Browsing by Author "Sousa, Jesus Maria"
Now showing 1 - 10 of 77
Results Per Page
Sort Options
- Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?Publication . Sousa, Jesus MariaTendo como ponto de partida a metáfora do Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, relembro, através de pequenos recortes, o tempo em que frequentava os bancos da escola primária, para o confrontar com o cenário que atualmente vivemos, apelidando-o de cenário de transição ou rutura paradigmática. Fundamentando-me em referências teóricas provenientes não só das ciências humanas e sociais, como das ciências ditas “duras”, caracterizo o nosso tempo como o da “mestiçagem ético-filosófica, política e ideológica”, propondo que este novo cenário do Admirável Mundo Pós-moderno provoque uma rutura curricular, ou seja, uma viragem de foco, a que nos habituámos ao longo dos últimos séculos da Escola
- Aiming at an emancipatory curriculumPublication . Sousa, Jesus MariaI start the article from my own experience of teacher training addressed to the “curriculum development”, characteristic of technicist theories which dominated the last two decades of the twentieth century in Portugal, to contrast the “how to teach” movement with the new focus on “what to teach” brought to the field of curriculum studies by critical and post critical theories. In fact, these theories have been responsible for drawing the attention of educational sciences to the issue of knowledge transmitted by the school without questioning it, i.e., only based on the simplistic view that “knowledge is knowledge”. They accuse the curriculum disciplines and subjects of reinforcing social inequalities, due to this concept of abstract, standard and universal knowledge without considering the specific regional, local, individual and popular knowledge. This curriculum is viewed as if it was castrating the raw material arriving at school in order to better adapt it to the desired standards. As a curriculum theorist, I acknowledge and share the dilemma regarding the ultimate mission of the school and the type of knowledge that is supposed to be valued: either an experiential knowledge, originated from the so-called commonsense, and limited to the students' worldviews of everyday experience; or a more academic and specialized knowledge, even if it is quite often labeled as elitist. And in a context of massive expansion of education, this dilemma becomes more relevant because the existing curriculum orthodoxy comes into conflict with nowadays cultural diversity of our schools. But at the same time, the present globalized and highly competitive world of accelerated change at all levels demands well-qualified, critical and creative citizens who has broader horizons, based on an academic knowledge, totally different from commonsense. Inspired by Paulo Freire and Michael Young, I end the article defending the idea that the curriculum can also be an instrument of emancipation, because every student, irrespective of color, race, gender or social class should have the same chances of exercising scientific thinking. In this context, “how to teach” gains a renewed relevance in a demanding curriculum with emancipatory possibilities. For this aim it is crucial that the two curriculum trends start a dialogue for the benefit of the field of curriculum studies.
- A aposta na educação sénior: construção de uma nova profissionalidadePublication . Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira
- Artes no currículo: expressão ou educação?Publication . Sousa, Jesus MariaPor estar empenhada na formação integral da Pessoa, reconheço que a educação estética e artística constitui uma componente imprescindível do amplo legado cultural acumulado e merecedor de ser transmitido às novas gerações através do Currículo, pois este corporifica a Cultura (Sousa, 2015). E sendo as Artes parte importante da Cultura, pretendo, com base nos documentos legais mais recentes da política educativa portuguesa (OCEPE, 1997; OCEPE, 2016; CNEB, 2011; Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, 2017; DL 55/2018; Aprendizagens Essenciais-Educação Artística, 2018; Programa de Educação Estética e Artística, 2018), analisar criticamente, do ponto de vista curricular, a sua coerência interna no que diz respeito à tensão existente entre a designação de Expressão e a de Educação, após ter procedido à clarificação de alguns conceitos, para melhor se entender a argumentação apresentada. A comunicação conclui com a defesa da sensibilização estética e artística na educação pré-escolar e escolar, na medida em que esta contribui para o desenvolvimento integral do indivíduo, ao fomentar autonomia, espírito de iniciativa, criatividade e imaginação, inteligência emocional e desenvolvimento moral e cognitivo, capacidade de reflexão crítica, bem como liberdade de pensamento e de ação, tal como se encontra plasmado no Roteiro da Educação Artística, resultante da Conferência Mundial de Educação Artística, realizada em Lisboa, em 2006, sob a égide da UNESCO.
- Avaliação curricular e paradigmasPublication . Sousa, Jesus MariaO artigo começa por destrinçar a avaliação curricular da avaliação de aprendizagem dos alunos, recorrendo à circularidade do modelo tecnológico. Após discutir o conceito de paradigma, procede a um levantamento de alguns modelos de avaliação curricular, desde os situa dos num paradigma quantitativo, que visa a explicação das situações, na sua forma mais pura, absoluta e obje tiva, não contaminada pelas percepções e concepções do avaliador, até ao paradigma qualitativo, que pretende a compreensão da “realidade” em causa, devidamente contextualizada, fazendo uso das subjetividades, obri gando por isso o avaliador a uma imersão mais profunda no terreno de avaliação. Finalmente toma uma posição crítica e fundamentada na teoria anteriormente exposta, defendendo o exercício de autoavaliação.
- Brincar a valer para aprender: a expressão dramática no jardim-de-infânciaPublication . França, Ana; Sousa, Jesus Maria
- (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John DeweyPublication . Fino, Carlos Nogueira; Sousa, Jesus Maria
- O currículo à luz da etnografiaPublication . Sousa, Jesus MariaO artigo começa por ressaltar o contributo da etnografia na área do currículo, numa altura de passagem de uma perspectiva técnica e prática, centrada nas metodologias de ensino(o como ensinar?), para uma perspectiva mais crítica que questiona o conhecimento monolítico veiculado pela escola (o quê ensinar?). Aponta também para a relação estreita entre a profissionalidade docente e a autonomia do professor nos desenhos curriculares que terá de ter como suporte uma investigação etnográfica que lhe dê acesso às diversas mundividências culturais dos seus alunos. É neste sentido que a etnografia da educação é importante para a formação dos professores.
- Currículo e cidadaniaPublication . Sousa, Jesus MariaCom base na Carta do Conselho da Europa sobre a Educação para a Cidadania Democrática e Direitos Humanos, no âmbito da Recalling Recommendation of the Committee of the Ministers to member states CM/Rec (2010)7, a Educação é encarada como o grande meio de promoção dos valores da democracia, no respeito dos direitos humanos característicos de um Estado de Direito, apelandose, por isso, à luta contra a violência, o racismo, extremismo, xenofobia, discriminação e intolerância, através de práticas de educação que visem a aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos, a que o Currículo não pode ficar indiferente. Esta comunicação pretende demonstrar que as competências a desenvolver no aluno tendo em vista a formação do cidadão responsável e participativo, consciente dos seus direitos e deveres, que consegue reconhecer o seu papel na sociedade, com lugar para o outro diferente, têm de ser necessariamente trabalhadas na Escola, não através da criação de uma nova disciplina a adicionar às demais, mas como filosofia geral da Educação a permear todas as atividades curriculares e não curriculares, num currículo-como-vida (Sousa, 2012; 2017). Para isso, querem-se professores com essa cultura democrática.
- Currículo e etnografia da educação: um diálogo necessárioPublication . Sousa, Jesus Maria
