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Abstract(s)
Com base na Carta do Conselho da Europa sobre a Educação para a Cidadania Democrática e Direitos Humanos, no âmbito da Recalling Recommendation of the Committee of the Ministers to member states CM/Rec (2010)7, a Educação é encarada como o grande meio de promoção dos valores da democracia, no respeito dos direitos humanos característicos de um Estado de Direito, apelandose, por isso, à luta contra a violência, o racismo, extremismo, xenofobia, discriminação e intolerância, através de práticas de educação que visem a aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos, a que o Currículo não pode ficar indiferente. Esta comunicação pretende demonstrar que as competências a desenvolver no aluno tendo em vista a formação do cidadão responsável e participativo, consciente dos seus direitos e deveres, que consegue reconhecer o seu papel na sociedade, com lugar para o outro diferente, têm de ser necessariamente trabalhadas na Escola, não através da criação de uma nova disciplina a adicionar às demais, mas como filosofia geral da Educação a permear todas as atividades curriculares e não curriculares, num currículo-como-vida (Sousa, 2012; 2017). Para isso, querem-se professores com essa cultura democrática.
Description
Keywords
Educação Currículo Cidadania . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Currículo e cidadania / Jesus Maria Sousa. - In: Europa, educação, cidadania / org. Liliana Rodrigues, Nuno Fraga. - Funchal: Universidade da Madeira. Centro de Investigação em Educação, 2018. - ISBN 978-989-54390-0-3. - p. 87-96.
Publisher
Universidade da Madeira. Centro de Investigação em Educação