Browsing by Author "Pereira, Dora"
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- Avaliação da parentalidade no quadro da proteção à infânciaPublication . Pereira, Dora; Alarcão, MadalenaA avaliaÁ„o da parentalidade constitui uma tarefa crucial no quadro da proteÁ„o ‡ inf‚ncia. Dela depender„o, em grande parte, as decisıes legais e as intervenÁıes psicossociais subsequentes. Em Portugal, ainda n„o dispomos de par‚metros orientadores, permanecendo ao critÈrio de cada serviÁo ou de cada tÈcnico a escolha dos mais adequados. A partir da an·lise de 11 modelos de avaliaÁ„o da parentalidade, verificamos que È consensual abordar trÍs ·reas chave − crianÁa, pais, contexto − e que tende a generalizar-se a inclus„o de par‚metros respeitantes ‡s capacidades parentais, bem como a ponderaÁ„o da implicaÁ„o emocional do tÈcnico no processo de avaliaÁ„o. Estes referenciais e o conceito de parentalidade minimamente adequada s„o apontados como vetores de investigaÁ„o futura no contexto nacional.
- Convergências e divergências na avaliação da parentalidadePublication . Pereira, DoraOs profissionais da área da proteção à infância são chamados diariamente a avaliar a qualidade da parentalidade. Sendo um trabalho de caráter multidisciplinar, em que intervêm simultaneamente profissionais de diferentes áreas de formação, a partilha de referenciais comuns de avaliação e ponderação da informação é decisiva para a eficácia das intervenções desenvolvidas, na medida em que potencia a coerência e consistência das mesmas e a coesão das equipas. Contudo, os critérios de avaliação da parentalidade estão associados não apenas aos critérios científicos mas também à dinâmica das organizações e à qualidade das experiências e crenças pessoais relacionados com a parentalidade, a infância e o impacto desenvolvimental das situações de mau trato infantil. Com o objetivo de verificar se diferentes áreas de formação académica estavam associadas a posições diferentes acerca de critérios de avaliação da parentalidade, foi desenvolvido um estudo com 391 profissionais afetos a serviços de proteção à infância, aos quais se solicitou que se pronunciassem quanto ao grau de concordância com 50 frases, numa tarefa de decisão forçada (qsort). A análise dos resultados foi feita através da análise de clusters de resposta utilizando a metodologia Ken-Q Analysis (v1.0.6) e tendo como referencial a matriz de operacionalização da parentalidade minimamente adequada. Os resultados relativos aos principais clusters de respostas dos profissionais da área da Psicologia, Serviço Social e Educação, apontam para a convergência na concordância e discordância relativamente a critérios associados às implicações desenvolvimentais das situações de risco. São discutidas as implicações dos resultados quanto a formas de potenciar o desenvolvimento profissional e a eficácia das intervenções como a aprendizagem organizacional.
- Education and attachment: guidelines to prevent school failurePublication . Castro, Rosa de; Pereira, DoraPortuguese schools have high student failure and early school leaving rates (Pordata, 2017) giving rise to a number of initiatives aimed at their reduction. The “Alternative Curricular Course” (ACC) promotes the learning of basic skills, specifically in Portuguese language and Mathematics, to support logical reasoning and artistic, vocational, and professional development. Its main goal is the fulfilment of compulsory schooling and the reduction of academic failure. Research based on attachment theory (Bowlby, 1969) suggests that different internal working models of attachment are associated with different characteristics of social, academic, emotional, and behavioural competencies that may interfere in the quality of relationships that young people establish in school, especially with teachers, and also influence their academic performance. This study evaluates the relationship between internal working models of students, their perceptions of the quality of their relationships with teachers, and their academic performance using three measures: (i) the “Inventory of Attachment in Childhood and Adolescence” (IACA) measure, (ii) the “Inventory of Parent and Peer Attachment” (IPPA) measure—concerning the attachment to teacher”, and (iii) a socio-demographic questionnaire on a sample of 305 students from the 8th grade of regular education (RE) and the ACC. The results reveal that students on the ACC exhibit a less secure internal working model than students in RE, and that the perception of the quality of the student-teacher relationship, regarding the dimension of acceptance and understanding by the teachers, is associated with a better academic performance. These results align with those of other recent studies in support of the conclusion that the process of attachment has a significant influence on educational contexts, consistent with attachment and related theories.
- Guia de avaliação das capacidades parentais: estudo de validade ecológicaPublication . Pereira, Dora; Alarcão, MadalenaEste estudo teve como objetivo avaliar e maximizar a adequação do Guia de Avaliação das Capacidades Parentais (De Rancourt, Paquette, Paquette, & Rainville, 2006) ao sistema de proteção à infância português. Utilizou-se uma metodologia de grupos focais com técnicos psicossociais, magistrados e académicos que trabalham diretamente com a avaliação da parentalidade. As discussões focaram a exequibilidade da aplicação, a utilidade da informação recolhida e dos juízos clínicos efetuados para a elaboração de pareceres técnicos, e as alterações consideradas necessárias. Da análise efetuada com o software QSRNVivo8, concluiu-se que o Guia assenta em conhecimento científico atualizado e possibilita a obtenção de informação suficiente. Foram identificadas e detalhadas alterações metodológicas, estruturais e de conteúdo a introduzir no instrumento.
- As implicações da vinculação no processo educativo: revisão sistemática da literaturaPublication . Pereira, Dora; Castro, Rosa; Carvalho, SandraA qualidade da relação estabelecida entre professor e aluno durante o processo de ensino-aprendizagem é reconhecida como um dos principais fatores de maior impacto no rendimento académico dos alunos, a que se junta a influência das relações com os pais/cuidadores ou com os pares. Torna-se pois evidente que a investigação do processo educativo deve conter uma dimensão relacional. A teoria da vinculação tem sido estudada e aplicada em contexto educativo a nível internacional, mas em Portugal são pouco frequentes as referências ao estudo desta relação. Pretendeu-se pois efetuar uma revisão da literatura produzida em Portugal sobre a relação entre a vinculação e o processo educativo com o objetivo de conhecer como tem sido investigada e quais foram os principais resultados dos estudos realizados. Foi selecionado um conjunto de vinte referências cuja análise permite concluir que a exploração desta temática em Portugal está ainda numa fase inicial, em que predominam os estudos descritivos e correlacionais e ainda não são desenvolvidos trabalhos de natureza experimental. São abordadas três conjuntos principais de questões de investigação: relativas à qualidade da representações da vinculação desenvolvidas por diferentes atores do processo educativo, ou por sujeitos com características específicas (associadas ao contexto educativo), e à relação de tais representações com variáveis relacionadas com o processo educativo. Os resultados alcançados corroboram a pertinência da compreensão da relação entre os processos educativos e de vinculação para a intervenção psicológica e apontam direções para a investigação futura.
- Uma intervenção familiar no contexto educativo da RAMPublication . Cruz, Cristina; Mendes, Goreti; Ventura, Helena; Pereira, Dora; Pocinho, Margarida
- Mothers as victims of intimate partner violence: the decision to leave or stay and resilience-oriented interventionPublication . Sani, Ana Isabel; Pereira, DoraThis paper presents a qualitative study to understand the reasons for leaving or staying in an abusive relationship and how this informs planning for psychosocial interventions with victims. We present a study of 15 Portuguese women with children who were victims of intimate partner violence (IPV). The sample consisted of women, helped by a Victim Support Office, who volunteered to participate in a semi-structured interview and whose narrative responses were recorded and transcribed for analysis. The results, organized into two broad categories, reveal that the reasons for staying in the abusive relationship are essentially related to extrinsic factors (e.g., children, the aggressor, society), which reinforces myths (e.g., marriage is for life) and makes it difficult to break the cycle of violence. However, the decision to leave the abusive relationship is also based on the same factors which, when reconceptualized and empowered, contribute to the intrinsic recognition of the problem and the decision-making process. We find that the resilience portfolio model, which focuses on three major factors (self-regulation, interpersonal forces, and construction of meaning), favors the identification of protective factors that can guide interventions for individuals facing situations of adversity such as IPV.
- Parenting and health: the major challenge of complex relationsPublication . Pereira, Dora
- Supervisão clínica em promoção e proteção de crianças e jovens: uma revisão narrativaPublication . Coelho, Carolina Vanessa Gomes; Pereira, Dora; Alarcão, MadalenaContexto: As especificidades dos sistemas de promoção e proteção de crianças e jovens exercem um grande impacto no profissional e, consequentemente, no trabalho com as famílias, pelo que a supervisão clínica se constitui como um forte aliado na promoção do bem-estar e proficiência dos profissionais. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo principal realizar uma revisão da literatura sobre a adequabilidade dos modelos de supervisão às especificidades do contexto de promoção e proteção de crianças e jovens, tendo em conta as funções de supervisão, modelos de supervisão e desafios do contexto. Métodos: Foi realizada uma revisão narrativa através da pesquisa de palavras-chave, leitura dos resumos de artigos encontrados e posterior leitura na integra dos artigos que se adequaram ao tema definido. Foram analisados artigos sobre supervisão e supervisão clínica em contextos sociais e de promoção e proteção de crianças e jovens. Resultados: Predomina a utilização de um modelo de supervisão de abordagem única ou de modelos ecléticos com abordagens teóricas divergentes entre si e que não atendem à complexidade dos sistemas familiares sinalizados. Conclusões: Defende-se um modelo com um referencial de leitura integrativo, mas, fundamentalmente, apoiado numa visão ecossistémica do mal trato da criança e do funcionamento familiar, que tenha conhecimento dos procedimentos da instituição e que promova um apoio efetivo ao profissional. Mais estudos devem ser realizados tendo em vista avaliar a influência efetiva da supervisão na prática do profissional com as famílias e a identificação das caraterísticas dos modelos que os tornam eficazes em promoção e proteção.
- Uma terapia de mudança para as famílias: intervenção sistémica e a rede secundáriaPublication . Cruz, Cristina; Mendes, Goreti; Ventura, Helena; Pereira, Dora; Pocinho, MargaridaEm 2015, foi criado o NAFAP com a missão de criar competências parentais positivas. Os objetivos centraram-se nas forças e no reforço de competências famili ares, relacionais e individuais, necessárias para a construção do bem-estar das crianças, na promoção do sucesso escolar; privilegiar a construção de relações de colaboração com as famílias que promovam a sua competência e autonomia; promover a articula ção e colaboração escola-família-comunidade educativa. O papel da terapia familiar é o de mediar a comunicação, formar um suprassistema educativo e criar um contexto de colaboração entre escola-família-comunidade. No que se refere a monitorização e avaliação do impacto da intervenção familiar, utilizou-se o SCORE-15, SOFTA-s clientes e terapeutas, após a primeira consulta e no final de forma a tornar possível a monitorização. Pretende-se identificar as mudanças ocorridas na família e nos seus elementos durante o processo terapêutico. O serviço funciona com duas terapeutas famílias em coterapia, duas investigadoras sendo uma terapeuta familiar e supervisora e uma psicóloga. Já foram referenciadas para o núcleo 95 famílias por diversos serviços, 22 tiveram alta e 50 continuam em acompanhamento. Os principais resulta dos após a intervenção indicam que as famílias identificam o que funciona na sua relação e apontam os objetivos de vida e estratégias para os alcançar. Neste sentido, a intervenção sistémica contempla todos os elementos envolvidos e explica a dinâmica das relações e as suas mudanças e de como estas podem ser sucesso para a mudança do grupo familiar.
