Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Saúde mental das pessoas com problemas de uso de substância psicoativaPublication . Bastos, Maria do Socorro Furtado; Soares, Rogéria; Souza, Sidclay Bezerra de
- Políticas públicas do ensino superior universitário português: a compreensão dos significados que os significantes carregam em siPublication . Soares, Rogéria Pereira Fernandes; Rodrigues, Liliana; Sousa, Jesus MariaO presente estudo, que se enquadra na linha de pesquisa de Currículo do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), faz uma reflexão, em revisão bibliográfica, sobre as implicações das políticas de ensino superior em Portugal em universidades públicas das regiões autônomas, do interior e do litoral, buscando compreender os significados que os significantes das referidas políticas carregam em si, levando em consideração os impactos das mesmas nas instituições de ensino superior de diferentes contextos regionais. Pretende-se compreender a realidade experienciada pelas mesmas, tendo em conta as suas especificidades, face às orientações das políticas de ensino superior adotadas, enquanto organizadoras de reformas educativas.
- Violências sexuais a crianças e adolescentes: a ética do cuidado familiar e educacional em pautaPublication . Soares, Rogéria Pereira; Bastos, Maria do Socorro Furtado
- O cinema como uma linguagem mediadora da aprendizagem de língua estrangeira: uma investigação da prática pedagógica e sua dinâmicaPublication . Soares, Rogéria Pereira Fernandes; Fino, Carlos Manuel Nogueira; Macedo, Roberto Sidnei AlvesO Estudo, que incide sobre a prática de uma turma da 4a série do Ensino Fundamental I de um Colégio particular situado em meio urbano da cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco – Brasil, descreve e interpreta criticamente como alunos entre dez e onze anos de idade e a professora/investigadora, durante o ano letivo de 2009, exploraram o cinema como linguagem mediadora da aprendizagem de língua estrangeira em um conjunto de debates na área de inovação pedagógica, em uma análise das questões educacionais contemporâneas inerentes a esse contexto, onde o cinema surge como dispositivo facilitador das práticas pedagógicas, na ação de construir conhecimento e gerar aprendizagem. Uma pesquisa etnográfica com participação ativa, na qual “mergulho”, com alto grau de participação, em uma profunda e prolongada análise e interpretação do objeto em estudo, no seu contexto usual e nas condições reais de produção. O estudo divide-se em duas partes, sendo a primeira uma revisão da literatura, onde discuto questões relacionadas à cultura, ao uso das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), ao cinema quanto prática pedagógica e à cognição, à luz de Papert, Vygotsky, Morin, entre outros, procurando fundamentar uma prática educativa tendo o cinema como dispositivo facilitador da aprendizagem de uma segunda língua. Na segunda parte descrevo uma pesquisa que analisa os participantes e o ambiente em determinado contexto, considerando as significações que permeiam as palavras, as frases, ou seja, as mensagens, em uma compreensão do sentido em uma analise crítica de interpretação dos significados de forma descritiva, procurando considerar as várias subjetivações elaboradas no processo de aprendizagem de uma segunda língua, tendo o cinema como linguagem mediadora das práticas pedagógicas desse processo.
- O desamparo do sujeito na contemporaneidade: a insustentável leveza de serPublication . Soares, Rogéria; Rodrigues, LilianaA relevância deste trabalho, de revisão bibliográfica, em uma abordagem psicanalítica, concerne no sentido de que para melhor entendermos a construção do sujeito em nossa contemporaneidade, faz-se necessária uma análise dos novos laços sociais formados, ressaltando as características de sua formação, os determinantes socioculturais implícitos na construção destes laços e suas consequências, ajudando assim na compreensão de como o sujeito contemporâneo faz suas escolhas e de como é organizado, vivido e interiorizado o seu cotidiano.
- A3ES e SINAES/MEC: estudo comparado dos contextos institucionais e políticos de avaliação e regulação do sistema de qualidade da educação superior em Portugal e no Brasil - Sentidos e identidades dos dois lados de uma mesma moedaPublication . Soares, Rogéria Pereira Fernandes; Sousa, Jesus Maria; Souza, Sidclay Bezerra deA Tese aborda a temática da avaliação e regulação dos sistemas de qualidade da educação superior, buscando elementos convergentes e divergentes entre os contextos institucionais e políticos de Portugal e do Brasil, numa análise comparada das práticas avaliativas de qualidade da educação superior da A3ES - Portugal e do SINAES/MEC - Brasil, bem como os sentidos e identidades que as referidas práticas carregam em si, levando em consideração as políticas educacionais adotadas e os impactos das mesmas na formação discente. Para tal, foram desenvolvidos dois estudos. O primeiro estudo, Avaliação e Regulação do Sistema de Qualidade da Educação Superior: interfaces entre A3ES (Portugal) e o SINAES/MEC (Brasil), de caráter qualitativo e exploratório, com 08 avaliadores enquanto informantes, sendo 04 da A3ES e 04 do SINAES/MEC, e 06 gestores de cursos, sendo 03 de uma Universidade portuguesa e 03 de uma Universidade brasileira, como participantes adicionais, busca compreender as orientações das políticas educacionais adotadas nos dois países, enquanto organizadoras de reformas educativas. No segundo estudo, Percepções dos discentes de Universidades de Portugal e do Brasil sobre a avaliação da qualidade do ensino superior, foi aplicado o Questionário da Percepção Discente sobre a Qualidade do Ensino Superior (QPDQES), com 300 discentes enquanto informantes, sendo 150 de uma Universidade portuguesa e 150 de uma Universidade brasileira, a fim de compreender a realidade experienciada pelos mesmos, abrindo espaço para a compreensão dos processos educativos num contexto mais amplo.
- A responsabilidade social nos sistemas de regulação e avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil e em PortugalPublication . Soares, Rogéria; Sousa, Jesus MariaEste artigo visa refletir sobre a responsabilidade social da educação superior, a sua relação com as políticas educacionais adotadas e os impactos das mesmas na formação discente, enquanto um dos elementos de pesquisa em curso, ao nível do doutoramento, a qual aborda diferentes aspetos da avaliação e regulação dos sistemas de qualidade da educação superior, buscando elemen tos convergentes e divergentes entre os contextos institucionais e políticos do Brasil e de Portugal. Numa análise comparada das práticas avaliativas de qualidade da educação superior do SINAES/MEC - Brasil e da A3ES - Portugal, pretende-se chegar aos sentidos e às identidades que as referidas práticas carregam em si, e, no caso deste artigo, ao modo como a responsabilidade social pode surgir escamoteada para segundo plano, num contexto marcado pela competitividade nacional e internacional, em que o conhecimento passa a ser considerado objeto a ser transacionado, mais do que ao serviço da comunidade.