Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Correia, Fernando Luís Sousa

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Internet: sala de estudo virtual
    Publication . Correia, Fernando Luís de Sousa; Fino, Carlos Nogueira
    Este trabalho relata uma investigação de tipo etnográfico que decorreu na Universidade da Madeira com o objectivo de observar o uso que os estudantes dão aos computadores e, particularmente, à Internet, como auxiliares no estudo e, consequentemente, na aprendizagem. A percepção de que estes meios são comummente usados para além da aprendizagem formal, destacando-se a importância que assume a comunicação online, nas suas várias formas, levou a uma abordagem do papel da comunicação na aprendizagem e na construção e manutenção de comunidades que aprendem em conjunto. O estudo empírico ocorreu numa sala de estudo da UMa, tendo sido valorizada a observação participante na recolha de dados, bem como o recurso a conversas informais e entrevistas não estruturadas. Foi suportado por uma revisão de literatura que incide particularmente sobre a evolução tecnológica e do seu contributo a aprendizagem e como promotora e facilitadora da inovação pedagógica. A aprendizagem, e as diferentes teorias que a explicam, tem aqui um papel relevante, com particular incidência nas teorias que sustentam a aprendizagem pelo uso da tecnologia e dos computadores. A Internet e o seu uso social destacam-se, dando suporte a um aspecto fundamental desta tese que é sua utilização como espaço de aprendizagem. Em todo o trabalho se assume a importância que a Internet tem vindo a ter nos processos de estudo e aprendizagem, tornando-se mesmo insubstituível no quotidiano académico da grande maioria dos estudantes.
  • Aprender na prática: comunidades de prática e aprendizagem experimental
    Publication . Correia, Fernando; Rodrigues, Liliana
    Se é verdade que a aprendizagem é um fenómeno que é altamente influenciado pela partilha, funcionando quer os artefactos quer as pessoas com quem estamos como andaimes (scaffolding) para a sua construção, ela é também um processo si tuado. Segundo Lave e Wenger, este conceito de aprendizagem situada reforça a im portância do contexto cultural do indivíduo, não podendo a aprendizagem ocorrer num vazio de conteúdo, pois quanto maior for a ligação do indivíduo ao contexto onde esta ocorre melhor esta será. De certa forma, as comunidades de prática fun cionam como um processo de aprendizagem, cada vez mais comum, por promove rem um tipo de aprendizagem situada. Esta aprendizagem é situada numa prática comum e é pelo envolvimento na prática social que aprendemos e nos tornamos no que somos. Estas novas perspectivas sobre a aprendizagem valorizam aspectos como apren der na prática, gestão do conhecimento, associados a processos de colaboração e cooperação que podem ocorrer quer presencialmente quer através da rede.
  • A alegria de aprender na transição pedagógica da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Fernandes, Adérita; Correia, Fernando
    No processo de desenvolvimento da transição educativa a nível pedagógico da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, a aprendizagem assume uma posição central. Pretende-se, assim, estabelecer uma correlação entre a filosofia de Paulo Freire com os contributos da Pedagogia, da Psicologia e das Neurociências. Destacam-se algumas afirmações comuns a considerar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos: (1) A emoção interfere no processo de retenção de in formação; (2) É preciso motivação para aprender; (3) A atenção é fundamental na aprendizagem; (4) O cérebro modifica-se em contato com o meio durante toda a vida; (5) A formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é asso ciada a um conhecimento prévio.