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- On the logic of theory change iteration of KM-updatePublication . Fermé, Eduardo; Gonçalves, SaraWe present a model for iterating the Katsuno and Mendelzon Update (KM-Update) process, which is inspired by models developed for iterated belief revision in the AGM framework. Our model adapts the postulates of belief revision proposed by Darwiche and Pearl, including the independence postulate. We characterize two classes of iterated update operators based on natural and lexicographic revision. The semantics of our models are characterized using the framework of possible worlds.
- Phytochemicals and bioactive constituents in food packaging: a systematic reviewPublication . Siddiqui, Shahida Anusha; Khan, Sipper; Mehdizadeh, Mohammad; Bahmid, Nur Alim; Adli, Danung Nur; Walker, Tony R.; Perestrelo, Rosa; Câmara, José S.; Perestrelo, Rosa; Câmara, JoséDesigning and manufacturing functional bioactive ingredients and pharmaceuticals have grown worldwide. Consumers demand for safe ingredients and concerns over harmful synthetic addi tives have prompted food manufacturers to seek safer and sustainable alternative solutions. In recent years the preference by consumers to natural bioactive agents over synthetic compounds increased exponentially, and consequently, naturally derived phytochemicals and bioactive compounds, with antimicrobial and antioxidant properties, becoming essential in food packaging field. In response to societal needs, packaging needs to be developed based on sustainable manufacturing practices, marketing strategies, consumer behaviour, environmental concerns, and the emergence of new technologies, particularly bio- and nanotechnology. This critical systematic review assessed the role of antioxidant and antimicrobial compounds from natural resources in food packaging and consumer behaviour patterns in relation to phytochemical and biologically active substances used in the development of food packaging. The use of phytochemicals and bioactive compounds inside packaging materials used in food industry could generate unpleasant odours derived from the diffusion of the most volatile compounds from the packaging material to the food and food environment. These consumer concerns must be addressed to understand minimum concentrations that will not affect consumer sensory and aroma negative perceptions. The research articles were carefully chosen and selected by following the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews (PRISMA) guidelines.
- AQUA: explorando a gamificação e ciência cidadã na monitorização da biodiversidade de cetáceosPublication . Briceño, Diego Andrés da Silva; Dionísio, Mara Sofia Gomes; Caraban, Ana Karina CaldeiraAo longo dos anos, as atividades humanas têm ameaçado o ecossistema marinho, e os cetáceos têm sido uma das espécies mais afetadas. A recolha de informação é crucial para monitorizar estas espécies e, posteriormente, tomar medidas em relação às políticas e iniciativas de conservação. Recentemente, o potencial dos dados recolhidos através da ciência cidadã tem sido explorado como uma oportunidade rápida e económica para recolher informações sobre avistamentos de cetáceos. Em particular, nas ilhas da Macaronésia, iniciativas têm procurado envolver embarcações turístico marítimas na recolha destes dados durante atividades de observação de cetáceos, estabelecendo uma parceria entre cientistas e empresas para promover o conhecimento sobre a biodiversidade marinha. No entanto, esta recolha de dados é feita em papel por biólogos que acompanham as embarcações, tornando difícil centralizar todas as informações e garantir a participação contínua. Esta dissertação foca-se em melhorar o desenho e desenvolvimento de uma aplicação móvel de ciência cidadã projetada para facilitar a recolha e partilha de informações sobre avistamentos de cetáceos. Uma vez que a revisão de literatura destaca que um desafio comum na ciência cidadã é manter a motivação dos participantes ao longo do tempo, este trabalho integrou elementos de gamificação na aplicação. Foi realizada uma avaliação do protótipo com profissionais durante viagens de observação de ce táceos e os nossos resultados indicam que, embora a gamificação não tenha aumentado a motivação dos participantes, a experiência de utilizador da aplicação foi muito positiva, com os participantes a destacar a facilidade de utilização, a simplicidade do processo de recolha de dados e a relevância da gamificação para entusiastas. Além disso, este trabalho também contribuiu para o desenvolvimento de uma API que permite partilhar dados recolhidos a partir da aplicação móvel com entidades externas, contribuindo para a partilha dos dados das espécies. Este trabalho aponta possíveis caminhos para investigações futuras, considerando o potencial e a utilidade do sistema AQUA, que combina ciência cidadã, tecnologia e ciência na monitorização da biodiversidade de cetáceos.
- Interaction Design Applied to the Design of Sensory Integration ExperiencesPublication . Teixeira, Tiago Leonardo Aguiar; Barreto, Mary Alejandra LuizTherapies and treatments for autistic children have always been a challenging to set up due to the difficulty of diagnosing properly their difficulties and correctly addressing these. In fact, the spectrum comprehension changed over the years to a more accurate diagnosis. Thus, nowadays, treatments are more successful. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a complex neurological disor der that information processing, social interaction, and communication. Attending to multiple cues present in the environment is demanding and might lead to a child not responding to a stimulus which, according to some researchers, might be a central aspect of ASD. Play-based therapies (gamification) have been one of the most fortunate approaches in achieving better results in developing cognitive and motor skills. Autistic children are increasingly exposed to technology in their daily lives, and digital games have been yielding more impact in this area since the last decade. In fact, studies demonstrate that autistic children engage more easily with technology than with people because of their impairments. Designing games for autistic children can be challenging, since as users, they may process information differently compared to a typically developing child. Therefore, many factors must be considered and conceptualized with their difficulties in mind (e.g., colors, sounds, mechanics, interface, levels) to keep the user engaged in the task. Since autistic children are interested in technology, video games might be a promising way of multiple cue treatment and developing their cognitive skills.
- FinTracker: uma aplicação móvel para envolver o público geral com a migração de cetáceosPublication . Mendonça, Luana Filipa Ribeiro Queiroz; Mara, DionísioOs cetáceos são das principais espécies responsáveis por manter o equilíbrio do oceano, sendo fundamental que o público geral compreenda os seus hábitos e padrões de migração para ajudar a promover a sensibilização para melhores práticas de preservação destas espécies. Têm sido realizados diversos esforços que visam a recolha de dados de monitorização destas espécies, nomeadamente a colocação de etiquetas de registo. Estes dados raramente são disponibilizados ao público geral por apresentarem dados complexos para um público inexperiente no tema. No entanto, estes dados podem ser uma fonte poderosa de conhecimento das espécies e podem ser usados para promover a literacia do oceano. Assim sendo, pretende-se com este trabalho desenvolver uma aplicação móvel que promova a criação de laços de empatia entre os utilizadores e os cetáceos monitorizados ao longo da costa da ilha da Madeira. De forma a cumprir esse objetivo, pretende-se desenhar e implementar a aplicação móvel, para que apresente um conjunto variado de informações acerca dos cetáceos, tendo como base as informações em tempo real recolhidas pelas etiquetas de registo, mas que apresente a informação de forma mais cativante, através de mecanismos de empatia e gamificação, de modo a manter o envolvimento do público geral nos dados de monitorização dos cetáceos. A aplicação foi testada com doze participantes, para avaliar a experiência do utilizador. Os resultados obtidos mostram que os utilizadores tiveram uma experiência positiva e potencial na aplicação para fomentar uma ligação entre os utilizadores e os cetáceos. No entanto, no curto contexto do estudo não foi possível verificar um aumento do conhecimento sobre estas espécies.
- Privacy in the internet of Things. Fostering user empowerment fhrough digital literacyPublication . Vieira, Nelson Ernesto Freitas; Barreto, Mary Alejandra LuizOs dispositivos da Internet das Coisas estão por todo o lado, desde o nascimento da computação ubíqua que se prevê que a vida quotidiana do ser humano contenha milhões de dispositivos que con trolam todos os aspectos da nossa vida. Hoje em dia, temos veículos inteligentes, casas inteligentes, cidades inteligentes, dispositivos vestíveis, entre outros, que utilizam vários tipos de dispositivos e vários tipos de redes para comunicar. Estes dispositivos criam novas formas de recolha e tratamento de dados pessoais de utilizadores e não utilizadores. A maioria dos utilizadores nais nem sequer tem conhecimento ou tem pouco controlo sobre a informação que está a ser recolhida por estes sistemas. Este trabalho adopta uma abordagem holística a este problema, começando por realizar uma revisão da literatura para compilar as soluções actuais, os desa os e as oportunidades de investigação futura. Realizando, em seguida, um inquérito para saber mais sobre o conhecimento geral dos indivíduos acerca da privacidade, da Internet das Coisas e hábitos online e, nalmente, com base na informação recolhida, é proposta uma aplicação móvel que fornece aos utilizadores informações sobre os dispositivos que estão próximos e como proteger os dados que não querem partilhar com estes dispositivos. Os testes com utilizadores revelaram que os participantes val orizam ter acesso a mais informações sobre termos relacionados com a privacidade. Esta aplicação é capaz de detetar que tipo de dispositivos estão próximos, que tipo de dados são recolhidos por esses dispositivos e apresentar opções de privacidade ao utilizador, quando possível, com o objetivo de fornecer aos indivíduos uma ferramenta para tomarem decisões informadas sobre os seus dados privados.
- Modelação Numérica do Processo de Escavação e Execução de Contenção Periférica em Meio Urbano Considerando a Rigidez do Solo na Gama das Pequenas DeformaçõesPublication . Souza, Gabriela da Silva Alencar; Gouveia, Fátima Maria Pereira; Gomes, Rui CarrilhoNos grandes centros metropolitanos, comumente são executadas obras com forte componente geotécnica, caracterizadas pela ocupação do terreno até profundidades relativamente elevadas. As estruturas de contenção flexíveis, utilizadas para suporte do terreno, sofrem em serviço deformações que condicionam a grandeza e distribuição dos impulsos sobre si. Para análise do comportamento destas estruturas, existem ferramentas que simulam, de forma aproximada, o comportamento em obra, auxiliando na garantia da segurança dos edifícios vizinhos e própria estrutura. Nesta tese, pretendeu-se analisar a importância da caraterização da rigidez do solo na gama das muito pequenas deformações e impacto da consideração deste parâmetro em modelos de elementos finitos, utilizados para previsão dos deslocamentos de uma cortina de estacas moldadas, executada para a construção de um edifício em Lisboa. Para isso, inicialmente procurou-se compreender de que forma o software PLAXIS modela o solo na gama das muito pequenas deformações, utilizando o modelo constitutivo Hardening Soil Small-Strain Stiffness (HSsmall). Para melhor compreensão deste modelo, foram simulados ensaios triaxiais, no PLAXIS, considerando os modelos HSsmall, Hardening Soil (HS) e Mohr-Coulomb (MC), e comparados os resultados obtidos. O caso de estudo é constituído por uma contenção periférica construída para implantação dum edifício no centro de Lisboa, constituído por 17 pisos elevados e 6 enterrados. A construção desta estrutura foi simulada no mesmo software, considerando os modelos HS e HSsmall. Para tal, foi fundamental a aferição dos parâmetros de rigidez do terreno, recorrendo a ensaios in situ geofísicos e resultados de ensaios de penetração. Assim, verificou-se que os deslocamentos obtidos considerando a rigidez na gama das muito pequenas deformações e aplicando o modelo HSsmall, aproximaram-se mais dos deslocamentos aferidos em obra. Os deslocamentos obtidos com o modelo HS e contemplando valores de rigidez determinados baseados em ensaios SPT, foram significativamente superiores aos registados em obra, logo após a conclusão da escavação.
- A generic chatbot framework using a knowledge basePublication . Vieira, Rodrigo Severim; Fermé, Eduardo; Fernandes, JorgeOs avanços tecnológicos permitiram criar e utilizar chatbots para tarefas mais complexas, levando a várias técnicas de desenvolvimento de chatbots tal como variados tipos de chatbot. Tal como pode ser observado pela utilização de bases de conhecimento e grafos de conhecimento, também houve um avanço em técnicas para armazenar informação. Apesar destes desenvolvimentos este modo de representação pode ser difícil de navegar quando existe imensa informação armazenada. Para lidar com este problema é proposto o projeto KBAI, sendo que procura criar uma aplicção inteligente para gerir conhecimento, esta dissertação faz parte deste projeto, focando-se numa das suas componentes com o proposito de facilitar as ações dos utilizadores. Ao aprender novas ferramentas os utilizadores deparam-se com uma curva de aprendizagem, sendo que esta tambem se encontra presente ao aprender a navegação de novos sites e os seus variados layouts. Esta dissertação procura encontrar uma soluçao genérica a este problema de modo a que possa ser integrada em qualquer ferramenta ou aplicação e facilmente configurada para facilitar a navegação da mesma. A opção escolhida para resolver o problema foi a criação de uma framework genérica de chatbot. Sendo que com um chatbot o utilizador pode, ao longo de um diálogo navegar a base de conhecimentos e encontrar a informação desejada. Por outro lado o chatbot em si pode ser integrado em várias aplicações externas, identificando as intenções do utilizador e pedindo o diálogo apropriado a base de conhecimentos. Nesta dissertação pode ser observado a modelação e construção de um chatbot que utiliza uma base de conhecimentos para ir buscar os seus diálogos. Este chatbot permite aos clientes criarem um diálogo personalizado através do editor visual da base de conhecimentos, sendo que o chatbot depois executa este diálogo. O projeto engloba três casos de estudo: turismo, gestão de projetos e gestão de notícias, sendo que o caso de estudo do turismo será utilizado para demonstração do funcionamento. O processo de desenvolvimento foi executado através de sprints semanais, refinando o protótipo inicial com cada sprint. Como resultado deste processo obtém-se uma chatbot framework versátil que permite aos clientes definir varias opções para o diálogo através do editor visual. Adicionalmente esta framework permite facilmente integrar APIs, como demonstrado no caso de estudo do turismo. Este resultado provem do projeto Knowledge Base Artificial Intelligence (KBAI), que tem como objetivo estabelecer uma plataforma de gestão de conhecimento, com o foco em três casos de estudo.
- O uso das tecnologias de informação e de comunicação para fins não académicos. Estudo quantitativo sobre autoeficácia e engagement em professores do ensino superiorPublication . Gama, Cátia Vanessa; Portugal, Alda Patrícia MarquesNas últimas décadas as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) têm vindo a ser consideradas ferramentas essenciais para aprimorar o processo de ensino aprendizagem. No entanto, quando usadas para fins não académicos podem prejudicar o desempenho dos alunos. O presente estudo tem como objetivo caracterizar e descrever a relação entre a perceção que os professores têm sobre o uso das TIC por parte dos alunos para fins não académicos, a perceção de autoeficácia e o engagement na sua atividade profissional. A amostra foi constituída por 86 participantes, professores do ensino superior, com idades compreendidas entre os 26 e os 68 anos. Os instrumentos utilizados no estudo foram o Questionário sociodemográfico e profissional, o Questionário sobre a perceção dos professores em relação ao uso das TIC por parte dos estudantes para fins não académicos em contexto de sala de aula, o Teacher Self-Efficacy Scale e o Utrecht Work Engagement Scale, ambos validados para a população portuguesa. Os resultados do estudo sugerem que existe uma relação positiva entre a autoeficácia dos professores e o seu engagement em contexto laboral. Por conseguinte, verificou-se que o uso das TIC para fins não académicos por parte dos alunos não afeta a sua autoeficácia, mas tem um impacto significativo no seu engagement. Estes resultados são particularmente úteis para os agentes envolvidos na educação, dado que oferecem informações importantes que podem contribuir para desenvolver estratégias mais adequadas para promover um ambiente educacional mais saudável.
- Relatório de Estágio para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Caires, Igor Filipe Jardim; Mendes, Guida Reis RodriguesO presente relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de mestre no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, expondo as ações pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo é abordar de forma reflexiva e fundamentada o meu percurso enquanto Educador de Infância e Professor do 1.º Ciclo, explanando, essencialmente, as competências e conhecimentos adquiridas ao longo das três Práticas Pedagógicas realizadas, que se centraram em responder às necessidades e aptidões de cada criança/aluno. São, ainda, explicitadas as metodologias de Investigação-Ação e pedagogia centrada nos alunos, utilizadas para dar resposta às problemáticas identificadas nas distintas práticas relacionadas, sobretudo, com a Educação para a Cidadania. Para além da exposição da minha experiência pessoal enquanto futuro docente, este relatório serve para alertar para a importância do papel dos Educadores/Professores na educação/ensino das crianças, para relatar a experiência de um educador do género masculino e, ainda, como partilha das experiências de aprendizagem vividas.