Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- Literacia científica e trabalho prático: um estudo para a inovação pedagógica em contexto escolarPublication . Carreira, Sílvia Mateus; Fino, Carlos Manuel NogueiraNa presente tese o Trabalho Prático (TP) foi analisado procurando-se discernir as suas potencialidades na criação de práticas pedagógicas heterodoxas onde o aluno seja socialmente participativo na construção de conhecimento. A investigação fundamentou-se na metodologia etnográfica, tendo a recolha de dados ocorrido durante o desenvolvimento de TP na disciplina de Biologia do 12ºAno de escolaridade. A análise reflexiva dos dados permitiu compreender as vivências culturais do grupo turma, possibilitando criticar as práticas pedagógicas desenvolvidas como continuidade ou rutura com o modelo tradicional de ensino. As conclusões apontam para a importância do TP na humanização da ciência e para a necessidade de conjugar diferentes modalidades de TP, vincando a dimensão social, enquanto meio para o desenvolvimento da Literacia Científica dos alunos. Esta implica que o conhecimento seja socialmente construído, envolvendo a partilha e negociação de uma rede comum de significados. Para tal, o trabalho de grupo aparece como matriz de desenvolvimento do TP potenciado pela democratização do acesso à informação possibilitada pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Neste âmbito, a heterogeneidade cultural dos alunos da turma é uma mais valia na prática social e a customização da aprendizagem uma possibilidade, indiciando potencialidades do TP para a criação de práticas pedagógicas incomuns.
- Ensino das ciências: da didática à literaciaPublication . Carreira, Sílvia MateusResumo O Ensino das Ciências, à semelhança de outras áreas educativas, tem de se adap tar às novas vivências e exigências sociais. Associada a esta preocupação surge, indu bitavelmente, a palavra literacia. Esta tem sido apresentada como uma proposta de melhoria da educação, impelindo ao desenvolvimento de práticas educativas condu centes à melhoria das aprendizagens. No entanto, para promover o ensino na litera cia científica é necessário revisitar conceitos básicos relativos à didática, esclarecendo as seguintes questões: COMO ensinar, aprender e melhorar o Ensino das Ciências
- Manual do influencer pelo ambientePublication . Spínola, Hélder; Carreira, Sílvia Mateus
- Currículo de Ciências – para uma (educ)ação transformadora em comunidadePublication . Carreira, Sílvia Mateus; Kot-Kotecki, Ana FrançaA tríade conhecimento, poder e liberdade continua a fazer sentido, especial mente num contexto pandémico onde a compreensão dos factos científicos se re vela fulcral. Freire recorda-nos que é importante “ensinar o aluno a ler o mundo” para que possa atuar transformando o meio que o envolve. Neste sentido, o ensino das ciências, partindo do currículo projetado, deve potenciar a criação de práticas pedagógicas inovadoras onde o aluno se coloque no centro do processo de aprendi zagem. Por esta razão é importante a implementação do Ensino Experimental das Ciências, desde muito cedo, nomeadamente, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, para que os alunos sejam incentivados a explicar o meio envolvente através de factos científicos. É nosso propósito pensar as questões emergentes na Unidade Curricular Ensino Experimental das Ciências enquanto parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a partir das contribuições de Paulo Freire, com impacto na Prática Pedagógica.
- Comunidades de educação ambientalPublication . Spínola, Hélder; Carreira, Sílvia Mateus
- Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidianoPublication . Spínola, Hélder; Carreira, Sílvia MateusA cada dia desafiamos os limites da sustentabilidade ambiental, impondo novas fronteiras para o consumismo desenfreado e colocando em causa a nossa sobrevi vência. Adicionalmente, as nossas vidas estão cada vez mais imersas na tecnologia e na ciência, sem que, muitas vezes, as compreendamos. Atualmente, o nosso quo tidiano torna necessárias decisões e escolhas informadas pois, caso contrário, não será possível à sociedade ultrapassar os desafios que se colocam. Neste contexto surge o conceito de Literacia Científica que evoca o conhecimen to e o entendimento da ciência, nas suas conceções e processos, proporcionando a capacidade de questionar e fazer escolhas informadas. Qual o papel de cada in divíduo face às alterações climáticas? Que soluções adotar para combater o exces so de desperdício? Como prevenir infeções e bactérias multirresistentes? Quais os princípios de funcionamento das tecnologias presentes no nosso dia a dia? Como distinguir crenças de factos científicos? Quais os limites da Ciência? Qual o papel do Professor na educação na Literacia Científica? Face aos inúmeros desafios co locados, é importante analisar o papel da ESCOLA e do PROFESSOR na forma como prepara futuros cidadãos para um futuro incerto. Este livro estende e aprofunda o debate propiciado pelos trabalhos apresentados no XV Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Ma deira (CIE-UMa), que decorreu no Funchal a 30 e 31 de janeiro de 2020, e pretende propiciar um espaço de partilha e discussão sobre a importância da educação na promoção da Literacia Científica, estabelecendo um paralelismo com as linhas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional. Desejamos que a edição deste livro se traduza em um contributo para uma maior compreensão e valorização da literacia científica na nossa sociedade, e seja uma referência no seu ensino e aprendizagem. Esperamos que as ideias, reflexões, partilhas e propostas reunidas neste livro, se libertem com cada um dos seus leito res e se reproduzam socialmente, contribuindo, através de um melhor uso e enten dimento quotidiano da ciência, para uma sociedade mais SUSTENTÁVEL.
- A didática das ciências como ferramenta de desenvolvimento comunitárioPublication . Carreira, Sílvia Mateus; Spínola, Hélder
- Manual famílias pelo planetaPublication . Carreira, Sílvia Mateus; Spínola, Hélder