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- Benefícios da ginástica no desenvolvimento integral do alunoPublication . Correia, Ana LuisaO presente artigo deriva do desafio de se realçar o potencial educativo da Ginástica em contexto escolar e de forma mais específica no âmbito da Educação Física. Através da análise das potencialidades formativas da Ginástica procura-se despertar para as repercussões da vivência da mesma e o seu contributo no processo de desenvolvimento de crianças e jovens. Reflete-se a pertinência da abordagem da Ginástica enquanto matéria de ensino integrada nos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF) assim como a organização curricular desta área, evidenciando a coerência de estruturação dos conteúdos e das metodologias propostas. Para que se atinjam os objetivos educativos e não se desvirtue o ecletismo da formação dos alunos é determinante que os docentes de Educação Física e Desporto conheçam os PNEF, dominem metodologias inerentes às diferentes matérias propostas e partilhem estratégias que garantam a sua consecussão.
- Perspetivas de investigação no ensino da educação física: o exemplo do estágio pedagógico do curso de mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundárioPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Lopes, Helder
- Association between the Duration of the Active Commuting to and from School, and Cognitive Performance in Urban Portuguese AdolescentsPublication . Rodrigues, Ana José Aguiar; Antunes, Hélio; Alves, Ricardo; Correia, Ana Luisa; Lopes, Helder; Sabino, Bebiana; Marques, Adilson; Ihle, Andreas; Gouveia, Élvio Rúbiohis study aimed to analyze the differences between active commuting to school (ACS) and non-ACS in cognitive performance (CP), and the association of ACS duration with CP. This cross-sectional study included 370 adolescents (males n = 170), with a mean age of 15.28 ± 2.25 years. CP was assessed through an interview, and ACS, extracurricular physical activity, and socioeconomic status was assessed by self-report. Body composition was assessed using the FitnessGram test battery. One in two adolescents did ACS (51.6%). ACS was associated with boys (53.9%), younger adolescents (14.91 ± 2.15 vs. 15.69 ± 2.29), those having school social support (55.0%), and those doing one or more extracurricular physical activities (53.6%), compared to non-ACS participants (p < 0.05). The analysis of covariance, after controlling for age, sex, school social support, and participation in extracurricular physical activity, showed an effect of ACS on the total cognitive score (F(2,362) = 3.304, p < 0.05). The CP was higher in adolescents with more than 30 min of ACS than non-ACS (p < 0.05). The influence of ACS duration can be seen in the dimensions of inductive reasoning (ß = 0.134, t = 2.587, p < 0.05) and working memory (ß = 0.130, t = 2.525, p < 0.05). The role of ACS for CP, as well as guidelines for future research, are discussed.
- A associação entre o estilo de vida e a atitude de alunos do ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação físicaPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Simões, Joana; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Freitas, Duarte; Lopes, HelderEste estudo teve por objetivo o seguinte: investigar a associação entre o estilo de vida e a atitude positiva (EñgEFD) ou negativa (EgEFD) dos alunos sobre a Educação Física (EF). Um estudo de natureza transversal foi conduzido em 243 estudantes (15.6 ±2.5 anos). A informação demográfica, a opinião sobre a EF, e a auto perceção foram avaliados através de questionários. A aptidão física foi determinada a partir da FITNESSGRAM e da EUROFIT. A percentagem de gordura foi estimada a partir das equações de Slaughter et al., (1988). Análises descritivas e o t-test de medidas independentes foram conduzidas nas análises. Nesta amostra, 74.5% dos estudantes afirmam gostar de EDF. Os EgEFD apresentam scores significativamente mais elevados comparativamente aos EñgEFD na força, velocidade/agilidade, força resistência do tronco e resistência aeróbia (p<.007). Os EgEFD têm uma melhor percepção das suas capacidades físicas, assim como referem ter uma boa saúde e adotarem estilos de vida mais saudáveis (p<.001). Os EgEFD apresentam um perfil funcional e psicológico mais saudável, auto percecionam um melhor estado de saúde e preferem envolver-se em atividades físicas em detrimento das atividades sedentárias no seu dia-a-dia.
- Abordagem das atividades rítmicas expressivas na EFPublication . Correia, Ana Luisa; Carvalho, Maria Luísa; Pita, Diogo; Castro, Michael; Rodrigues, Ana
- Didática da educação física: perspetivas, interrogações e alternativasPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Simões, Joana; Alves, Ricardo
- Pedómetro como ferramenta de intervenção na escolaPublication . Rodrigues, Ana; Gouveia, Élvio; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Lopes, Helder
- O contributo da educação física na deteção e prevenção de problemas posturais nos alunosPublication . Azevedo, Rogério; Rodrigues, Marçal; Carvalho, Luísa; Correia, Ana Luisa
- The Impact of Different Pedagogical Models on Moderate-to-Vigorous Physical Activity in Physical Education ClassesPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Lizandra, Jorge; Martinho, Diogo V.; França, Cíntia; Ihle, Andreas; Sarmento, Hugo; Antunes, Hélio; Correia, Ana Luisa; Lopes, Helder; Marques, AdilsonThe aims of this study were twofold: (i) to examine differences in physical activity (PA) variables regarding the length of Physical Education (PE) lessons (45 vs. 90 min) and teaching methodology (Teaching Games for Understanding (TGfU) or hybrid TGfU-sports education (SE)); and (ii) to estimate the percentage of time spent in moderate-to-vigorous (MV) PA assessed via an accelerometer based on total step count, BMI, age, and sex, considering the pedagogical models and the class length. This study was carried out in three classes of invasion games in PE. Two classes were taught based on TGfU (44 students, 18 males, 12.6 ± 0.55), and one was taught based on a hybrid TGfU-SE (17 students, 9 males, 13.7 ± 0.90). The same students were assessed twice, first in a 45 min class and then in a 90 min class. The students’ MVPA was assessed using the Actigraph GT3X Activity Monitor. The results revealed significant differences in PA intensity regarding the length of the PE lesson (45 vs. 90 min) and the teaching methodology. The 45 min classes using TGfU were more intense and had less sedentary time than the 90 min classes. When using a hybrid TGfU-SE, the 90 min classes had higher intensities than the 45 min classes. Generally, when comparing the two types of pedagogical intervention, the TGfU model provided more active lessons and less sedentary time in class than a hybrid TGfU-SE. The TGfU model is more profitable for increasing MVPA in class. Due to the issues related to the organization and management of sports practice in class, several recommendations for maximizing MVPA in a hybrid TGfU-SE class must be considered.
- Potencialidades pedagógicas do jogo como meio privilegiado de ensino no andebol: uma proposta metodológicaPublication . Correia, Carlota; Carvalho, Luísa; Correia, Ana LuisaO jogo e as suas potencialidades metodológicas no processo de ensino-aprendizagem do Andebol implicam a resolução de problemas emergentes do jogo, cujas respostas apresentam várias soluções face às diversas possibilidades ocasionadas pela interferência contextual que nele se faz sentir. Por conseguinte, para melhor otimizar o processo de ensino-aprendizagem, é necessário que os docentes ajustem constantemente a sua prática pedagógica e tenham em conta um conjunto de variáveis que podem ser manipuláveis, entre as quais o espaço, o tempo, o número de alunos, o material didático e as regras do jogo, atendendo aos diferentes níveis de proficiência existentes numa turma, objetivando minimizar a heterogeneidade entre os alunos. Desta forma, a lecionação da matéria de ensino de Andebol pode-se manifestar sobre diversas propostas de organização de situações de aprendizagem nas aulas de Educação Física, podendo até mesmo ser abordada fora do seu recinto específico com recurso a diversos meios de ensino do jogo.