| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 22.33 MB | Adobe PDF | 
Advisor(s)
Abstract(s)
A cada dia desafiamos os limites da sustentabilidade ambiental, impondo novas 
fronteiras para o consumismo desenfreado e colocando em causa a nossa sobrevi vência. Adicionalmente, as nossas vidas estão cada vez mais imersas na tecnologia 
e na ciência, sem que, muitas vezes, as compreendamos. Atualmente, o nosso quo tidiano torna necessárias decisões e escolhas informadas pois, caso contrário, não 
será possível à sociedade ultrapassar os desafios que se colocam.
Neste contexto surge o conceito de Literacia Científica que evoca o conhecimen to e o entendimento da ciência, nas suas conceções e processos, proporcionando 
a capacidade de questionar e fazer escolhas informadas. Qual o papel de cada in divíduo face às alterações climáticas? Que soluções adotar para combater o exces so de desperdício? Como prevenir infeções e bactérias multirresistentes? Quais os 
princípios de funcionamento das tecnologias presentes no nosso dia a dia? Como 
distinguir crenças de factos científicos? Quais os limites da Ciência? Qual o papel 
do Professor na educação na Literacia Científica? Face aos inúmeros desafios co locados, é importante analisar o papel da ESCOLA e do PROFESSOR na forma 
como prepara futuros cidadãos para um futuro incerto.
Este livro estende e aprofunda o debate propiciado pelos trabalhos apresentados 
no XV Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Ma deira (CIE-UMa), que decorreu no Funchal a 30 e 31 de janeiro de 2020, e pretende 
propiciar um espaço de partilha e discussão sobre a importância da educação na 
promoção da Literacia Científica, estabelecendo um paralelismo com as linhas de 
investigação: Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional.
Desejamos que a edição deste livro se traduza em um contributo para uma 
maior compreensão e valorização da literacia científica na nossa sociedade, e seja 
uma referência no seu ensino e aprendizagem. Esperamos que as ideias, reflexões, 
partilhas e propostas reunidas neste livro, se libertem com cada um dos seus leito res e se reproduzam socialmente, contribuindo, através de um melhor uso e enten dimento quotidiano da ciência, para uma sociedade mais SUSTENTÁVEL.
Description
Keywords
 Literacia científica   Ensino   Aprendizagem   .   Faculdade de Ciências Sociais 
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
