Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/2144
Título: Desenvolvimento cognitivo na adultez emergente: um estudo na Universidade da Madeira
Autor: Sousa, Fábia
Beja, Maria João
Franco, Glória
Palavras-chave: Desenvolvimento epistemológico
Adultez emergente
Ensino Superior
Madeira (Portugal)
Epistemological development
Emerging adulthood
Higher education
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Data: Mai-2018
Editora: Instituto Superior Politécnico Gaya
Resumo: Este estudo visa contribuir para a discussão do desenvolvimento epistemológico na adultez emergente. Consiste na descrição do desenvolvimento epistemológico dos estudantes do ensino superior e na identificação de variáveis associadas. Neste sentido, são apresentados dois estudos realizados na Universidade da Madeira, em 2010 e 2016, com 295 estudantes no estudo 1 e 232 estudantes no estudo 2, do 1º e 2º ciclo de diferentes áreas de formação académica. Nos resultados não se verificou a progressão desenvolvimental esperada em termos de um pensamento absolutista para um pensamento mais relativista, mas sim um aumento do absolutismo conforme se avança na formação académica. Em ambos os estudos, os resultados mostraram que o desenvolvimento epistemológico dos estudantes varia em função de variáveis sociais e académicas.
This study aims to contribute to the discussion of epistemological development in emerging adulthood. It consists of the description of the epistemological development of students of higher education and the identification of associated variables. In this sense, are presented two studies carried out at the University of Madeira, in 2010 and 2016, with 295 students in study 1 and 232 students in study 2, of the 1st and 2nd cycle of different academic areas. The results did not showed the expected developmental progression in terms of an absolutist thought to a more relativistic thought, but rather an increase of absolutism as students progress in academic formation. In both studies, the results showed that student´s epistemological development varies according to social and academic variables.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/2144
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento Cognitivo na adultez.pdf1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.