidade/agilidade, força resistência do tronco e resistência aeróbia (p<.007). Os EgEFD têm uma melhor percepção das suas capacidades físicas, assim como referem ter uma boa saúde e adotarem estilos de vida mais saudáveis (p<.001). Os EgEFD apresentam um perfil funcional e psicológico mais saudável, auto percecionam um melhor estado de saúde e preferem envolver-se em atividades físicas em detrimento das atividades sedentárias no seu dia-a-dia.
The objective of this study was to investigate the association between the lifestyle and the positive attitude (EñgEFD) or negative (EgEFD) of the students on Physical Education (PE). A cross-sectional study was conducted in 243 students (15.6 ± 2.5 years). Demographic information, opinion about PE, and self-perception were evaluated through questionnaires. Physical fitness was determined from FITNESSGRAM and EUROFIT battery. The percentage of fat was estimated from the equations of Slaughter et al. (1988). Descriptive analyzes and the t-test of independent measurements were conducted in the analyzes. On this sample, 74.5% of students say they like PE. EgEFD presented significantly higher scores compared to EñgEFD in strength, speed / agility, strength of trunk strength and aerobic resistance (p <.007). the EgEFDs have a better perception of their physical abilities, as well as being healthy and adopting healthier lifestyles (p <.001). The EgEFDs have a healthier functional and psychological profile, self-perceive better health and prefer to engage in physical activities rather than sedentary activities in their daily lives.

Description

Keywords

Aptidão física Educação física Estudantes do ensino básico e secundário Perfil de saúde Students’ attitude Physical education Physical activity Fitness Self-concept . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Madeira

CC License