Loading...
12 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 12
- Os verbos operativos na melhoria cognitiva e na aprendizagem dos alunos: dossiê de atividadesPublication . Sousa, Alcina de; Rodrigues, António; Almeida, Elisete
- Viagem e cosmopolitismo: da ilha ao mundoPublication . Sousa, Alcina; Moniz, Ana Isabel; Pinheiro, Cristina Santos; Pinheiro, Joaquim; Coelho, Leonor
- Discurso das/nas cidades: reflexões interdisciplinaresPublication . Sousa, Alcina; Marçalo, Maria João
- Viagem e cosmopolitismo: da ilha ao mundoPublication . Moniz, Ana Isabel; Pinheiro, Joaquim; Coelho, Leonor Martins; Sousa, Alcina; Pinheiro, Cristina Santos
- Female voices in a continuum: the contribution by Susan Lilian Townsend (1946-2014)Publication . Sousa, Alcina Maria Pereira de
- Textworlds in interplay: the rhetoric of film induced tourismPublication . Sousa, Alcina; Silva, João
- A retórica dos planos urbanísticos: visões partilhadas e diálogos em continuumPublication . Sousa, Alcina Maria Pereira de; Lourenco, Julia M.
- Revisiting the role of listening as an integrative/interactive skill in linguistic and intercultural educationPublication . Sousa, Alcina Pereira de; Kurteš, SvetlanaThe paper discusses the role and importance of well-developed active listening skills from multidisciplinary perspectives, paying special attention to listening as an integrative and interactive skill, primarily in the context of linguistic and intercultural education. Specifically, the paper presents a short overview of multidisciplinary studies in listening, then shifts focus to a discussion of the relevant results of a collaborative research project undertaken at the University of Madeira (Portugal) in 2014, drawing additionally upon data collected in 1998 and 1999. The final section further contextualises the relevance of active listening skills within linguistic and intercultural education, specifically its latest postmodern iteration.
- Barcelona, Paris, Roma: a promoção de destinos através dos traços culturais identitários em trailers de filmes de Woody AllenPublication . Sousa, Alcina; Antunes, Luísa MarinhoA este estudo de caso de natureza interdisciplinar – com enfoque na semiótica, multimodalidade e análise do discurso (Kress & van Leuwen, 2006) e no marketing em turismo – está subjacente a questão da comunicação multimodal e a retórica do poder da imagem na promoção de um destino/território, pela representação criativa de temas, de situações de interação do quotidiano, não evidenciadas nos meios tradicionais de divulgação e publicidade de destinos. Em termos de marketing, hoje em dia é reconhecida a capacidade do cinema de servir de embaixador da location, representando um importante meio de promoção turística da área escolhida. A seleção de trailers de filmes de Woody Allen, subordinada às temáticas de destinos em filmes, tais como: Vicky Cristina Barcelona (2008), Midnight in Paris (2011) e To Rome with Love (2012), prende-se com o facto de que as cenas e cenários selecionados revelam mecanismos como o recurso aos estereótipos, ao sublinhar de traços culturais e patrimoniais, ao cómico de situação, combinando autenticidade na representação de situações, personagens e lugares familiares, e despertando, deste modo, a curiosidade e o interesse pela viagem, além da busca de novas sensações em territórios quer familiares, quer desconhecidos. Serão analisados excertos de filmes cujos impactos positivos / negativos contribuíram para a divulgação de destinos, ainda que não tivessem sido concebidos como promoção turística. Complementa-se esta reflexão com a análise de comentários de seguidores dos sítios e blogues, que evidenciam formas inovadoras de percepcionar lugares e destinos através da visualização de trailers. Estes, ao provocar os telespectadores/viajantes nas comunidades de seguidores, representam novas formas de promoção dos destinos.
- Living in between a house and a home: Where’s the comfort zone anyway? Dislocated identities in Morrison’s The Bluest Eye and Cisneros’ The House on Mango StreetPublication . Sousa, Alcina Pereira de; Correia, Alda MariaEste artículo propone una reflexión sobre representaciones literarias del hogar en contraste con las colocaciones existentes en los medios, en el ámbito psicológico y sociológico (hogar vs zona de confort). La elección de dos textos poscoloniales, uno de Toni Morrison, The Bluest Eye (1970), y otro de Sandra Cisneros, The House on Mango Street (1984), proporciona el punto de partida para el análisis de experiencias sociales y culturales cambiantes, centrando la atención en la búsqueda de identidad de los personajes en un marco multicultural y multilingüe como es Estados Unidos. El artículo ofrece una breve aproximación teórica (Anderson 1991) para después centrarse en un estudio de corpus que permite cartografiar estas transformaciones y desplazamientos (Baker 2006), recurriendo al mismo tiempo a un detallado análisis de los contextos en los que aparecen las palabras clave hogar y casa, junto con sus patrones de colocación, en los textos estudiados (del nivel oracional al textual, siguiendo a Biber et al. 1998; Sinclair 2004, entre otros). Este análisis pretende finalmente revelar el modo en el que las escritoras emplean las estructuras lingüísticas y, más importante aún, qué significa sentirse en casa cuando los personajes nunca se han sentido bienvenidos, o la lucha interna / externa de los personajes por desarrollar un sentido de pertenencia en entornos perturbados.