Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Autonomia e flexibilidade curricular: percursos de inovação pedagógica?

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A proposta de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), corporificada no Decreto-Lei n.º 55/2018 reconhece o espaço escolar como lugar de decisão e de gestão do currículo e atribui a professores e alunos a coautoria e cogestão das múltiplas situações pedagógicas, onde a aprendizagem se funde na participação, expressão da natureza ativa do aprendiz. Esta nova abordagem culturalmente significativa, impõe a reorganização do espaço pedagógico e a criação de ambientes de aprendizagem inovadores. É para esta reflexão que intentamos contribuir, partindo da análise concetual sobre a AFC e a Inovação Pedagógica, exercício teórico essencial à pesquisa encetada, no âmbito de um Pós Doutoramento em Ciências da Educação em curso na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto.
The proposal for Curricular Autonomy and Flexibility (AFC), embodied in Decree-Law No. 55/2018, recognizes the school space as a place for decision and curriculum management and attributes to teachers and students the co-authorship and co-management of multiple pedagogical situations, where learning is based on participation, an expression of the learner's active nature. This new culturally significant approach requires the reorganization of the pedagogical space and the creation of innovative learning environments. It is to this reflection that we intend to contribute, starting from the conceptual analysis on AFC and Pedagogical Innovation, a theoretical exercise essential to the research undertaken, within the scope of a Post-Doctorate in Educational Sciences in progress at the Faculty of Psychology and Educational Sciences at the University from Porto.

Description

Keywords

Autonomia e flexibilidade curricular Inovação pedagógica Ambientes de aprendizagem Gestão curricular Trabalho colaborativo Curricular autonomy and flexibility Pedagogical innovation Learning environments Curricular management Collaborative work . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Pereira, G., Fraga, N., & Cosme, A. (2021). Autonomia e flexibilidade curricular: percursos de inovação pedagógica?. In Liberdade, equidade e emancipação: atas do XV congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto