Browsing by Author "Fernando, Catarina"
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- Análise das possibilidades de implementação no mercado do fitness de um produto do âmbito da sistemática das atividades desportivasPublication . Gomes, Osvaldo; Fernando, Catarina; Lopes, HélderO desporto se convenientemente utilizado pode ser uma poderosa ferramenta de transformação do Homem. O Fitness é um mercado em grande crescimento, e utiliza o desporto como principal instrumento de atuação, mas aparentemente não faz uso de todo o seu potencial, pois parece existir uma grande ênfase ao nível das variáveis fisiológicas numa perspetiva de higienização do corpo, quando existe espaço para potencializar, e desenvolver, como em muito poucas áreas, o Homem holistamente, respeitando a sua individualidade, através de processos e produtos personalizados. O nosso trabalho procura alertar para esta realidade, de um desporto com mais virtualidades do que as comumente enunciadas e um mercado (Fitness) com grande potencial para as integrar e utilizar. Pretendemos elaborar uma conjetura que permita resolver o problema enunciado, criando produtos passiveis de se aplicarem no mercado do Fitness, e analisar a recetividade que os mesmos têm junto dos produtores e consumidores e quais os processos de implementação mais adequados e rentáveis.
- O apoio laboratorial nas aulas de educação físicaPublication . Aguiar, Igor; Fernando, Catarina; Simões, Joana; Lopes, Helder
- O apoio tecnológico à adoção de um estilo de vida ativo e sustentávelPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Élvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Prudente, João; Antunes, Hélio; Rodrigues, AnaA adoção de um estilo de vida ativo e sustentável pode ser potenciada se existir a consciência daquilo que efetivamente se faz ou deveria fazer. A utilização de meios tecnológicos que permitem uma monitorização dos pro cessos pode assumir um papel importante nessa consciencialização. Com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criamos condições para uma abordagem transdisciplinar potencian do intervenções pedagógicas que promovem, de forma lúdica, a adoção de estilos de vida ativos e sustentáveis. Através da utilização de smartphones, smartwatchs, pedómetros, etc. que permi tem registar de forma integrada, por exemplo, a atividade física, os hábitos alimen tares e a respetiva pegada ecológica, tem sido possível desenvolver um processo pe dagógico que potencia o espírito crítico e a tomada de decisão consciente perante os desafios a que se tem de dar resposta.
- Contributos para uma reflexão sobre o desporto escolarPublication . Prudente, João; Lopes, Helder; Fernando, Catarina; Sousa, DuarteA participação dos jovens no desporto, tanto a nível Regional como nacional, é baixa e tem levado alguns investigadores a interrogarem-se pelas razões que levam a esta realidade, tanto na escola como fora dela. Neste trabalho procuramos uma reflexão sobre a realidade escolar, tanto ao nível das oportunidades de participação desportiva oferecidas pela escola, como ao nível da qualidade da oferta, de modo a percebermos as barreiras que impedem uma significativa maioria de jovens de aderirem a uma participação efetiva ao Desporto na Escola.
- Criatividade na educação física - que importância para o futuro da escola pública?Publication . Simões, Joana; Fernando, Catarina; Lopes, Helder
- A crise da educação físicaPublication . Simões, Joana; Fernando, Catarina; Barros, Catarina; Aguiar, Igor; Lopes, Helder
- A cultura motora como polo atractor da mudança da escolaPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, AnaA dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
- O desporto como factor de desenvolvimento regional, o caso concreto da RAM: as estruturas organizacionaisPublication . Lopes, Helder; Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, JoãoA rendibilização das estruturas organizacionais do desporto pode ser conseguida ou melhorando os processos e estratégias existentes ou reformulando o quadro global em que consideramos estas estruturas. Esta intervenção é sobre esta segunda possibilidade. O custo da manutenção das infra-estruturas para as actividades desportivas tornou-se insustentável para as entidades estatais que os assumem. Houve um tempo em que foi necessário que estas entidades chamassem a si a responsabilidade de criar as condições mínimas para a implementação destas actividades. Havia também a possibilidade de encontrar financiamentos para a construção de instalações. As condições alteraram-se radicalmente e é preciso encontrar novas soluções até para não perdermos as vantagens alcançadas. Da análise das condições existentes julgamos que a solução mais eficiente, considerando taxas de ocupação, as motivações dos desportistas, os custos reais das actividades, os objectivos visados e outros factores intervenientes, está em fazer com que grande parte dos custos possam ser suportados por populações visitantes (turistas), anulando ou reduzindo muito o custo para as populações locais, os reais proprietários das condições contextuais, mesmo que de uma forma delegada nos seus representantes a nível estatal. Com exemplos dos trabalhos realizados mostraremos como é possível operacionalizar uma mudança de fundo.
- Desporto de natureza, turismo activo, preservação ambiental e sustentabilidade do destino MadeiraPublication . Prudente, João; Lopes, Helder; Fernando, CatarinaO meio ambiente adquiriu, hoje em dia, uma importância significativa, razão pela qual o Desporto, enquanto actividade humana que também se realiza na Natureza, não pode deixar de olhar para esta realidade. As práticas desportivas na Natureza, designadas de Actividades Desportivas de Grandes Espaços ou de Adaptação ao Meio, não podem ignorar as implicações que podem ter sobre o meio ambiente e no desenvolvimento económico das populações que habitam as áreas em que se realizam. Conhecer a relação entre prática desportiva, meio ambiente, turismo activo e preservação ambiental permite ajudar na conservação da Natureza, no uso deste bem comum e na exploração deste nicho de mercado tão importante para a R.A.Madeira. Insere-se nesta realidade a utilização dos percursos das levadas, para a realização de caminhadas, a utilização do mar para actividades de mergulho e ainda a exploração da montanha com o objectivo de ultrapassar obstáculos ou realização de actividades de orientação. Existe actualmente uma tendência crescente de procura de práticas físicas e desportivas alternativas cujos objectivos são o prazer, a satisfação, o bem-estar e a saúde do indivíduo (Carvalhinho,L;Sequeira,P.; Fernandes,S.; Rodrigues,J.,2009). Tal facto pode potenciar novos empregos e desenvolvimento económico, nomeadamente nas zonas rurais, contribuindo também para a educação ambiental , a conservação da Natureza e para uma maior sustentabilidade do desenvolvimento regional.
- A didática nas atividades de adaptação ao meio - aprender nósPublication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Simões, Joana; Lopes, HelderNum conceito atual de educação onde se pretende o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo é fundamental que as metodologias utilizadas permitam que a aprendizagem do aluno se centre na capacidade de resolução de problemas e não na reprodução/imitação de técnicas. Nas atividades de adaptação ao meio há uma permanente necessidade do indivíduo se relacionar com o contexto e adaptar-se de modo a dar respostas adequadas, o que faz com que esta problemática ganhe ainda maior enfase. No estudo realizado caraterizámos dois tipos de processos de ensinar nós e aplicámo-los a uma situação concreta analisando os resultados obtidos na capacidade de resolução de problemas. Com base nestes dados relacionámos as implicações destes processos na formação do indivíduo e as vantagens e desvantagens de cada um deles.
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