Browsing by Author "Fino, Carlos Nogueira"
Now showing 1 - 10 of 44
Results Per Page
Sort Options
- António Sérgio e o self-governmentPublication . Fino, Carlos Nogueira
- A aposta na educação sénior: construção de uma nova profissionalidadePublication . Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira
- Avaliar software ‘educativo’Publication . Fino, Carlos Nogueira
- Contra a unicidade curricularPublication . Fino, Carlos Nogueira
- (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John DeweyPublication . Fino, Carlos Nogueira; Sousa, Jesus Maria
- Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvávelPublication . Fino, Carlos NogueiraA partir de uma compreensão da polissemia da palavra currículo, fundamentada na leitura pessoal de autores como A. V. Kelly (1980), Harold R. W. Benjamin (1939), Louis Althusser (1995), Bourdieu e Passeron (1970), Henry Giroux (1986), Doll (1993, 2002) e Hamilton (2003) entre outros, o artigo discute a diferença de natureza entre currículo e pedagogia e procura mostrar como não faz qualquer sentido juntar na mesma frase essas duas palavras, a não ser, como exemplos de contrários. Trata-se de uma abordagem teórica, elaborada por uma não curriculista, que tem como pano de fundo a génese e desenvolvimento da escola de massas, convertida em habitat “natural” do currículo.
- Demolir os muros da fábrica de ensinarPublication . Fino, Carlos NogueiraO artigo começa por discutir "cultura escolar" e a necessidade de uma mudança de paradigma educacional. Em seguida, discute a contradição entre o objectivo de educar professores inovadores na utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a tentativa de fazer isso sob a influência da cultura tradicional embutida nas paredes e nas rotinas da escola, invocando Seymour Papert, como um dos principais críticos da escola fabril. Finalmente, é avançada uma possível forma de contornar aquela contradição, desde que os formadores de professores estejam conscientes de que ela existe e abordem a formação dos professores segundo uma abordagem construtivista e de acordo com o princípio de isomorfismo, formulado por Gaston Mialaret.
- Dewey, Papert, construcionismo e currículoPublication . Fino, Carlos Nogueira
- Distribuição de uma "biblioteca essencial de literatura madeirense" pelas escolas da RAM: legitimidade ou arbitrariedade curricular?Publication . Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira
- E-learning como imprecisão linguística: uma visão prospectivaPublication . Fino, Carlos Nogueira