Percorrer por data de Publicação, começado por "2017-01"
A mostrar 1 - 10 de 14
Resultados por página
Opções de ordenação
- Traductions portugaises des Voyages extraordinaires de Jules Verne (1863-1905)Publication . Moniz, Ana Isabel; Tresaco, María-PilarL’Index Translationum publié par l'UNESCO classe Jules Verne comme l'un des auteurs le plus populaire au monde et l'un des cinq auteurs le plus traduit. Cette remarque nous invite à présenter ici l'accueil que le Portugal a réservé aux traductions des Voyages extraordinaires publiées au XIXe siècle. Nous avons mené nos recherches dans les fonds de la Bibliothèque Nationale du Portugal (BNP) et dans diverses bibliothèques universitaires. Nous y avons relevé une première liste des romans de Jules Verne publiés au Portugal, le nom des traducteurs, le nombre des éditions, la date de chacune d'entre elles ainsi que la présence ou l'absence d'illustrations.
- Cursos de educação e formação: que contributo para o sucesso educativo dos alunos? Estudo de caso na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva DantasPublication . Esteves, José Filipe Correia; Fraga, Nuno Miguel da SilvaA presente investigação pretende dar a conhecer o grau de satisfação dos alunos no que diz respeito às respostas pedagógicas disponibilizadas pelo sistema educativo e perceber se a escola oferece alternativas de educação e formação com real significado para os jovens de modo a garantir um «ensino para todos». A temática está relacionada com os cursos de educação e formação (CEF) e o seu potencial contributo no sucesso educativo dos alunos como forma de combate ao abandono e insucesso escolares. A problemática aborda as representações dos alunos sobre esta tipologia diferenciada de aprendizagem, a forma como as lideranças de topo e intermédias se mobilizam na sua consecução e desenvolvimento, bem como deslindar o papel das empresas na concretização da formação em contexto de trabalho (estágio) fortemente vincada nestes cursos. A opção metodológica recaiu numa abordagem qualitativa, com parte de análise quantitativa relativa aos inquéritos por questionário aplicados aos alunos, assente num design de estudo de caso único numa escola básica e secundária em Câmara de Lobos. Foram inquiridos 65 alunos que concluíram com aproveitamento um CEF em 2013/2014, bem como a realização de cinco entrevistas a professores com diferentes tipos de liderança na escola em estudo e outras três entrevistas a entidades privadas no papel de parceiros de estágio. A análise de conteúdo e a triangulação de dados foram as técnicas utilizadas na descrição, análise e interpretação dos resultados obtidos. De uma forma geral, este estudo revelou que os CEF abrem novos caminhos aos alunos que não se identificam com o ensino regular, proporcionando-lhes uma verdadeira realização pessoal e profissional. São por isso considerados um «projeto de responsabilidade social», devendo ser mais e melhor promovidos pelas entidades competentes, a merecer maior investimento por parte do Estado, e mais interação com as empresas e outras instituições regionais. O sucesso escolar destes alunos está igualmente relacionado com a relação de proximidade que mantêm com os diretores de curso, professores acompanhantes de estágio e outros docentes da turma. A realização do estágio no final do curso, um dos momentos mais aguardados pelos alunos, é considerada fundamental e contribui largamente para o sucesso escolar, sendo uma experiência única e enriquecedora ao nível da prática real de trabalho.
- O papel da supervisão pedagógica na mudança paradigmática da prática educativa: a filosofia no centro do currículoPublication . Guerra, Liliana Andreia Batista; Rodrigues, Liliana Maria GonçalvesO presente trabalho de investigação visa averiguar qual é o “Papel da Supervisão Pedagógica na mudança paradigmática da prática educativa”, perspetivando a “Filosofia no centro do Currículo”. Por conseguinte, é um estudo de natureza qualitativa, dada a complexidade do problema que se pretende compreender, dos processos humanos e sociais, do contexto em que a investigação se desenrola e dos resultados esperados. Na investigação empírica, recorreu-se ao método do estudo de caso, por permitir inúmeras possibilidades de exploração e de investigação, bem como de concretizar os objetivos específicos propostos, nomeadamente, reconhecer os limites e as potencialidades da Supervisão Pedagógica na promoção de uma mudança paradigmática das práticas educativas; refletir sobre a possibilidade de a Filosofia se constituir como uma proposta curricular que abranja todos os ciclos de ensino não superior; confrontar as perceções teóricas que professores e alunos têm da Filosofia e da sua utilidade; reconhecer a relevância da Filosofia no Sistema Educativo Português e reconhecer as potencialidades da Filosofia na promoção de mudanças nas práticas educativas. A entrevista (semiestruturada) foi a técnica de investigação e de recolha de dados adotada, por permitir obter direta e imediatamente a informação pretendida, junto dos sujeitos da amostra (seis professores e cinco alunos). Para a análise dos dados implementou-se o método de análise de conteúdo. A partir das perceções recolhidas junto dos participantes na investigação e da sua análise crítica e cuidada, foi possível responder às questões da investigação e depreender que urge uma mudança paradigmática das práticas educativas, que pode ser concretizada com o contributo da Filosofia a dois níveis: a partir da aliança entre a Filosofia (ou a atitude filosófica que esta implica) e a Supervisão Pedagógica, bem como por via da extensão curricular da Filosofia a todos os ciclos de ensino não superior.
- O supervisor pedagógico e a (in)disciplina na escola: representações, relações e contributosPublication . Freitas, Márcio Paulino Nóbrega de; Bento, António Maria VelosoEsta investigação fundamenta-se na problemática da indisciplina; aponta a indisciplina como um fenómeno iminente nas escolas, gerador de uma atmosfera de insegurança, que corrompe as condições de aprendizagem, que ofende a dignidade de professores e funcionários, compromete o seu desempenho e cria ansiedade nos pais. Este conhecimento empírico conduz ao problema de investigação: o acompanhamento e orientação colaborativa dos professores por um supervisor pedagógico, dinamizador da prática e do conhecimento metodológicos para a excelência na gestão disciplinar, são favoráveis à diminuição da ocorrência de situações de indisciplina na escola? Uma investigação que considera como universo de estudo os professores e diretores de Primeiro Ciclo do Ensino Básico do Ensino Público da Região Autónoma da Madeira, por recurso a uma amostra aleatória, na qual são utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário e o guião de entrevista. O tratamento e análise de dados são realizados num plano misto de correlação das metodologias quantitativa e qualitativa, com vista aos seguintes objetivos: obter as representações dos professores sobre o fenómeno de indisciplina (causas, indicadores/manifestações, soluções); conhecer as estratégias, os mecanismos e/ou os instrumentos criados e operacionalizados nas escolas com vista à gestão da disciplina; definir o perfil ideal de supervisor pedagógico capaz de auxiliar, criteriosamente, na construção da disciplina escolar; determinar o âmbito de atuação e/ou nível de interferência do supervisor pedagógico de modo a ser um contributo para a construção da disciplina na escola. Um estudo que permitiu concluir que a indisciplina está presente nas escolas de Primeiro Ciclo do Ensino Público da Região Autónoma da Madeira e que a supervisão pedagógica disciplinar é reconhecida como um mecanismo de desenvolvimento profissional vantajoso, capaz de apoiar os professores e a instituição escola na requalificação da prática pedagógica e na superação dos problemas disciplinares. Um estudo que permitiu traçar o perfil de um supervisor pedagógico disciplinar com caraterísticas específicas e definir as singulares competências da sua atuação.
- Voleibol de praia: a importância de um instrumento de observação e registoPublication . Casanova, Rodrigo Miguéis; Prudente, João Filipe Pereira Nunes; Sousa, Duarte Filipe JesusA análise dos Jogos Desportivos Coletivos tem sido alvo de um crescente interesse por parte de investigadores e treinadores, havendo inúmeros trabalhos de investigação realizados neste âmbito, não sendo o Voleibol de Praia (BVB) exceção. Com a urgência de saber mais sobre o BVB, para poder intervir sobre o mesmo, surgiu a necessidade de avaliar e conhecer melhor o jogo e saber se a introdução de novas regras trazem as desejadas mudanças nas durações e ações utilizadas, sendo assim necessário criar um sistema de observação e registo adequado. Este estudo visa construir e validar um sistema de observação dos grandes domínios do jogo, criando um instrumento que permita conhecer, compreender, observar, codificar e analisar o jogo (Sousa, 2013), testando a sua fiabilidade e, que permita, comparar comportamentos face a diferentes tipos de regras. Para a realização deste estudo recorremos à Metodologia Observacional e para validar o instrumento “ad hoc” de observação recorreu-se à validação do constructo, por peritagem por um conjunto de 9 experts da modalidade, através da aplicação de um inquérito realizado para o efeito, tendo sido utilizado um valor de corte de 65%. Após construção e validação do instrumento efetuou-se um estudo experimental com uma amostra de 4 jogos Masculinos do campeonato do Mundo de BVB 2015 na Holanda. Os resultados dos testes de fiabilidade intra e interobservadores do coeficiente Kappa foram superiores a 0,87, e o teste de generalização obteve 99.84% da variância explicada associada à faceta categorias e o índice G (relativo e absoluto) obtido (0,999) demostrando um elevado nível de fiabilidade e de precisão. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que o instrumento construído para verificar se a introdução das novas regras no BVB trazem ou não as mudanças desejadas pela modalidade, quer nas durações, quer nas ações utilizadas, se mostra adequado para o efeito.
- Os projetos estruturantes "Tempos de Arte Literária" e "Festival Anual da Canção Estudantil"Publication . Silva, Cristiano Rios da; Brazão, José Paulo Gomes; Portela, Girlene LimaO modelo de Escola que possuímos não contribui para a formação de indivíduos para atuarem na sociedade moderna e também dificulta a aplicação de novas concepções voltadas para uma adaptação qualitativa destes indivíduos. A presente pesquisa buscou analisar a prática pedagógica existente nos Projetos Estruturantes “Festival Anual da Canção Estudantil” (FACE) e “Tempos de Arte Literária” (TAL), implementados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia em sua rede de escolas, e perceber se esses projetos configuram-se ou não como práticas pedagógicas inovadoras que buscam responder à demanda atual por educação. O estudo consistiu em analisar as contribuições advindas dos referidos projetos para a construção de uma prática pedagógica que possibilite ao mesmo tempo uma inserção social qualitativa dos alunos e uma formação enquanto indivíduo emancipado e autônomo. A inovação pedagógica implica em mudanças na cultura escolar, e a utilização do método etnográfico passa a ser de suma importância em uma pesquisa que busca justamente compreender e analisar essas mudanças. Adotando uma pesquisa de abordagem etnográfica, o presente estudo buscou descrever o desenvolvimento dos projetos analisados levando em consideração a cultura da escola estudada. Como resultado da análise, foi constatado que as práticas pedagógicas dos referidos projetos levam em consideração a não imposição e a liberdade para aprender, respeitando o direito que cada pessoa tem de utilizar sua experiência da maneira que lhe é própria, o que possibilita a construção de sentidos individuais através da valorização da experiência e do comportamento volitivo. Colocar a experiência individual como foco das interações e as necessidades do aprendiz como fundamento da intervenção constitui uma contribuição significativa desses projetos para a construção de uma prática pedagógica inovadora.
- Modelos de supervisão pedagógica: um estudo de caso entre o sector público e o sector privado na R.A.M.Publication . Ferreira, Sara Carolina Granito; Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasO presente trabalho tem como objetivo principal dar uma visão mais ampla sobre a importância da Supervisão Pedagógica em duas instituições de educação da Região Autónoma da Madeira (RAM), sendo que uma é do setor público e outra do setor privado. O meu trabalho incidiu numa investigação científica, de natureza qualitativa, onde foram entrevistados dois diretores e dois supervisores de duas escolas de ensino básico, de natureza pública e privada, de dois diferentes estabelecimentos, através de entrevistas semiestruturadas. Após uma recolha efetiva dos dados procedi à análise dos mesmos utilizando uma perspetiva qualitativa do tipo descritivo, através do apuramento dos dados recolhidos entre as quatro entrevistas e subsequentemente o cruzamento entre os dados das entrevistas e os dados que foram recolhidos a priori para a análise de conteúdo. O objetivo deste trabalho é encontrar as variações inerentes aos processos da Supervisão Pedagógica e a sua relação com o desempenho da carreira docente em ambos os sectores público e privado, visando o discurso oficial e verificando a existência de alguma concomitância entre o que foi preconizado na teoria dos Modelos da Supervisão pedagógica e na sua prática. Como sabemos, cada vez é maior a complexidade da sociedade vigente e subsequentemente maior a complexidade das escolas, conceitos que se interligam pois uma está inerente à outra sendo que funcionam em “consonância”. A Supervisão não será uma “panaceia” mas poderá com certeza ajudar a colmatar algumas das lacunas que persistem no tempo.
- Universidade sénior: organização, administração e liderança: um estudo de caso na Região Autónoma da MadeiraPublication . Pita, Rosemary Alves Bastos; Bento, António Maria VelosoEnvelhecer é uma etapa inevitável da vida. Uma fase que todos temem pela sua chegada. No entanto, existem muitas maneiras de enfrentar esse momento de forma saudável e com dignidade, através do desenvolvimento de atividades, da prática de exercícios, da ampliação de conhecimentos e melhoramento do convívio social. As Universidades Seniores ou Universidades para terceira idade, são uma resposta social e educativa para os seus utilizadores. Como instituições de formação permanente, procuram desenvolver atividades a nível social, cultural e de aprendizagem, mantendo assim os seus utentes mais ativos. Este estudo de investigação consistiu num estudo de caso, realizado segundo o método qualitativo, com entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário, numa Universidade Sénior. Teve como objetivo principal estudar a instituição em todo o seu contexto, desde a organização até às práticas de liderança. O estudo permitiu-nos concluir que existem organizações atuantes na área sénior que se destacam de outras organizações, principalmente, pela qualidade dos serviços prestados à sociedade. Essa conquista é fruto de um grande trabalho realizado por “trás dos bastidores”, ou seja, a excelência nos serviços é possível quando existe um compromisso para a realização de uma administração bem-sucedida. Entretanto, para haver tal êxito é necessário que as pessoas que estão à frente destas instituições, a gerir e a praticar diretamente as suas formas de liderança, estejam comprometidas e aptas a dedicar o seu tempo de trabalho em nome da eficácia naquilo que fazem e no bem-estar da organização em todos os níveis. Concluímos também que os alunos da Universidade Sénior gostam da forma que os responsáveis lideram a instituição e que estar na universidade os ajuda a manter-se ativos. Os responsáveis pela instituição, por sua vez, empenham-se em realizar um bom trabalho em prol do bem-estar dos seniores.
- A liderança do mediador pessoal e social na inclusão escolar dos reclusos: estudo de caso num estabelecimento prisionalPublication . Francisco, Ana Lúcia de Barros Freitas; Mendonça, Alice Maria Justa FerreiraA presente investigação subordinada ao tema: A liderança do mediador pessoal e social na inclusão escolar dos reclusos abordou a temática da mediação dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) num estabelecimento prisional no sentido de compreender a liderança do mediador pessoal neste contexto específico. A investigação decorreu num estabelecimento prisional português e os sujeitos de investigação foram os mediadores pessoais e sociais destes cursos e os respetivos formandos. De modo a compreendermos as diversas contribuições e perspetivas das temáticas adjacentes ao estudo, efetuámos um levantamento bibliográfico suportado por referenciais teóricos. Nesta investigação empregámos uma metodologia de cariz qualitativo remetendo para um estudo de caso, facultando-nos uma visão abrangente do fenómeno estudado. Os instrumentos utilizados para recolher os dados imprescindíveis deste estudo foram os inquéritos por questionário e as entrevistas. Realizámos uma pesquisa documental, bibliográfica e legislativa com o intuito de contextualizarmos a temática em estudo. Os resultados da investigação sugerem que, para a maioria dos formandos dos Cursos EFA do estabelecimento prisional em estudo, o papel dos mediadores pessoais e sociais é importante, já que, além de serem o elo de ligação entre os diversos intervenientes do processo educativo motivam e auxiliam e os formandos no seu reingresso ao sistema de ensino e desenvolvem atitudes no sentido destes permanecerem e concluírem o ciclo de estudo.
- Controlo do diagrama de radiação em meios com desvanecimentoPublication . Bort, Juan Carlos de Abreu; Azevedo, Joaquim Amândio RodriguesO principal objetivo desta dissertação de mestrado foi o estudo de várias soluções de modo a controlar o diagrama de radiação de um agrupamento de antenas em meios com desvanecimento. Inicialmente obtiveram-se os parâmetros essenciais das antenas utilizadas, nomeadamente o diagrama de radiação e o ganho. Desenvolveu-se um sistema para medir os diagramas de radiação de forma automática e com uma resolução abaixo de 2º através de um servo motor. Uma aplicação implementada em MatLab realiza o controlo do motor e desenha o diagrama de radiação em tempo real. Para as medições realizadas na câmara anecoica, bem como para as medições de propagação do sinal no meio com vegetação, desenvolveu-se um sistema que interliga a antena recetora com o computador portátil de forma a obter os valores de potência do analisador de espetro. Tendo-se o conhecimento dos parâmetros das antenas, realizaram-se as medições no meio com vegetação, caracterizado por troncos e folhas no percurso da propagação do sinal. Foram realizadas medições para 5 distâncias diferentes 20, 40, 60, 80 e 100 metros com ganhos a variar desde os 3 até os 15,6 dBi. As medições foram realizadas com uma antena monopolo como emissora para uma frequência de 2,42 GHz. Através dos resultados obtidos aferiu-se um aumento da atenuação à medida que se passa por meios mais obstruídos, sendo que para a distância de 20 metros os diagramas obtidos aproximam-se aos diagramas obtidos na situação de espaço livre. Também verificou-se para as distâncias de 60, 80 e 100 metros um grande aumento da atenuação à medida que o ganho da antena recetora aumenta. Desta forma, o melhor tipo de antena para estas distâncias podem ser as antenas omnidirecionais devido a que conseguem receber maior potência em relação às antenas diretivas. Foram estudadas várias topologias de deslocadores de fase, bem como algumas soluções que derivam da mesma. De modo a controlar o diagrama de radiação desenvolveu-se um sistema de comunicação mecânico e um eletrónico, para uma frequência de operação de 2,42 GHz. O sistema de comunicação mecânico é constituído para um motor de passo e uma antena suspensa, sendo o controlo do mesmo realizado através de um microcontrolador. O sistema de comunicação eletrónico é constituído por um agrupamento de 4 antenas suspensas ligadas a uma malha de alimentação. O estado de ativação de cada antena é realizado através de díodos PIN os quais são controlados por um microcontrolador. Os sistemas foram testados de forma a avaliar o seu desempenho, sendo que o sistema mecânico apresentou menor perdas de inserção em relação ao sistema eletrónico.
