Browsing by Issue Date, starting with "2023-01"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Food quality 4.0: from traditional approaches to digitalized automated analysisPublication . Hassoun, Abdo; Jagtap, Sandeep; Garcia-Garcia, Guillermo; Trollman, Hana; Pateiro, Mirian; Lorenzo, José M.; Trif, Monica; Rusu, Alexandru Vasile; Aadil, Rana Muhammad; Šimat, Vida; Cropotova, Janna; Câmara, José S.; Câmara, Joséthe increasing demand for healthier and more nutritious food products. Traditionally, food quality is determined using a range of destructive and time-consuming approaches with modest analytical performance, underscoring the urgent need to develop novel analytical techniques. The Fourth Industrial Revolution (called Industry 4.0) is progressing exponentially, driven by the advent of a range of digital technologies and other innovative tech nological advances. “Food Quality 4.0” is a new concept referring to the use of Industry 4.0 technologies in food analysis to achieve rapid, reliable, and objective assessment of food quality. In this review, we will first discuss the fundamentals and principles of Food Industry 4.0 technologies and their connections with the Food Quality 4.0 concept. Then, the most common techniques used to determine food quality will briefly be reviewed before highlighting the advancements made in analytical techniques to assess food quality in the era of Industry 4.0. Food Quality 4.0 is characterized by growing digitalization and automation of food analysis using the most advanced technologies in the food industry. Key aspects of Food Quality 4.0, including, among others, non destructive fingerprinting techniques, omics technologies and bioinformatics tools, Artificial Intelligence and Big Data, have great potential to revolutionize food quality. Although most of these technologies are still under development, it is anticipated that future research will overcome current limitations for large-scale applications.
- Controlo por orientação de campo de um motor de indução para aplicação automotivaPublication . Gonçalves, José David Rodrigues; Barros, João Dionísio SimõesAtualmente existe uma preocupação crescente com a poluição atmosférica, nomeadamente a emissão de gases de efeito estufa. Existe ainda uma crescente preocupação com a utilização de combustíveis fósseis para a locomoção, combustíveis esses provenientes de uma fonte limitada e não renovável. Assim sendo, é cada vez mais importante procurar alternativas à utilização de veículos movidos a combustíveis fósseis. Neste trabalho, procurou-se desenvolver um protótipo de um carro elétrico, utilizando uma máquina assíncrona juntamente com a técnica de controlo por orientação de campo do rotor, de modo a controlar o binário da máquina e, dessa forma, controlar a velocidade do carro. Em conjunto com a máquina assíncrona, utilizou-se um conversor trifásico bidirecional, o qual foi controlado através de modulação por largura de impulso (PWM), permitindo não só fornecer energia à máquina assíncrona a partir de uma bateria DC, como também receber energia da máquina assíncrona quando esta opera como gerador, travando assim o carro. De modo a controlar a máquina assíncrona, implementou-se controladores PI (Proporcional-Integral) para controlar as correntes direta e em quadratura, assim como controlar o binário e o fluxo da máquina. Também foi implementado um controlador PI para controlar a velocidade de rotação da máquina, permitindo assim a realização de testes em laboratório. O desempenho da máquina assíncrona, sendo controlada através de orientação de campo do rotor, foi simulado na plataforma MATLAB/Simulink, onde foi analisado o comportamento do motor e do carro, para situações de subida, descida e plano. Por fim, implementou-se o controlo do motor na prática, onde foi possível comprovar os resultados obtidos através das simulações, tendo sido possível verificar a viabilidade da utilização de uma máquina assíncrona em conjunto com a técnica de controlo por orientação de campo do rotor para propulsionar um carro.
- Diversidade religiosa na Região Autónoma da Madeira – De 1420 até à atualidadePublication . Sousa, Ricardo Freitas; Carita, Rui; Reis, TelmoDecorridos mais de seis séculos da viagem de reconhecimento oficial à ilha da Madeira (1420 - 2022), a religião está indiscutivelmente associada à sua história, desde o desembarque na mítica baía de Machico, até à celebração da primeira Missa no mesmo local, pelos frades franciscanos, no dia da visitação de Santa Isabel (2 de julho). Assim sendo, o tema selecionado é a Diversidade Religiosa na Região Autónoma da Madeira – De 1420 até à atualidade. Passados mais de 600 anos das religiões na Madeira, já estava em falta um trabalho de investigação que abrangesse as principais religiões e os novos movimentos religiosos que surgiram aproximadamente a partir de 1930. Por outro lado, não se pretende menosprezar os trabalhos que têm vindo a ser publicados sobre subtemas específicos que compõem o percurso das religiões na Madeira. Pelo contrário, servem de suporte para a elaboração da Dissertação, com o intuito de alicerçar e de ilustrar todos os dados e informações referidos. É de informar, que as principais religiões, bem como os novos movimentos religiosos serão abordados sem rodeios, jamais encobrindo algum episódio que possa manchar o percurso das religiões na Madeira, como a perseguição religiosa praticada na Madeira e todas as consequências que acarretou. É de sublinhar, que a Dissertação é norteada por três pilhares fundamentais para a sua elaboração, nomeadamente, o cuidado, a sensibilidade e a complexidade, com o intuito de não provocar reações negativas, bem como de não ferir as suscetibilidades dos fiéis / seguidores. A Dissertação tem como principal objetivo proporcionar uma síntese dos principais momentos das religiões na Madeira ao longo dos mais de 600 anos.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Barros, Catarina Isabel Barbosa; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaConsidere-se o presente relatório de estágio como um compêndio do conhecimento e de todas as experiências pedagógicas vividas no decorrer de um percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Segmentado em duas partes distintas que se complementam (Parte I - Enquadramento Teórico e Metodológico e Parte II - Intervenção Pedagógica), este relatório tem como propósito partilhar, retratar, fundamentar e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Pré-Escolar (Sala dos Moranguinhos, Infantário Semi Internato de Santa Clara) e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º A e 4.º A, Colégio do Marítimo). Enfatize-se que a primeira parte abarca as bases teóricas e metodológicas que fundamentam as práticas pedagógicas desenvolvidas, sendo que a segunda parte compreende a descrição e a reflexão de determinados momentos de aprendizagem vivenciados nas diversas intervenções. Com o propósito de evidenciar uma postura crítica e reflexiva, recorreu-se à metodologia de Investigação-Ação para identificar e, posteriormente, colmatar as problemáticas identificadas em cada grupo/turma. Assim, procurou-se responder às seguintes questões problema: “Como promover competências de trabalho em grupo na Sala dos Moranguinhos?”, “Como fazer com que as crianças aprendam a gerir situações de conflito promovendo relações interpessoais de qualidade na turma do 1.º A?” e “Como é que os alunos do 4.º A poderão sentir-se mais motivados para a escrita?”. Assim, todos os aspetos que se explanam neste relatório representam o culminar de tudo aquilo que contribuiu para o meu percurso de formação, assim como para a minha futura prática profissional.
- Home Assistant versus HubitatPublication . Ferreira, Josué Duarte de Sousa; Baras, Karolina; Gomes, Luís Armando de Aguiar OliveiraA tecnologia da Internet das Coisas (ou Internet of Things) faz com que cada objeto que esteja à nossa volta permaneça ligado a Internet sem necessidade de qualquer intervenção humana, por outras palavras pode estabelecer a comunicação diretamente com outras máquinas. A mesma situação acontece nas nossas casas, que começaram a incorporar parte da tecnologia IoT, visto que os dispositivos inteligentes se tornaram cada vez mais acessíveis para qualquer utilizador que esteja interessado. Geralmente, os dispositivos inteligentes fazem parte de apenas uma aplicação de um determinado fabricante, mas opcionalmente, podemos implementar os dispositivos em sistemas operativos que permitem controlar múltiplos dispositivos inteligentes de vários fabricantes. Este documento explora este tópico dos sistemas operativos para casas inteligentes, estudando os dois sistemas, Home Assistant e Hubitat que foram propostos para o desenvolvimento desta tese. Esta tese fornece uma visão geral do conceito das casas inteligentes e explora os conceitos e os projetos que estejam relacionados com tema, descrevendo as arquiteturas, as vantagens e as desvantagens ao comparar estes dois sistemas.
- Caraterização do setor da construção na MadeiraPublication . Rodrigues, Maria Lilibeth José de Freitas; Lobo, Paulo Renato Camacho da SilvaA Madeira pela sua localização geográfica favorece a economia com as qualidades existentes no clima e nos solos, atributos que fazem desta região um local aprazível principalmente para o setor turístico. Neste contexto, e por forma a mitigar os efeitos dos condicionalismos a que está sujeita, a Região usufrui de apoio financeiro por parte da Europa, uma vez que é considerada como uma Região Ultraperiférica (RUP) pelo seu afastamento, pela sua pequena dimensão, relevo, clima, insularidade e dependência económica relativamente a alguns produtos, condições que acabam por interferir no seu desenvolvimento. Nesta dissertação carateriza-se o setor da construção na Região Autónoma da Madeira, tendo em conta a importância dos seus principais indicadores, bem como o comportamento e os impactos que advém do desempenho dos mesmos. Para tal, optou-se por uma metodologia subdividida em duas vertentes, uma associada à pesquisa bibliográfica, onde também se inclui a recolha de dados estatísticos relacionados com o setor da construção, e uma outra em que a pesquisa está direcionada para a realidade vivida neste setor, tendo sido realizado um inquérito a várias empresas em atividade na Madeira, usado para analisar e comparar as duas vertentes de investigação. Com base na pesquisa bibliográfica e nos casos de estudo, verificou-se que a competitividade existente entre as empresas do setor está associada com a qualidade e a distinção das mesmas no que se refere à concorrência, fatores motivados pelo mercado onde exercem a atividade, que se repercutem na evolução das mesmas, assim como no próprio mercado.
- Nexus BRaNT Backoffice para BRaNTPublication . Cunha, Érica Filipa Dias; Quintal, Filipe Magno de Gouveia; Almeida, Yuri Aristides da Silva Godinho deNa área da saúde, a utilização de tecnologias está em crescimento e pode ser aplicadas, em áreas como: gestão de recursos médicos, de pacientes, financeira e clínica. A utilização de sistemas para gestão de pacientes e reabilitação cognitiva está em constante evolução e atualmente existem algumas plataformas nesta área, cada qual com as suas vantagens, mas também com diversas limitações. Esta tese está enquadrada no projeto de investigação Belief Revision applied to Neurorehabilitation Therapy (BRaNT - Projeto PTDC/CCI-COM/30990/2017 financiado pela FCT). Foi desenvolvida uma plataforma online, chamada NexusBRaNT, sendo esta o backoffice do projeto BRaNT. Esta plataforma web tem como público-alvo os profissionais de saúde que realizam reabilitação cognitiva (psicólogos, neuropsicólogos, terapeutas, entre outros). Tem como principais funcionalidades a gestão de pacientes, a gestão de avaliações neuropsicológicas e a gestão de treinos cognitivos. Paralelamente à plataforma desenvolvida, foi implementada uma API REST que dá suporte à plataforma web e ao sistema externo das atividades cognitivas. Tem como principal objetivo responder aos pedidos solicitados, sendo estes: inserção, atualização, eliminação e obtenção dos dados pretendidos para serem apresentados na plataforma ou solicitados por outros elementos do projeto para as atividades cognitivas desenvolvidas pelos mesmos. Foram realizados testes de usabilidade a 16 participantes, divididos em 3 grupos: estudantes de mestrado, profissionais de saúde da área de psicologia e as profissionais de saúde do projeto BRaNT. O protocolo do teste de usabilidade incluiu algumas fases, tais como: a utilização do sistema e a resposta do questionário SUS. Através dos testes de usabilidade foi possível realizar avaliação qualitativa e quantitativa acerca da plataforma. Ambas as avaliações tiveram resultados positivos, sendo a variedade instrumentos de avaliação à escolha, os dados normativos, a interpretação clínica nas avaliações neuropsicológicas, o cálculo automático do perfil cognitivo e da interpretação clínica e a visualização da performance e progresso nas sessões de treinos, as funcionalidades mais enaltecidas pelos participantes. De modo geral os participantes indicaram que a plataforma era intuitiva, de fácil utilização, percetível e apelativa. Além disso, o sistema implementado foi também utilizado durante um mês e meio num estudo piloto desenvolvido pelo projeto de investigação, onde pode-se comprovar o bom funcionamento da plataforma web e da API (tanto no NexusBRaNT como no sistema externo).
- Indigenous yeasts in Madeira wines: impact on the physicochemical and sensorial characterizationPublication . Miranda, Andreia Fátima Santos; Marques, José Carlos AntunesO Vinho Madeira é produzido pela fermentação espontânea através de leveduras indígenas presentes em uvas e adegas. A crescente exigência dos consumidores leva à necessidade de uniformizar o processo de vinificação. O presente trabalho visa avaliar a composição química de vinhos Madeira produzidos em diferentes adegas e com uvas colhidas de diferentes localizações (sul e norte). Depois, isolar e identificar as leveduras indígenas de mostos da casta Tinta Negra de diferentes localizações e adegas, e avaliar o impacto do uso de 5 leveduras indígenas não-Saccharomyces selecionadas (Hanseniaspora uvarum, Starmerella bacillaris, Pichia terricola, Pichia fermentans e Pichia kluyveri) na produção de vinho Madeira, como culturas puras iniciadoras, na composição química, perfil volátil e características sensoriais. Os resultados mostraram variabilibidade na composição química nas diferentes adegas, e baixa reprodutibilidade entre lotes da mesma adega. Uvas da região sul apresentaram níveis mais elevados de açúcares (196.32 g/L), polifenóis totais (270.18 mg GAE/L) e potencial antioxidante (128.48 mg Trolox/L). Os estudos da microflora de leveduas indígenas envolvidas na produção de vinho Madeira permitiram identificar 11 espécies nas adegas (Hanseniaspora uvarum, Starmerella bacillaris, Pichia kluyveri, Pichia fermentans, Saccharomyces cerevisiae, Torulaspora delbrueckii, Candida apicola, Cystobasidium minutum, Pichia terricola, Cystobasidium slooffiae, e Wicheramomyces anolalus) e 6 espécies nas uvas (Hanseniaspora uvarum, Starmerella bacillaris, Pichia kluyveri, Pichia fermentans, Saccharomyces cerevisiae, and Hanseniaspora opuntiae). Os vinhos produzidos por Pichia spp. demonstraram níveis mais elevados de polifenóis totais (367.68 mg GAE/L), enquanto os vinhos produzidos por Starmerella bacillaris demonstraram maior acidez (9.23 g/L) e menor conteúdo de voláteis (11.26%). O vinho produzido por Pichia kluyveri destacou-se na concentração total de volatéis (24.50%), dos quais 77.35% são estéres, obtendo 37% de preferência dos consumidores, com notas intensas de caramelo e especiarias. Portanto, Pichia kluyveri demonstrou potencial para ser utilizada como cultura iniciadora de fermentação na produção de vinho Madeira.
- Centro de Apoio a Crianças e Jovens. Um ambiente de aprendizagem não formal potenciador de práticas pedagógicas inovadoras?Publication . Figueira, Alícia Ornelas; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO presente estudo, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação- Inovação Pedagógica, tem como objetivo compreender qual a natureza das práticas pedagógicas em um ambiente não formal de aprendizagem, mais propriamente no Centro de Apoio a Crianças e Jovens de Câmara de Lobos (CACJ). A Inovação Pedagógica pressupõe uma quebra de paradigma, privilegiando práticas pedagógicas que permitam a aprendizagem autónoma dos sujeitos. Considerando que a educação não formal é marcada pela descontinuidade, eventualidade e informalidade, que tem como principal característica a flexibilidade quanto ao tempo, ao espaço e aos conteúdos, os ambientes não formais de aprendizagem poderão tornar-se espaços potenciadores de Inovação Pedagógica. A presente investigação é de abordagem qualitativa, de cariz etnográfico, desenvolvendo-se através da imersão da investigadora no ambiente natural dos sujeitos, com vista à compreensão e descrição detalhada do quotidiano do grupo, como também o acesso a formas de entendimento da realidade estudada através dos padrões culturais e significados experienciados no interior do grupo. Desta forma, foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados, com principal destaque para a observação participante, que constituiu os principais recursos da investigação empírica, que se complementou com registos de cariz etnográfico, como o diário de bordo, as notas de campo e as conversas informais recolhidos durante a estada no contexto de estudo. As conclusões desta investigação apontam para o reconhecimento deste ambiente não formal de aprendizagem, como um espaço potenciador de práticas pedagógicas que permitem às crianças e jovens a construção autónoma das suas aprendizagens, através de dinâmicas diferenciadas que promovem a interação entre o grupo e por sua vez a inclusão social.
- Impacto de um programa preventivo com base no treino da força para redução de lesões e incremento da força dos membros inferiores em jogadores de uma equipa de futebol profissionalPublication . Gouveia, Paulo Fabiano Camacho; Sousa, Duarte Filipe Jesus; Henriques, José Ricardo GomesNeste trabalho procuramos estudar em que circunstâncias o treino preventivo influencia o incremento da força dos membros inferiores (ao nível da performance) bem como a diminuição do risco de lesão, tendo por base a aplicação de uma bateria de teste a jogadores de futebol no decorrer da semana de trabalho durante uma época desportiva. O contexto específico do treino para a modalidade requer esforço para encontrar estratégias e métodos para rentabilizar o tempo e espaço no treino, de tal forma que, no nosso entender, a prevenção de lesões e o incremento da performance poderá estar diretamente ligado a estas decisões. Segundo Oliveira (2016), as lesões são classificadas como agudas e crónicas. As lesões agudas ocorrem imediatamente após um microtraumatismo maior, com manifestação de sinais e sintomas precoces, ou mesmo imediatos nos casos mais graves, onde a fase inflamatória aparece com os seus sinais / sintomas característicos. As lesões crónicas mais comuns são as tendinopatias, bursites, apofisites ou enteropatias (lesões nos locais de inserção óssea das estruturas musculo tendinosas) e fraturas de fadiga. Numa primeira fase realizámos uma pesquisa bibliográfica relacionada com o tema, para enquadrar e fundamentar o nosso estudo. Posteriormente, procedeu-se ao levantamento das variáveis a considerar: o impacto do programa preventivo na redução do número de lesões; o impacto do programa preventivo no incremento da força dos membros inferiores e, por fim, o número de lesões durante os períodos de avaliação da época desportiva e sua relação com o tipo de programa preventivo aplicado. A amostra foi composta por 67 jogadores que pertenciam às equipas seniores do Clube Sport Marítimo (Equipa A, B e Sub-23). As avaliações realizaram-se no ginásio, nos momentos de treino. Foi aplicado um questionário adaptado de Morgado (2007, validado por consenso com o objetivo de analisar a importância no desenvolvimento da força dos membros inferiores e a prevenção de lesões através da realização de um programa preventivo no decorrer de uma época desportiva. A versão final do questionário ficou constituída por 22 questões: com respostas rápidas e escolha múltipla, distribuídas por 5 secções. Analisou-se a normalidade das variáveis em estudo através do teste de Kolmogorov-Smirnov. Recorreu-se a estatística descritiva, média e desvio padrão para caracterizar amostra nas variáveis em estudo. O teste Anova de medidas repetidas foi utilizado para analisar as diferenças entre os três momentos nas variáveis em estudo. Para determinar as diferenças entre os dois grupos nos diversos momentos recorremos aos testes Mann Whitney e T-Student através do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 27.0). Os resultados obtidos indicam um aumento da performance dos membros inferiores através da aplicação do plano de força; Todas as avaliações registaram um aumento da performance na relação entre o primeiro com o último momento de avaliação; O número de lesões reduziu da época transata para a época atual tendo em conta apenas os jogadores que deram continuidade ao programa preventivo; A maioria dos jogadores (93.75%) vê o treino de força como um fator importante de prevenção de lesões e aumento da performance na modalidade desportiva; 98.07% dos jogadores que foram submetidos ao programa de treino afirmam que ocorreu um incremento da performance no decorrer da época desportiva. O grupo que não realizou o plano individual de força registou um maior número de lesões.