Loading...
60 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 60
- Consumação ou o metaconsumoPublication . Mateus, SamuelPara lá dos princípios económicos da escassez, necessidade e da rentabilidade, existe no fenómeno do consumo uma dimensão regida pelo des‑ perdício, pela prodigalidade e pelo esbanjamento. Face à definição material do consumo, reconhecemos‑lhe um registo imaterial e simbólico que deno‑ minamos de consumação. A consumação não é um conceito que contrasta com o consumo mas é um meta‑consumo, consumo de segundo nível que se relaciona com a evanescência social do sentido e com uma transitividade simbólica que enfatiza a sua dimensão sócio‑antropológica. Neste artigo, procuramos relevar a dimensão simbólica do consumo como forma comunicativa caracterizada por uma acção material que empenha sim‑ bolicamente o indivíduo na reprodução do vínculo social.
- Public intimacyPublication . Mateus, SamuelModernity has established a strong focus on individual making intimacy a central dimension of privacy. Intimacy was the place where an inner-self was formed and where singularity was obtained apart from the public and from society. Interior meant an inward and isolated space of self-definition and personality development. In contemporary societies intimacy is being public. As public and private domains merge, interior and exterior become mixed. We call this extimacy as intimate and exterior become simultaneous. Unlike modern thesis, intimacy seems only to be complete when it is exhibited in public domain. We examine contemporary public intimacy by distinguishing two types of extimacy while highlighting the subjectiveness and mediatisation processes.
- Social networks scopophilic dimension: social belonging through spectatorshipPublication . Mateus, SamuelAs images become more and more omnipresent our relation to them assumes new contours. Contemporary social networks place a singular emphasis in the optic apparatus challenging traditional networked media studies to take into account new objects and social processes. This paper aims to bring contributions from visual culture studies into the research about social networks audiences and the relations they establish with the medium and with its users. It will argue that scopophilia may be a dear concept to evaluate how people socially interact in social networks. This scopophilic dimension transforms users into spectators. Spectatorship would be, then, a fundamental notion, not only to understand the social role of pictures and videos on social networks as also to understand how social networks contribute to the promotion of social organization and cohesion. The paper will discuss how scopophilia and spectatorship lead to the formation of communities of vision and the redefinition of intimacy in contemporary societies.
- As comunidades ópticas: uma análise das redes sociais digitais a partir do seu regime ópticoPublication . Mateus, SamuelUm dos factores de atractividade e sucesso das redes sociais digitais parece consistir na constante visualização dos perfis públicos e na observação das múltiplas fotografias e vídeos que os integram. Embora nem sempre associadas à sua visualidade constitutiva, as redes sociais digitais baseiam-se num exacerbamento do regime óptico. Na presente reflexão iremos considerar a importância da escopofilia para o estudo das sociabilidades online sublinhando dois aspectos fundamentais: por um lado, as redes sociais digitais como o Facebook, o Twitter ou o Orkut colocam os seus usuários não apenas como “amigos” entre si, como também como espectadores das suas próprias aparências. Por outro lado, é através desta relação visual que se estabelece entre indivíduos que as redes sociais digitais parecem insinuar-se como comunidades ópticas capazes de redefinir as formas contemporâneas da pertença social.
- Visibility regimes in mediatized publicnessPublication . Mateus, SamuelConsidering the relationship between politics, media and publicness, this paper ponders the consequences of visibility in the political field. Identifying some of its existing regimes, it will posit that today visibility plays an ambivalent function to politics: it can simultaneously operate as a synoptic monitoring and control of politicians; and at the same time it may stand as an opportunity to build a charismatic leadership. In fact, political visibilities are now negotiated between the boundaries of private and public realms, and they can take the form of a risk, or an opportunity to build on a charismatic leadership.
- A identidade como sacrifícioPublication . Mateus, SamuelO processo identitário, na contemporaneidade, assume uma índole fundamentalmente diferente da identidade moderna. A identidade pluraliza-se ao mesmo tempo que se constrói de acordo com práticas simbólicas alargadas. Ela caracteriza-se, não tanto pela descoberta de si, como pela produção e invenção de si. Esta comunicação propõe-se examinar a identidade contemporânea segundo a figura do sacrifício. Examinando as afinidades entre ambos os conceitos e singularizando as modalidades sacrificiais da identidade, sugere-se que a identidade e o sacrifício partilham a mesma lógica estrutural de perpetuação da relação social. A identidade deve ser compreendida não tanto como projecto individualista e privado mas um projecto reflexivo de cariz público que faz da dimensão pessoal e da dimensão colectiva fronteiras permissivas da sua definição no indivíduo hodierno.
- Reality-show: ascendências na hibridização de géneroPublication . Mateus, SamuelPerante as dificuldades de classificação do “reality-show”, o presente trabalho argumenta que, não obstante, a sua multiplicidade constitutiva, é possível delimitar os seus contornos gerais” enquanto género televisivo. Este artigo sublinha, assim, um conjunto de influências fundamentais que contribuíram para moldar aquilo que entendemos por programas televisivos de realidade, nomeadamente, os movimentos artísticos do Realismo e do Naturalismo, a estética documental, o jornalismo sensacionalista, e o desenvolvimento da televisão enquanto indústria.
- Acerca da associação entre ethos e pathos na retórica da publicidadePublication . Mateus, SamuelA persuasão pelo carácter (Ethos) é frequentemente insinuada, aludida ou sugerida sem que, contudo, tal ocorra de forma necessariamente declarada. Trata-se, neste caso, de mostrar que o orador é digno de fé e, ao fazê-lo, procura-se que essa confiança induzida se derrame sobre as teses que submete ao assentimento do auditório. Contudo, esta demonstração não se reduz ao momento da enunciação. A Publicidade, enquanto mensagem de pendor claramente persuasivo, assume hoje esta condição insinuada – não necessariamente explícita – do Ethos. Este artigo não averigua os usos do Ethos na Publicidade (os usos de autoridade ou de credibilidade), mas antes a natureza ética (Ethos) da Publicidade. Trata-se, pois, de procurar o “Ethos” da Publicidade em vez do “Ethos” na Publicidade. Isto significa reconhecer uma mobilização dinâmica e negociada entre as três provas retóricas: Logos, Ethos, Pathos e, em particular, no caso da Publicidade contemporânea, entre Ethos e Pathos. Identificamos as principais características do Ethos da Publicidade e demonstramos a imbricação entre Ethos e Pathos através da análise de dois anúncios de Publicidade, os quais apontam para a possibilidade do Pathos auxiliar o processo de absorção ou interiorização de conceitos e afirmações intelectuais associados ao Ethos. Assim, no caso da Publicidade, credibilidade e afectividade não estão tão distantes como a Retórica Clássica aristotélica poderia fazer crer.
- There is no outside of communication- metacommunication at the light of Derrida’s graphematic structure of communicationPublication . Mateus, SamuelBy claiming a general graphematic structure of every communication, Derrida builds a critique to traditional notions of unified or stable meaning, attacking the paradigm that sees in communication a phonocentric and self-sufficient attempt to seize meaning in an adequately, clear and understandable way from one point to the other. Anything functioning as means of communication must possess, in its iterability, the structure of writing. Indeed, communication is a kind of writing. In consequence, it may be examined according to the central notions of Différance, Supplement or Dissemination. The graphematic turn, in effect, opens the path to exam communication according to a de-centered paradigm. This chapter exploresthis assumption having in mind the relations between communication and metacommunication. We argue communication is always escaping us. It is permanently traveling along different paths of meaning happening between the lines. So, there is not beginning and no end. Anything more than communication would just be more communication. Metacommunication is, thus, the endless cycle of communication’s self-differentiation. It supplements communication and it is also supplemented by it.
- A communicational matrix to the imaginary: looking into the media imaginaryPublication . Mateus, SamuelPhenomenology, Sociology, Hermeneutics and Psychoanalysis have accumulated different methods and knowledge on the imaginary. Nevertheless, the crucial connection between the social imagining and communication has not always been truly examined. In this article, we take the imaginary (seen as a symbolic thought of images) and communication (seen as a process of symbolic reproduction) as correlated notions, and work upon a communicational matrix of the imaginary. We emphasize three key elements of the imaginary: by pointing to the verbal-iconic, technical and mediatized dimensions we will be paying special attention to the media imaginary and the effects of its commemorative logic to the propagation of public imaginaries.