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Correia, Ana Luisa Rodrigues Figueira de Sousa

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  • Matérias alternativas: potencialidades e equívocos – basebol e canoagem
    Publication . Abreu, Élvio; Félix, Liliana; Carvalho, Maria L.; Correia, Ana L.
    Verifica-se cada vez mais a procura de novas modalidades a lecionar na escola, numa tentativa de fugir às modalidades usuais, procurando promover, desta forma, uma maior motivação dos alunos para a prática de atividade física. Os temas delineados foram expostos pelos núcleos de estágio e contaram maioritariamente com preletores convidados com o intuito de enriquecer os seus temas do ponto de vista da experiência pessoal que cada preletor transmitisse na sua comunicação. O basebol e a canoagem apresentam-se como matérias alternativas, no programa de Educação Física escolar, e foram apresentadas com intuito de auxiliar os professores que queiram lecionar matérias alternativas de forma atrativa e aliciante para os alunos. Cada matéria expressa no Programa Nacional de Educação Física (PNEF) representa uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, uma vez que a sua diversificação permite a cada um diversificar as suas competências. Desta forma, as matérias devem ser vistas como um meio para atingir os objetivos propostos e não como um fim.
  • A excelência no ensino: o papel do professor na transformação do aluno
    Publication . Antunes, Hélio; Rodrigues, Ana; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Gouveia, Élvio; Lopes, Helder
    A qualidade do ensino está dependente de uma interação constante entre o pro fessor e o aluno. Inúmeras investigações estudam a excelência no ensino centran do-se no perfil de competências do professor, mas convém salientar que, indepen dentemente das características que lhe sejam reconhecidas, este deverá ter como premissa fundamental da sua atuação, a transformação social do aluno, levando-o a problematizar, pesquisar e refletir permanentemente. Tal como preconizado por Freire (2002), o ato educativo só ganha significado quando o professor caminha lado a lado com o aluno, respeitando a sua autonomia e identidade.
  • Problemáticas da educação física I
    Publication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio R.; Alves, Ricardo; Correia, Ana L.
  • Avaliação da condição física
    Publication . Neves, Diogo; Vieira, Carlos; Carvalho, Maria L.; Correia, Ana L.
    A avaliação da condição física (CF) possui caráter complexo e subjetivo, não obstante os propósitos de motivação dos jovens para a atividade física e aptidão física. A CF no PNEF possui um programa comum para cada ciclo de escolaridade, tendo como finalidade a elevação das capacidades condicionais e coordenativas, privilegiando a zona de aptidão “saudável” para os jovens. Embora a avaliação da CF seja associada à promoção da saúde e atividade física, os autores alertam para a fraca fiabilidade dos resultados e os constrangimentos nos alunos. Dados recolhidos de docentes de 6 escolas, de 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário do Funchal, permitiram aferir que, para a maioria, a carga letiva de Educação Física não é suficiente para um trabalho harmonioso da CF, devendo esta ser avaliada como matéria de ensino. A avaliação da aptidão física continuará a constituir um veículo promotor da atividade física, saúde e bem-estar. Urge questionar o modelo de avaliação isolado da CF, porém é necessário encontrar modelos operacionalizáveis, no sentido de atuar de forma mais eficaz na promoção da aptidão e atividade física dos jovens, sendo a Educação Física um meio privilegiado para o efeito.
  • A cultura motora como polo atractor da mudança da escola
    Publication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, Ana
    A dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
  • Educar para a cidadania num contexto global - O desporto como instrumento de atuação
    Publication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Gouveia, Élvio
  • Benefícios da ginástica no desenvolvimento integral do aluno
    Publication . Correia, Ana Luisa
    O presente artigo deriva do desafio de se realçar o potencial educativo da Ginástica em contexto escolar e de forma mais específica no âmbito da Educação Física. Através da análise das potencialidades formativas da Ginástica procura-se despertar para as repercussões da vivência da mesma e o seu contributo no processo de desenvolvimento de crianças e jovens. Reflete-se a pertinência da abordagem da Ginástica enquanto matéria de ensino integrada nos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF) assim como a organização curricular desta área, evidenciando a coerência de estruturação dos conteúdos e das metodologias propostas. Para que se atinjam os objetivos educativos e não se desvirtue o ecletismo da formação dos alunos é determinante que os docentes de Educação Física e Desporto conheçam os PNEF, dominem metodologias inerentes às diferentes matérias propostas e partilhem estratégias que garantam a sua consecussão.
  • ARE em âmbito escolar: problemas e possíveis soluções
    Publication . Brito, Sandra; Correia, Ana Luísa; Carvalho, Maria Luísa
    Neste artigo pretendemos analisar a temática da lecionação das Atividades Rítmicas e Expressivas (ARE) nas aulas de Educação Física (EF). No contexto atual da EF, muitos professores não abordam esta matéria nas suas aulas por um vasto leque de motivos. Após a aplicação dos questionários, verificámos que dos 33 professores inquiridos, 17 lecionam ARE nas aulas de EF, apresentando como principais limitações a motivação dos alunos e a dificuldade em operacionalizar os conteúdos do PNEF, adaptando-os ao nível de aprendizagem dos alunos. Já quanto aos professores que não lecionam esta matéria nas suas aulas, 14 dos inquiridos apresentam como principais motivos a formação insuficiente e a falta de bases na relação música-movimento. Dos 159 alunos inquiridos, 97 referem já ter abordado ARE em aulas de EF e 62 alunos afirmam nunca terem tido esta experiência. Os que tiveram essa experiência afirmam terem sentido vergonha a dançar e os que nunca tiveram referem, na sua maioria, que não gostariam de ter. Para este último resultado, apresentam como motivos o terem pouco à vontade em dançar com os colegas e o facto de considerarem que não é uma matéria de ensino interessante.
  • A escola e a integração no meio: a Educação Física como instrumento de atuação
    Publication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Antunes, Hélio
  • O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no aluno
    Publication . Gouveia, Elvio Rúbio; Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Gouveia, Bruna; Caldeira, Romualdo; Freitas, Rúben; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Marques, Adilson; Kliegel, Matthias; Ihle, Andreas
    A literacia científica em Educação Física tem proporcionado um aumento signi ficativo do conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem mais apro priadas ao desenvolvimento de competências do aluno, em particular no contexto dos jogos desportivos coletivos. Um exemplo da importância da Educação na pro moção da literacia científica no contexto dos jogos desportivos coletivos é o projeto de investigação “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar”. Esta investigação tem discutido o efeito da utilização de modelos de ensino centrados no aluno, influenciados por ideias construtivistas e cognitivistas. A utilização destas novas abordagens no ensino dos jogos desportivos coletivos é a resposta da Escola à forma como deve preparar os seus alunos para se envolverem de forma positiva em atividades desportivas ao longo da vida.