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- O uso do símile no poema A tomada de Tróia de TrifiodoroPublication . Pinheiro, JoaquimPropomo-nos analisar o uso do símile no poema épico de Trifiodoro (Ἰλίου ἅλωσις). A partir da identificação dos símiles no poema, procuraremos (i) classificá-los por temáticas, (ii) estabelecer uma relação com o contexto narrativo e com a própria estrutura do poema e (iii) comparar o seu efeito retórico com aquele que o símile produz nos Poemas Homéricos. Para enquadrar a dinâmica do símile no poema, será necessário recorrer aos princípios teóricos de alguns tratados ou manuais da retórica clássica.
- Screening of salivary volatiles for putative breast cancer discrimination: an exploratory study involving geographically distant populationsPublication . Cavaco, Carina; Pereira, Jorge A. M.; Taunk, Khushman; Taware, Ravindra; Rapole, Srikanth; Nagarajaram, Hampapathalu; Câmara, José S.Saliva is possibly the easiest biofluid to analyse and, despite its simple composition, contains relevant metabolic information. In this work, we explored the potential of the volatile composition of saliva samples as biosignatures for breast cancer (BC) non-invasive diagnosis. To achieve this, 106 saliva samples of BC patients and controls in two distinct geographic regions in Portugal and India were extracted and analysed using optimised headspace solid-phase microextraction gas chromatography mass spectrometry (HS-SPME/GC-MS, 2 mL acidified saliva containing 10% NaCl, stirred (800 rpm) for 45 min at 38 °C and using the CAR/PDMS SPME fibre) followed by multivariate statistical analysis (MVSA). Over 120 volatiles from distinct chemical classes, with significant variations among the groups, were identified. MVSA retrieved a limited number of volatiles, viz. 3-methyl-pentanoic acid, 4-methyl-pentanoic acid, phenol and p-tert-butyl-phenol (Portuguese samples) and acetic, propanoic, benzoic acids, 1,2-decanediol, 2-decanone, and decanal (Indian samples), statistically relevant for the discrimination of BC patients in the populations analysed. This work defines an experimental layout, HS-SPME/GC-MS followed by MVSA, suitable to characterise volatile fingerprints for saliva as putative biosignatures for BC non-invasive diagnosis. Here, it was applied to BC samples from geographically distant populations and good disease separation was obtained. Further studies using larger cohorts are therefore very pertinent to challenge and strengthen this proof-of-concept study.
- A aprendizagem de gênero literário, leitura e interpretação de texto de estudantes do ensino médio de Itiúba através de computadores e redes sociais: um estudo de casoPublication . Menezes, Djair Guedes; Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha; Araújo, Miguel Almir Lima deEste trabalho observou a prática da escrita por alunos do turno matutino do Colégio Estadual Ary Silva, em Itiúba, Bahia. Tinha como objetivo verificar a possibilidade de mudança de gênero literário com a produção e postagem de texto virtual. Para isso pretendeu analisar se havia inovação na aprendizagem de gênero literário, leitura e interpretação de texto por estudantes do Ensino Médio de Itiúba através de computadores e redes sociais. O trabalho constituiuse de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso etnográfico, através da observação participante de conversas informais e de entrevistas semi-diretivas com os alunos, sua condição social, seu espaço geográfico e cotidiano, além do olhar ponderador de professores quanto ao uso de tecnologias e redes sociais. O estudo verificou quais as condições para produção de texto de acordo com as tecnologias mais utilizadas pelos estudantes e também analisou o conteúdo da escrita e de suas postagens em blogs, sites e outras redes sociais. Foi importante perceber que boa parte dos alunos trabalhava de forma mediadora e autônoma enquanto construía e compartilhava os textos sem qualquer preocupação ou desejo de apenas cumprir interesses do currículo escolar. Tal prática estava alicerçada aos ideais pedagógicos de aprendizagem não-diretiva, autônoma e mediadora que permeiam as teorias pedagógicas interacionistas. Os resultados finais revelaram que os textos produzidos pelos alunos adolescentes em redes sociais eram produções múltiplas que em geral não tinham compromisso com os modelos tradicionais. Identificou-se nos acessos da postagem virtual um gênero de escrita diversificado, que ainda se desenvolve numa fase de transição, bem próximo das caraterísticas do sujeito pós-industrial do século XXI.
- A construção do conhecimento matemático com o uso das TICPublication . Maciel, Carlos Renêe Martins; Correia, Fernando Luís de Sousa; Alves, Francisco Régis VieiraEm tempos modernos, onde a sociedade vive em torno de tecnologias digitais de comunicação e informação, a escola se insere completamente neste contexto. Porém, muitas das unidades escolares atuais têm se preocupado muito com o ensino em detrimento da aprendizagem dos alunos. Nesta linha, este trabalho desenvolve uma discussão consistente, baseado em autores de referência, nacionais e internacionais, sobre a aprendizagem com o uso das TIC, em particular para a construção do conhecimento matemático, bem como a realização de uma pesquisa empírica e análise dos resultados da mesma, para percepção, a partir de uma abordagem etnográfica da realidade vivenciada no campo de pesquisa a fim de encontrarmos práticas pedagógicas que mostrem a valorização da aprendizagem de Matemática, ou seja, onde haja indícios de mudanças qualitativas do paradigma atual para um novo paradigma que mostre Inovação Pedagógica em sua essência. Esta pesquisa foi desenvolvida com a colaboração e participação direta, através de observação participante do pesquisador, da professora de Matemática e dos alunos da 3ª série do ensino médio da EEFM Antônio Dias Macedo.
- Nanotechnology approaches for the delivery of antitumor drugs: the case of doxorubicinPublication . Gonçalves, Mara Isabel Jesus; Tomás, Helena Maria Pires Gaspar; Rodrigues, João Manuel Cunha; Lin, YulinOver the years, nanotechnology had a huge evolution and gathered the attention of many scientists, including those involved in medical sciences. Nanomedicine thus appeared, trying to overcome obstacles that still exist in conventional medicine, by providing innovative approaches for the diagnosis and treatment of diseases. Nowadays, cancer is considered one of the major causes of worldwide death. Doxorubicin (DOX) is a chemotherapeutic drug which is routinely used for cancer treatment. Due to its broad spectrum of activity, DOX is used as a first-line treatment combined with other drugs and procedures. However, this drug has several associated side effects, being the injury of the cardiac muscle tissue and myelosuppression the most reported. Cancer nanomedicine stands up as an alternative to conventional cancer therapy by using nanomaterials as drug carriers which, potentially, make the treatment more efficient and safe. Polymer-based nanomaterials are very promising vehicles for drug delivery, due to the easiness in modelling their properties. Over the years, polymers have proven to be capable of encapsulating and releasing drugs in a sustained manner, improving their biodistribution and accumulation in tumours. The main goal of this thesis was to find new drug delivery systems that could be able to encapsulate DOX and successfully deliver it inside cancer cells. Hopefully, using nanomaterials for DOX delivery, it will be possible to overcome the side effects which are frequently associated to this antitumor drug.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Ana Catarina Góis; Correia, Fernando Luís de SousaO presente relatório de estágio é composto por duas partes essenciais, sendo que na primeira parte se encontram os pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam toda a minha prática desenvolvida. É possível verificar que os docentes do século XXI não se podem simplesmente preocupar com os conteúdos programáticos que são exigidos abordar, mas terão, também, de dar ênfase a outras questões que são fulcrais para que os alunos possam atingir os objetivos delineados, garantindo-lhes aprendizagens ativas e significativas. A segunda parte diz respeito ao trabalho desenvolvido na prática pedagógica em contexto de sala de aula e engloba a Prática Pedagógica I, II e III. Relativamente à Prática Pedagógica I e II, é de referir que foi desenvolvido um projeto de Investigação-Ação, no sentido de solucionar uma problemática, inicialmente, observada. Assim sendo, surgiu no contexto da Educação Pré-Escolar a seguinte questão: Quais as potencialidades do contacto com o exterior, para a melhoria do comportamento das crianças da Sala Amarela? Já na prática Pedagógica II surgiu a seguinte questão: Quais as potencialidades do trabalho cooperativo na aquisição de novas aprendizagens nos alunos do 2.º B? Por fim, é apresentada uma sequência didática desenvolvida na Prática Pedagógica III, onde é possível verificar a articulação da exploração de uma obra literária com as restantes disciplinas curriculares.
- Nutraceuticals and functional foods for diabetes and obesity controlPublication . Spínola, Vítor Agostinho Rodrigues; Castilho, Paula Cristina Machado FerreiraThe aim of this work was to study the anti-diabetic potential of different berry-producing plants. Their mineral and phytochemical composition was studied by inductively coupled plasma - mass spectrometry and high-performance liquid chromatography/electrospray ionization tandem mass spectrometry analysis, respectively. A static model to simulate gastrointestinal digestion was employed to analyse the stability of phenolic compounds from targeted species. The mechanism of hypoglycaemic activity was evaluated in terms of in vitro inhibitory action on key digestive enzymes linked to type-2 diabetes (α-,β-glucosidases and α-amylase) and obesity (pancreatic lipase). Additionally, the inhibitory effect towards human aldose reductase and protein glycation, associated with long-term diabetic complications, was determined. The antioxidant activity of methanolic extracts was investigated using four different free radicals (ABTS•+, DPPH•, NO• and O2•-). Finally, the cytotoxicity of analysed species was assessed in Caco-2 cells by the resazurin reduction fluorescence method. Berry species proved to be good sources of essential minerals, some of which, are known to possess hypoglycaemic effects. Analysed extracts showed diverse phytochemical profiles, anthocyanins, hydroxycinnamic acids, flavonols, flavan-3-ols and ellagitannins being the dominant compounds. Extracts showed a stronger inhibition towards glucosidases and were moderate inhibitors of α-amylase and pancreatic lipase. Potent inhibitory effects were observed in aldose reductase assay and towards formation of advanced glycation end-products. Additionally, good antioxidant activities were observed. Preliminary cytotoxicity measurements revealed that plant extracts can be considered safe for human consumption. The phenolic content and biological activities were substantially affected by the simulated in vitro digestion. Still, positive health effects were verified for digested samples. The generated data about these berry-producing plants and their potential effect on the management/control of type-2 diabetes and prevention of associated complications may be useful in designing future dietary/nutraceutical strategies aimed at alleviating hyperglycaemia.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Morais, Maria Elisa Pereira; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório de qualificação profissional simboliza o culminar de todo um percurso académico e pretende evidenciar as aprendizagens desencadeadas, a nível profissional e pessoal, no decorrer das práticas pedagógicas inseridas nos contextos de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática educativa foi sustentada por pressupostos teóricos e legais, bem como por uma metodologia de investigação-ação, que pressupõe uma espiral de ciclos sistemáticos que contemplam a observação, planificação, ação e reflexão, possibilitando a articulação de teoria, prática e crenças. No contexto de Educação Pré-Escolar, a questão de investigação incidiu sobre o desenvolvimento da autonomia das crianças na gestão das suas emoções e na resolução de conflitos. Neste sentido, desenvolveram-se várias ações pedagógicas alicerçadas na aquisição de competências sociais e pessoais, relevando, as mesmas, resultados positivos. No primeiro contexto de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorrido numa turma do 1.º ano, a questão de investigação intentou encontrar a melhor forma de organizar o ambiente educativo para que este pudesse dar uma resposta mais adequada aos diferentes ritmos de aprendizagem e de trabalho existentes na sala, recorrendo-se, assim, à diferenciação pedagógica e obtendo-se, igualmente, resultados favoráveis. No segundo contexto de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido numa turma do 3.º ano, refletiu-se sobre a importância da motivação na aprendizagem dos alunos, quais as tipologias de motivação existentes e como as aproveitar. Toda a intervenção pedagógica centrou-se no desenvolvimento de um clima de aprendizagem seguro e positivo, colocando as crianças no centro das atividades, reservando-se ao adulto o papel de as orientar.
- Tratamentos de prevenção e proteção anticorrosivas para estruturas metálicasPublication . Pestana, António Sérgio Pereira; Santos, José Manuel Martins Neto dosA corrosão das estruturas metálicas tem acarretado elevados custos de prevenção, reparação e substituição, sendo que este é um dos problemas mais relevantes no ramo da construção civil. Esta dissertação pretende contribuir para o aumento conhecimento na Região Autónoma da Madeira (RAM) do fenómeno da corrosão e das técnicas de prevenção e proteção anticorrosivas. Numa fase inicial é introduzido o tema “metais” onde são apresentadas as suas principais caraterísticas, os elementos de carácter metálico presentes na tabela periódica e como as suas propriedades atómicas influenciam o seu comportamento e os tipos de estrutura atómica que constituem os metais e a sua classificação. Posteriormente é descrito o problema da corrosão com a apresentação dos vários mecanismos da corrosão. São também apresentadas algumas formas de previsão da taxa de corrosão, os fenómenos em que o produto da corrosão tem propriedades benéficas através da passivação, e apontados os tipos de corrosão mais comuns e a sua forma de apresentação. São ainda indicados os fatores de maior relevância que influenciam a corrosão. Continuamente, é desenvolvido o tema principal desta dissertação, os métodos possíveis de prevenção e proteção das estruturas metálicas desde os mais primários que se iniciam na metalurgia até os processos mais elaborados através de corrente elétrica, passando também pelos diversos tipos de revestimentos possíveis para os metais. São também assinalados alguns dos problemas inerentes aos métodos e algumas formas de minimização. Finalmente, é analisado um caso prático, onde foi aplicado um dos tipos de proteção existentes e medida a degradação deste tipo de revestimento ao longo do tempo através de alguns ensaios presentes nas normas EN NP ISO. Além disso, foram comparadas diversos cenários de manutenção para a estrutura em questão de modo a encontrar a solução mais viável em termos económicos, em termos de durabilidade, do desgaste em geral da estrutura, e apresentação visual. Os resultados permitiram concluir que entre os diversos cenários apresentados, a importância do estado do substrato metálico antes da aplicação do revestimento em relação a outros fatores como a espessura a aplicar, é fulcral num sistema anticorrosivo, a longo prazo.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Setim, Catarina José Perdigão; Correia, Fernando Luís de SousaEntenda-se o presente relatório como um compêndio do conhecimento profissional prático concebido ao longo de um percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Segmentado em três partes distintas que se complementam mutuamente, este relatório ostenta um enquadramento dos diferentes contextos educativos experienciados, procurando partilhar, descrever, questionar e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. Integradas em extensões de observação e intervenção, estas realizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, na Sala das Borboletas e com a turma 2.ºA, e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com a turma 3.ºA. Sendo evidente que a ação educativa se edifica em torno de uma intencionalidade didática e pedagógica, estas práticas sustentam-se em pressupostos teóricos que foram paulatinamente alvo de aprofundamento em contexto prático e que são aqui criticamente apresentados. Ainda, defende-se uma atitude emancipatória por parte do docente, enquanto investigador, ao patentear uma conceção metodológica da investigação-ação que se desenvolveu na prática educativa, tanto na valência Pré-Escolar, orientada pela questão “Como assegurar a contínua articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Sala das Borboletas?”, como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, considerando a questão-problema “Como poderão os alunos da turma 3.º A motivar-se na construção da sua aprendizagem?”. Assim, este relatório culmina numa particular análise da ação educativa que resulta de uma multiplicidade de estratégias que foram sendo desenvolvidas em conformidade com a revisão literária, os objetivos definidos para cada prática pedagógica e as caraterísticas, interesses e necessidades de cada criança.