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- Personalidade e percurso académico: uma perspectiva para além dos traçosPublication . Carvalho, Renato G.; Novo, Rosa F.Nos estudos envolvendo o papel da personalidade no sucesso académico, tem predominado uma perspectiva descritiva baseada em modelos de traços. Não é, por isso, surpreendente o recurso a instrumentos de avaliação decorrentes do modelo dos cinco factores (e.g., Costa & McCrae, 1992), que têm levado a conclusões consistentes (Poropat, 2009), sobretudo quando se consideram as classificações escolares. Apesar do mérito destes estudos, há necessidade de ampliar os indicadores académicos, considerando o percurso de desenvolvimento dos jovens e avaliar outras características de personalidade potencialmente explicativas de diferentes percursos. Para estudar de forma mais compreensiva a relevância da personalidade no percurso académico importa alargar o enfoque a um maior número de variáveis significativas desse percurso, incluindo indicadores históricos, pessoais e contextuais, a adaptação sócio-emocional e ainda dimensões motivacionais. Neste trabalho, propomo-nos apresentar uma revisão dos dados, identificar algumas das linhas passíveis de investigação e discutir o papel de inventários como o MMPI-A (Butcher et al., 1992), um dos instrumentos de avaliação da personalidade mais utilizados com adolescentes.
- Dimensões da personalidade e comportamentos de risco na adolescência: um estudo com a versão portuguesa do MMPI-APublication . Carvalho, Renato G.; Novo, Rosa F.Neste estudo analisamos a relação entre dimensões estruturais e clínicas da personalidade e os comportamentos de risco na adolescência. Os participantes fo ram 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades entre os 14 e os 18 anos, e que foram distribuídos em dois grupos, de acordo com a frequência reportada de com portamentos de risco. Os instrumentos foram a versão portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A) e um questionário so bre o percurso escolar, que incluiu os comportamentos de risco. Através de análise multivariada de variância, foram identificadas diferenças significativas entre os grupos, numa tendência para que a frequência de comportamentos de risco se as socie a resultados mais elevados no MMPI-A. Os resultados são discutidos numa perspectiva que enfatiza a importância da personalidade para a compreensão dos comportamentos de risco na adolescência e da existência de instrumentos de ava liação que permitam sinalizar difi culdades adaptativas, mesmo em contextos de normalidade.
- Análise Factorial do MMPI-A: Replicação do Sumário Estrutural Original com uma Amostra PortuguesaPublication . Carvalho, Renato Gomes; Novo, Rosa FerreiraO Sumário Estrutural (SE) do MMPI-A foi desenvolvido como forma de agregar a informação relativa à personalidade e psicopatologia que este instrumento proporciona. Neste estudo, replicámos os estudos de Archer, Belevich e Elkins e de Archer e Krishnamurthy, com a amostra normativa norte-americana do MMPI-A, que basearam o SE original. Assim, analisámos a estrutura factorial dos resultados do MMPI-A obtidos com uma amostra, não clínica, de adolescentes portugueses (N=572). A análise factorial revela uma organização das escalas e subescalas do MMPI-A numa estrutura consistente com a do SE original. Os oito factores identificados, que explicam 72% da variabilidade dos resultados, foram designados de Desajustamento Global, Desinibição/Potencial Excitatório, Desconforto Social, Problemas Comportamentais, Preocupações com a Saúde, Imaturidade, Alienação Familiar e Conflitualidade, e Evitamento Social. Os resultados são discutidos face à utilidade do SE na avaliação com o MMPI-A e à investigação da personalidade e da psicopatologia em adolescentes portugueses.
- Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonialPublication . Carvalho, Renato G.; Novo, Rosa F.Neste trabalho analisamos a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam globalmente como estudantes. Participaram 351 adolescentes dos 14 aos 18 anos, distribuídos por vários níveis de escolaridade. Para avaliar a personalidade, utilizámos o Sumário Estrutural da versão portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, e um questionário de autoavaliação como estudante, com quatro categorias de resposta possíveis, entre Abaixo da Média e Muito Bom. Num modelo de regressão multinomial identificámos a personalidade como preditor da autoavaliação que os adolescentes fazem de si como estudantes, destacando-se os resultados nas dimensões Imaturidade e Desajustamento Global, o que enfatiza a importância da autorregulação e controlo dos impulsos, bem como da emocionalidade positiva, no modo como os adolescentes se autoavaliam. Os resultados são discutidos considerando o papel da organização da personalidade, não só nos padrões de comportamento observável, como também nas autoavaliações e perceções subjetivas dos indivíduos.
- Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescênciaPublication . Carvalho, Renato Gil; Novo, Rosa FerreiraNeste estudo, analisamos a relação entre as dificuldades interpessoais na adolescência e dimensões estruturais e clínicas da personalidade, avaliadas pela versão experimental portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A). Participaram neste estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades entre os 14 e os 18 anos. Os instrumentos utilizados foram a versão portuguesa do MMPI-A e o Questionário sobre o Percurso Escolar, construído para esta investigação. De acordo com a frequência reportada de dificuldades interpessoais, sobretudo em contexto escolar, constituíram-se dois grupos de estudantes, os quais foram comparados nos resultados do MMPI-A. As análises multivariadas (MANOVAs) revelaram diferenças significativas entre os grupos nas dimensões que sugerem perturbações de personalidade. Os resultados são analisados numa perspectiva que enfatiza a importância da personalidade na vida escolar na adolescência e na distinção de padrões mais ou menos adaptativos de comportamento.
- Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolarPublication . Carvalho, Renato G.; Novo, Rosa F.Neste estudo transversal analisámos a relação entre os comportamentos problema ao nível da in disciplina, desrespeito e confl ituosidade dos adolescentes, em contexto escolar, e a personalidade e a psicopatologia, operacionalizadas nas dimensões PSY-5 do MMPI-A. Participaram no estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, distribuídos em três grupos diferentes, de acordo com o reporte da frequência de comportamentos problema. Os instrumentos foram a versão experimental portuguesa do MMPI-A e um questionário sobre diferentes dimensões do percurso escolar, em que se incluem os comportamentos problema. Através de análise estatística multivariada, verifi cámos diferenças signifi cativas entre os grupos nas dimensões PSY-5, num padrão em que o grupo de maior frequência de comportamentos problema apresenta resultados superiores no MMPI-A. Os resultados são interpretados numa perspetiva que sublinha a relevância da personalidade na adaptação à vida escolar, bem como a importância da existência de técnicas de avaliação psicológica de forma a detetar, em contexto de normalidade, estudantes em risco de desenvolvimento de trajetórias inadaptativas.