Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • A cultura motora como polo atractor da mudança da escola
    Publication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, Ana
    A dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
  • Pedómetro como ferramenta laboratorial: uma abordagem no contexto da Educação Física
    Publication . Pinto, Joana; Rodrigues, Ana; Gouveia, Élvio; Nóbrega, Miguel; Lopes, Helder
  • O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no aluno
    Publication . Gouveia, Elvio Rúbio; Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Gouveia, Bruna; Caldeira, Romualdo; Freitas, Rúben; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Marques, Adilson; Kliegel, Matthias; Ihle, Andreas
    A literacia científica em Educação Física tem proporcionado um aumento signi ficativo do conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem mais apro priadas ao desenvolvimento de competências do aluno, em particular no contexto dos jogos desportivos coletivos. Um exemplo da importância da Educação na pro moção da literacia científica no contexto dos jogos desportivos coletivos é o projeto de investigação “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar”. Esta investigação tem discutido o efeito da utilização de modelos de ensino centrados no aluno, influenciados por ideias construtivistas e cognitivistas. A utilização destas novas abordagens no ensino dos jogos desportivos coletivos é a resposta da Escola à forma como deve preparar os seus alunos para se envolverem de forma positiva em atividades desportivas ao longo da vida.
  • A associação entre o estilo de vida e a atitude de alunos do ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação física
    Publication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Simões, Joana; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Freitas, Duarte; Lopes, Helder
    Este estudo teve por objetivo o seguinte: investigar a associação entre o estilo de vida e a atitude positiva (EñgEFD) ou negativa (EgEFD) dos alunos sobre a Educação Física (EF). Um estudo de natureza transversal foi conduzido em 243 estudantes (15.6 ±2.5 anos). A informação demográfica, a opinião sobre a EF, e a auto perceção foram avaliados através de questionários. A aptidão física foi determinada a partir da FITNESSGRAM e da EUROFIT. A percentagem de gordura foi estimada a partir das equações de Slaughter et al., (1988). Análises descritivas e o t-test de medidas independentes foram conduzidas nas análises. Nesta amostra, 74.5% dos estudantes afirmam gostar de EDF. Os EgEFD apresentam scores significativamente mais elevados comparativamente aos EñgEFD na força, velocidade/agilidade, força resistência do tronco e resistência aeróbia (p<.007). Os EgEFD têm uma melhor percepção das suas capacidades físicas, assim como referem ter uma boa saúde e adotarem estilos de vida mais saudáveis (p<.001). Os EgEFD apresentam um perfil funcional e psicológico mais saudável, auto percecionam um melhor estado de saúde e preferem envolver-se em atividades físicas em detrimento das atividades sedentárias no seu dia-a-dia.
  • Didática da educação física: perspetivas, interrogações e alternativas
    Publication . Lopes, Helder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Simões, Joana; Alves, Ricardo
  • O modelo de educação desportiva: uma alternativa a considerar no ensino da educação física
    Publication . Gouveia, Élvio Rúbio; Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Quintal, Tomás; Pestana, Marcelo; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Gouveia, Bruna; Marques, Adilson; Ihle, Andreas
    O Modelo de Educação Desportiva (MED) é um modelo de ensino, que enquadra experiências desportivas autênticas e pedagogicamente orientadas. O MED atribui um significado especial ao desporto, seguindo uma organização das atividades em épocas desportivas. Cada aluno tem uma afiliação, assumindo funções específicas. Existe uma calendarização de competições que culmina num evento festivo. Os registos regulares das prestações individuais e de equipa, o cumprimento das funções e o fair-play, são considerados. O MED adiciona sentido à participação do aluno, e cria um contexto motivante, sendo uma alternativa a considerar no Ensino da Educação Física.
  • Problemáticas da educação física II
    Publication . Lopes, Helder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana L.; Simões, Joana; Alves, Ricardo