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  • Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção
    Publication . Franco, Maria da Glória; Rodrigues, Ana Sofia; Rodrigues, Nuno; Telo, Simone
    De entre todas as transições pelas quais o ser humano passa ao longo da sua vida, a transição para a vida adulta (TVA) é uma das mais desafiantes, pois implica a entrada no mercado laboral, tarefa difícil para indivíduos com e sem incapacidade intelectual. Relativamente à procura do primeiro emprego, explorou-se as características mais valorizadas no mercado de trabalho e, entre outras, destacam-se as habilidades sociais e socioprofissionais. Torna-se, por isso, fundamental apostar em programas de desenvolvimento destas habilidades, de forma a preparar melhor as pessoas com incapacidade intelectual para os desafios da TVA. Assim sendo, contruiu-se e aplicou-se o programa de intervenção “Sou Capaz – Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioprofissionais”, avaliando-se se o mesmo promove o desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com incapacidade intelectual, bem como se essas habilidades desenvolvidas se mantêm ao longo do tempo. Com uma amostra de 10 indivíduos institucionalizados, divididos em dois grupos homogéneos, as avaliações realizadas basearam-se na metodologia multiple probe design, aplicando-se uma forma adaptada do Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Os resultados apontam para uma evolução após a intervenção no grupo dois. Contudo, registou-se alguma dificuldade em manter as aquisições ao longo do tempo. Em suma, é importante continuar a refletir sobre as temáticas abordadas, contribuindo para a consolidação e evolução dos conhecimentos científicos, assim como para uma profícua adaptação da intervenção às idiossincrasias dos indivíduos com necessidades especiais.
  • Propriedades psicométricas da escala de orientação para objetivos de VandeWalle: um estudo como uma amostra de estudantes do ensino superior no contexto do seu primeiro processo de socialização organizacional
    Publication . Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa; Botelho, Mónica; Beja, Maria João
    A orientação para objetivos representa uma das variáveis disposicionais de índole motivacional que tem recebido grande atenção na investigação a respeito dos processos de aprendizagem e desempenho nos contextos académico e organizacional. Este estudo centra-se na análise das características psicométricas da escala de orientação para objetivos de VandeWalle. Os resultados da análise fatorial confirmatória conferem suporte a um modelo de medida constituído por três fatores correspondentes às respetivas sub-dimensões teóricas, que incluem a orientação para objetivos de aprendizagem, a orientação para provar o desempenho e a orientação para evitar o desempenho. As análises de fiabilidade mostram uma consistência interna adequada quer para as três sub-dimensões, quer para a escala global. As implicações para a investigação e aplicabilidade deste instrumento são discutidas.
  • Avaliação da proatividade individual no processo de socialização organizacional: evidência exploratória acerca das propriedades psicométricas da versão portuguesa da escala de comportamentos proativos (ECP-P) de Ashford e Black
    Publication . Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa; Beja, Maria João
    A proatividade individual desempenha um papel importante na integração dos novos colaboradores na organização, tendo um impacto positivo em múltiplas variáveis relacionadas com o seu respetivo processo de socialização organizacional, tais como a aprendizagem, o comprometimento organizacional e a satisfação e desempenho no trabalho. Este estudo centra-se na análise das características psicométricas da versão portuguesa (ECP-P) da escala de comportamentos proativos de Ashford e Black (1996). Trata-se de um instrumento que inclui a avaliação de três tipologias de comportamento proativo, que englobam seis comportamentos proativos específicos, designadamente o enquadramento positivo (positive framing), a atribuição de sentido (sense making, que integra os comportamentos de procura de informação e de solicitação de feedback), e o estabelecimento de relações (que inclui os comportamentos de socialização geral, de networking e de relacionamento com o supervisor). A validade de constructo e fiabilidade deste instrumento foram avaliadas tendo por base uma amostra de 102 estudantes do ensino superior, durante a realização do seu estágio de 9 meses na respetiva organização. Como esperado, os resultados da análise em componentes principais mostraram que os itens da escala se organizam numa estrutura composta por seis componentes, correspondentes aos comportamentos proativos previamente mencionados. As análises de fiabilidade relevaram valores adequados de consistência interna para a escala global e para as seis sub-dimensões. A consideração integrada destes resultados indica que a versão portuguesa da escala de Ashford e Black (1996) possui adequadas propriedades psicométricas, suportando a sua utilidade na avaliação da proatividade individual durante o processo de socialização organizacional.
  • Robustez mental no ensino superior: dimensionalidade, fiabilidade do mental toughness index e análise da sua validade para a predição da intenção de abandono
    Publication . Sousa, Sancho; Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa
    A robustez mental representa um construto que tem vindo a receber interesse no âmbito da investigação recente a respeito dos antecedentes psicológicos do desempenho individual nos contextos educativos. O presente estudo desenvolve-se ao nível do ensino superior e foca-se na análise das características psicométricas do Mental Toughness Index (Gucciardi, Hanton, Gordon, Mallet, & Temby, 2015), um dos instrumentos mais utilizados na mensuração deste construto. Tendo por base uma amostra de 152 estudantes universitários, os resultados mostraram-se convergentes com a investigação internacional, revelando que o MTI possui uma estrutura unifatorial e adequada consistência interna. Os resultados evidenciaram ainda que a robustez mental constitui um preditor relevante da intenção de abandonar o ensino superior. As principais implicações destes resultados são apresentadas e discutidas.
  • Incremental validity of proactive personality over the Big Five for predicting job performance of software engineers in an innovative context
    Publication . Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa
    This study examined the incremental validity of proactive personality for predicting overall job performance over the Big Five in the context of an innovative software engineering job. Proactive personality and the Big Five were measured in a sample of 243 engineers and overall job performance was assessed through supervisor ratings in a sub-sample of 95 of these engineers. Results showed that even though proactive personality represents a valid and important predictor of performance it does not show a relevant increment on the prediction yielded by extraversion, openness, conscientiousness, emotional stability and organizational tenure. Implications for the relevancy and practical value of proactive personality for personnel selection are discussed.
  • Predição do desempenho no trabalho e dos comportamentos de inovação no contexto de uma função de engenharia de software
    Publication . Rodrigues, Nuno Miguel Vieira; Rebelo, Teresa Manuela dos Santos; Salgado, Jesús Fernando
    A presente dissertação centra-se na predição do desempenho no trabalho e dos comportamentos de inovação no contexto de uma função de engenharia, através da realização de dois estudos empíricos, tendo por base uma amostra portuguesa. O primeiro estudo teve como objectivo a análise da validade dos Big Five, da personalidade proactiva, da inteligência emocional e dos valores pessoais para a predição das variáveis critério de desempenho no trabalho e dos comportamentos de inovação. Os preditores foram medidos com recurso a uma amostra de 243 engenheiros de software pertencentes a uma organização portuguesa de desenvolvimento de software, enquanto que as variáveis critério foram avaliadas pelos supervisores directos de 120 engenheiros da amostra. Os resultados principais mostraram que a conscienciosidade, a extroversão, a estabilidade emocional e a abertura à experiência representam preditores válidos do desempenho global no trabalho, das suas dimensões de tarefa e de cidadania, e dos comportamentos de inovação. A personalidade proactiva, contrariamente ao que se verificou para inteligência emocional, emergiu como um preditor revestido de validade em relação a estas variáveis critério. Contudo, os resultados evidenciaram que este preditor não possui validade incremental, sobre os Big Five, para a predição das variáveis critério em apreço. Os resultados deste estudo mostraram, ainda, que os valores de realização e de benevolência representam preditores válidos do desempenho global no trabalho e da dimensão de desempenho de cidadania. A evidência empírica apurada revelou também que o valor de benevolência possui validade incremental, sobre os Big Five, para a predição de ambas as variáveis critério em apreço. Por seu turno, os factores de conscienciosidade, estabilidade emocional e extroversão emergiram como preditores dotados de validade em relação aos comportamentos de inovação. Apesar da personalidade proactiva e do valor de realização revelarem, de igual modo, validade preditiva em relação a este critério, os mesmos não contribuem para um incremento na predição desta variável critério, uma vez considerados os efeitos dos factores de personalidade. O segundo estudo partiu da mesma amostra e focalizou-se na análise dos efeitos de mediação da satisfação no trabalho nas relações entre os Big Five e as dimensões de desempenho de tarefa e de cidadania. Os resultados obtidos mostraram que a satisfação medeia as relações entre os factores de conscienciosidade, extroversão, amabilidade e o desempenho de cidadania. As implicações dos resultados obtidos em ambos os estudos para a componente teórica e aplicada do domínio da selecção de pessoas são analisadas e discutidas, procedendo-se à sugestão de pistas de investigação para estudos futuros.
  • Predicting innovative performance through proactive personality: examining its criterion validity and incremental validity over the five‐factor model
    Publication . Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa
    nnovation has emerged as a key work outcome for modern organizations. The pre‐ sent paper answers recent calls from several researchers for further empirical re‐ search on the validity of personality variables for predicting individual innovative performance. More specifically, it is focused on the validity of proactive personality. Using a sample of 170 software engineers and their direct supervisors from a multi‐ national information technology firm, we found that this individual disposition repre‐ sents a valid and meaningful predictor of individual innovative performance, when assessed through supervisor ratings. Further analyses have also shown that proactive personality remains a significant predictor of this criterion, when the big five factors of personality are taken into account. Theoretical and practical implications of these findings are presented and discussed.
  • Adaptação da escala de inteligência emocional de Wong e Law (WLEIS) e análise da sua estrutura factorial e fiabilidade numa amostra portuguesa
    Publication . Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa; Coelho, João Vasco
    O constructo inteligência emocional tem movido importantes esforços de investigação no domínio da Psicologia das Organizações e do Trabalho nos últimos anos. Diversas abordagens a este constructo têm sido propostas e, em consequência, diversas medidas têm sido desenvolvidas. A Wong and Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS) representa um instrumento que tem estado na base de diversos estudos neste domínio, tendo-se revelado uma medida de inteligência emocional com adequadas propriedades psicométricas. Este estudo visou adaptar esta escala para o contexto português e proceder ao estudo da sua estrutura factorial numa amostra de engenheiros informáticos portugueses. Os resultados de da análise factorial confirmatória suportam a o ajuste dos dados a uma estrutura tetra-factorial, equivalente à estrutura da medida original e as estimativas de fiabilidade obtidas corroboram a adequação das propriedades psicométricas desta medida.