Browsing by Author "Sousa, J. M."
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- Ageing perception in seniors’ formal caregiversPublication . Beja, Maria João; Franco, G.; Sousa, J. M.; Candeias, A. A.; Aveiro, S.This paper explores the ageing perception of a group of seniors’ caregiver workers, particularly those who have direct contact with the elderly while performing their tasks. Therefore, we analyze the variables that influence this perception and the ones that can be good predictors. One hundred and forty-eight individuals took part in this study (a hundred and thirty- five females and twelve males) with ages between twentyone and sixty-five years old. It was applied the Portuguese versions of the tests Ageing Perception Questionnaire, the Self-Concept Scale (TSCS:2) and a sociodemographic questionnaire. The results showed that the ageing perception is more negative as age advances. On the other hand, individuals with higher education, training in the health field or with a stronger self-concept have a more positive ageing perception. The studied variables that best predict the emotional representation for ageing are the academic qualifications and the academic self-concept.
- Alterar o currículo: mudar a identidadePublication . Fino, C. Fino; Sousa, J. M.
- Criação de conhecimento em contexto de pós-modernidadePublication . Sousa, J. M.Esta conferência visa reflectir sobre o papel que nos é reservado, enquanto unidade de investigação em educação. Partindo da definição inicial de conhecimento e do confronto das posições racionalistas e empiristas sobre as formas de acesso a ele, pretende-se debruçar sobre o entendimento de conhecimento saído da revolução científica do século XVI, para, de seguida, mergulhar no actual contexto pós-moderno de transição paradigmática e dele extrair aquilo que se poderá esperar de nós. Qual o fim último da investigação? Serve ela para chegarmos às mesmas conclusões já anteriormente descobertas? Para a reprodução, confirmação e disseminação de um conhecimento já criado? Ou para a gestação de um conhecimento que traga algo de novo, que contribua efectivamente para a melhoria da educação?
- O direito à educação: entre o discurso e a práticaPublication . Sousa, J. M.As preocupações com a promoção do sucesso educativo e a prevenção do abandono escolar partem do princípio de que todos se encontram já dentro do sistema. Ora o que a minha comunicação pretende demonstrar é que ainda antes dessa fase se coloca a questão do acesso à educação. Numa perspectiva comparativa, e a um nível macro, ressaltaremos as contradições entre o discurso enunciado e a realidade existente, direccionando o nosso olhar para Portugal, a partir de indicadores ao nível das grandes organizações internacionais, como a ONU e a OCDE.
- L’innovation pédagogique vue de l’intérieurePublication . Sousa, J. M.; Fino, C. N.Cet article vise à souligner l’importance de l’ethnographie de l’éducation comme outil pour comprendre et décrire de manière critique les pratiques pédagogiques innovatrices qui ne prennent du sens que lorsqu’elles sont envisagées à partir de l’intérieur, c’est-à-dire du point de vue de leurs praticiens. D’autre part, elle fait le compte-rendu de l’extension de cette méthode d’analyse de l’école, à travers les programmes de Master et de Doctorat de Sciences de l’Education, dans la spécialité d’Innovation Pédagogique de l’Université de Madère et son Centre de Recherche en Education (CIE-UMa), qui se déroulent à Madère, à Santarém (près de Lisbonne) et au Brésil (dans les villes de Brasília, São Luis do Maranhão, Salvador, Ibicaraí, Feira de Santana, Recife et Fortaleza) et qui intègrent une bonne partie de la pensée ethnographique de Lapassade, parmi d’ autres auteurs. Finalement, la communication témoigne de notre hommage en forme d’action à la contribution scientifique de Georges Lapassade.
- Um modelo complexo do ato educativoPublication . Sousa, J. M.O currículo, enquanto área de estudo e investigação, tem uma história relativamente recente, como todos sabemos. A sua afirmação identitária deveu-se ao facto de ter um objecto de estudo bem específico e delimitado, que não se confunde nem com a psicologia, nem com a sociologia, estas sim, ciências autónomas de longa data. No entanto, uma delimitação estrita das fronteiras do currículo, relativamente a outras áreas científicas que com ela interagem, pode levar a um seu esvaziamento conceptual, transformando-a, afinal, num mero enunciado de intenções e regras de bem ensinar e avaliar que, por serem normativas e prescritivas, a despojariam do seu estatuto científico. Se é certo que o currículo não se consegue dissociar do poder que o determina (seja ele do Estado, da Região, da Escola ou da Turma – estes últimos se pensarmos nos actuais Projectos Educativos e Curriculares de Escola e de Turma), ele só ganha sentido na sua relação directa com a prática, ou seja, o currículo, para ser currículo, necessita de ser desenvolvimento curricular. Primeiro, entendido ao nível da interpretação e análise crítica do professor sobre o que o poder pretende que ele ensine, e depois na relação com a sua própria operacionalização curricular, ou seja, o acto educativo. Esta reflexão visa perspectivar as diversas leituras curriculares, desde a perspectiva simplista, unidimensional, passando pela visão sequencialmente organizada, até desembocar numa abordagem necessariamente complexa do acto educativo.
- The feeling of belonging and inclusion in a european outermost universityPublication . Rodrigues, L.; Sousa, J. M.; Kotecki, A. F.It is our wish to describe the development of a transnational research project, aiming to enhance the feeling of belonging and inclusion, as a way of improving student and staff’s wellbeing, particularly at a university of a European outermost region, Madeira. Even though similar studies have been carried out in other four European universities, this paper is only focused on the University of Madeira. The multiple case study method was used [1-3], based on documentary analysis, surveys and focus group techniques [4] for the collected data triangulation. Inspired in “Impact Gaps Canvas” [5] and the “Six Conditions of Systems Change” [6], the paper wishes to convey a quick view about the process and the results in terms of policy recommendations to improve the feeling of belonging, at the University of Madeira, expecting it has a positive impact on student and staff experience and quality of learning and teaching, according to the literature review.