Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infânciaPublication . Araújo, Sara Barros; Antunes, Ana PereiraEste estudo centra-se na avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado, no âmbito de uma abordagem autêntica e participativa à avaliação. Pretende, mais especificamente, analisar a evolução de estagiárias/os ao nível da aprendizagem em domínios estruturantes do perfil específico de desempenho docente do educador de infância. Participaram no estudo 41 estudantes que frequentaram um Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos de 2012- 13 e 2013-14. Foram analisados os dados decorrentes da utilização da grelha de avaliação sobre os processos de desenvolvimento na prática pedagógica supervisionada, em quatro domínios (observação, planificação, ação e reflexão), em dois momentos: avaliação reguladora e avaliação final. As análises efetuadas permitiram verificar que há diferenças estatisticamente significativas nos quatro domínios analisados, entre os dois momentos de avaliação, revelando evolução das/os alunas/os. Estes dados permitem retirar ilações acerca dos percursos evolutivos das/os estudantes em domínios estruturantes da aprendizagem profissional, e acerca da eficácia percebida dos processos formativos.
- Assessment of workplace-based learning: key findings from an ECE professional master programme in PortugalPublication . Araújo, Sara Barros; Antunes, Ana PereiraWorkplace-based experiences are considered centrally relevant in the professional preparation of prospective teachers. In spite of this, few studies have focused on the assessment of workplace based learning (WBL) in early childhood education (ECE). This study aims to examine pathways of professional learning of students attending an ECE professional Master programme in Portugal, based on an authentic and participatory approach to assessment. A cohort of 62 students participated in this exploratory study. Data were collected through an assessment grid organised in four domains (observation, planning, action and reflection) and 25 dimensions, in two moments: interim regulatory assessment and final assessment. Key findings point to statistically significant differences between the two moments, showing the progress of students at the level of competences in all domains and dimensions. Results allow to identify tendencies on students’ learning pathways in core domains of professionalism and represent an input for understanding the effectiveness of the ECE professional Master programme.
- Avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado: estudo exploratório na educação infantilPublication . Araújo, Sara Barros; Antunes, Ana PereiraO presente estudo visa analisar processos de avaliação da aprendizagem profissional na formação prática, considerando o perfil específico de desempenho docente na educação infantil. Trata-se de um estudo exploratório em que participaram estudantes que frequentaram a componente de estágio de um mestrado de natureza profissionalizante em contexto português. Os dados foram recolhidos através de um instrumento de avaliação composto por 25 dimensões organizadas em quatro domínios (Observação, Planificação, Ação e Reflexão), aplicado em dois momentos: avaliação reguladora e avaliação final. Os resultados evidenciaram evolução positiva e estatisticamente significativa em 21 das 25 dimensões analisadas, entre os dois momentos de avaliação. Os dados permitem retirar ilações acerca de percursos de aprendizagem de competências profissionais e das potencialidades de uma abordagem autêntica e coparticipada na avaliação da formação prática e na compreensão endógena dos processos formativos.