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Bento, António V.

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  • A escola em tempo de crise: gerir ou liderar? Gestão (escolar) para tempo de magnificência e liderança (escolar) para tempo de crise
    Publication . Bento, António V.
    Nos tempos actuais, com a crise que todas as organizações sociais e a nossa sociedade atravessam, as escolas necessitam de uma liderança adequada aos tempos de crise versus uma gestão que seria mais apropriada para tempos de magnificência. Uma liderança preocupada mais com as pessoas, as aprendizagens, o ensino e os alunos. Um modelo de liderança instrucional e pedagógico, focado nas dimensões que o líder instrucional ou pedagógico deve concretizar: definição da missão da escola, gestão dos programas de ensino e promoção de um clima de aprendizagem (Hallinger, 2005). Nesta era dominada por grandes preocupações relacionadas com a accountability, a responsabilidade organizacional, o melhoramento das aprendizagens e o aumento dos resultados académicos dos alunos, a liderança escolar pode ser um agente catalisador para a mudança que se pretende imprimir nas nossas escolas. Daí que seja necessário repensar a liderança escolar de forma a centrarmos a liderança nas aprendizagens e nos resultados dos alunos. Nesta conferência, começaremos por definir o nosso conceito de liderança, diferenciaremos a liderança da gestão burocrática e ressaltaremos a liderança pedagógica direccionada para as aprendizagens e os resultados dos alunos de modo a contrapor a uma gestão escolar predominantemente administrativa uma liderança escolar para o tempo de crise.
  • Liderança e gestão nas escolas da Região Autónoma da Madeira: um estudo de caso
    Publication . Silva, Natália L.; Bento, António V.; Fraga, Nuno M. S.
    Este estudo de investigação, de caracter misto, consistiu na aplicação de um inquérito a 504 professores e a realização de 19 entrevistas semiestruturadas (dezoito a Diretores/Presidentes das instituições escolares, e uma ao Diretor Regional da Administração Educativa). Foi nosso objetivo fazer uma análise sobre o tema da organização, gestão e liderança escolar dos Diretores/Presidentes das escolas do segundo e terceiros Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). Neste artigo iremos focar-nos nos resultados qualitativos resultantes da investigação. Os resultados do estudo revelaram que: os professores continuam a preocupar-se com a transmissão dos valores fundamentais e alcance do sucesso educativo numa escola em crise; que o estilo de liderança predominantemente adotado pelos Diretores/Presidentes das escolas da RAM é o estilo transformacional; que o exercício do gestor/líder obedece a um perfil enquadrado num modelo de Diretor/Presidente padrão com caraterísticas bem determinadas.
  • Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares
    Publication . Costa, Andreia Rubina da Conceição; Bento, António V.
    Num mundo globalizado e complexo em que o capital humano assume centralidade em temáticas associadas à liderança das organizações escolares e consequente Gestão de Recursos Humanos, urge perceber que perceções têm os liderados, pessoal docente e não docente, acerca das práticas e comportamentos da liderança do Diretor escolar. Esta pesquisa de natureza mista, privilegiou como estratégia metodológica o estudo de caso, incidindo sobre uma Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Região Autónoma da Madeira. Foi administrado, ao pessoal docente e não docente da escola, o questionário LPI - Observer (Leadership Practice Inventory) de Kouzes e Posner. A análise de conteúdo recaiu sobre o Projecto Educativo de Escola e o Plano Anual de Escola. Concluíu-se que, na opinião dos inquiridos, as práticas de liderança que deverão ser privilegiadas por um líder eficaz são “Permitir que os outros ajam” e “Encorajar a vontade”.
  • Análise das práticas e dos comportamentos de liderança dos alunos da Universidade da Madeira
    Publication . Bento, António V.; Ribeiro, Maria Isabel
    Esta investigação, de carácter quantitativo, pretende descrever e analisar as práticas e os comportamentos de liderança dos alunos da Universidade da Madeira. Na recolha de dados foi utilizado o Student Leadership Practices Inventory (SLPI), um instrumento de 30 itens, desenvolvido por Kouzes e Posner (2006b), que avalia as práticas de liderança em cinco domínios. O questionário foi administrado por correio electrónico, durante o mês de Fevereiro de 2009, a uma amostra aleatória que incluiu 208 indivíduos. Os dados recolhidos foram tratados e analisados com recurso ao software estatístico SPSS 16.0 (Statistical Package for Social Sciences). A análise dos resultados indica que a prática de liderança utilizada pelo maior número de alunos da Universidade da Madeira é “habilitar a agir”. Verificou-se, ainda, que existem diferenças significativas entre os sexos nesta mesma prática de liderança, sendo os alunos do sexo feminino os que utilizam com maior frequência esta prática de liderança. Por outro lado, provou-se não existirem diferenças significativas na frequência de utilização das práticas “modelar caminho”, “inspirar uma visão partilhada”, “desafiar o processo” e “encorajar a vontade” quanto à idade, quanto ao exercício de uma actividade profissional e em relação ao facto do aluno estar ou não relacionado com uma organização.