Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
22.33 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A cada dia desafiamos os limites da sustentabilidade ambiental, impondo novas
fronteiras para o consumismo desenfreado e colocando em causa a nossa sobrevi vência. Adicionalmente, as nossas vidas estão cada vez mais imersas na tecnologia
e na ciência, sem que, muitas vezes, as compreendamos. Atualmente, o nosso quo tidiano torna necessárias decisões e escolhas informadas pois, caso contrário, não
será possível à sociedade ultrapassar os desafios que se colocam.
Neste contexto surge o conceito de Literacia Científica que evoca o conhecimen to e o entendimento da ciência, nas suas conceções e processos, proporcionando
a capacidade de questionar e fazer escolhas informadas. Qual o papel de cada in divíduo face às alterações climáticas? Que soluções adotar para combater o exces so de desperdício? Como prevenir infeções e bactérias multirresistentes? Quais os
princípios de funcionamento das tecnologias presentes no nosso dia a dia? Como
distinguir crenças de factos científicos? Quais os limites da Ciência? Qual o papel
do Professor na educação na Literacia Científica? Face aos inúmeros desafios co locados, é importante analisar o papel da ESCOLA e do PROFESSOR na forma
como prepara futuros cidadãos para um futuro incerto.
Este livro estende e aprofunda o debate propiciado pelos trabalhos apresentados
no XV Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Ma deira (CIE-UMa), que decorreu no Funchal a 30 e 31 de janeiro de 2020, e pretende
propiciar um espaço de partilha e discussão sobre a importância da educação na
promoção da Literacia Científica, estabelecendo um paralelismo com as linhas de
investigação: Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional.
Desejamos que a edição deste livro se traduza em um contributo para uma
maior compreensão e valorização da literacia científica na nossa sociedade, e seja
uma referência no seu ensino e aprendizagem. Esperamos que as ideias, reflexões,
partilhas e propostas reunidas neste livro, se libertem com cada um dos seus leito res e se reproduzam socialmente, contribuindo, através de um melhor uso e enten dimento quotidiano da ciência, para uma sociedade mais SUSTENTÁVEL.
Description
Keywords
Literacia científica Ensino Aprendizagem . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Publisher
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)