Livros e capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Livros e capítulos de livros by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Educação e conhecimento: ruturas e desafios na pós-modernidadePublication . Fonseca, Arnaldo Jose Dinis; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséA transição da modernidade para a pós-modernidade representa uma mudança paradigmática significativa, caracterizada pelo questionamento das grandes narrativas, pela fragmentação do conhecimento, assim como pela valorização da subjetividade e da intersubjetividade. A nossa análise pretende examinar as implicações dessa rutura no contexto educacional, destacando os desafios emergentes na construção do saber, destacando como o mesmo se torna cada vez mais interdisciplinar, dinâmico e contextualizado. Por outro lado, a crescente influência da tecnologia e da globalização no conhecimento também é analisada, bem como o impacto da mercantilização do saber e da performance académica sobre a educação contemporânea. São discutidas, ainda, as críticas ao relativismo epistemológico e ao enfraquecimento de uma base axiológica universal, contrastando-as com novas abordagens pedagógicas que promovem uma educação mais inclusiva e crítica. Conclui-se que, apesar das incertezas inerentes à pós-modernidade, o contexto educacional contemporâneo oferece oportunidades para a construção de práticas pedagógicas mais reflexivas e alinhadas com os desafios sociais, culturais e tecnológicos do presente.
- Estudos curriculares: a dimensão crítica na construção do currículoPublication . Rodrigues, Liliana; Rodrigues, Liliana
- Estudos curriculares: teoria e desenvolvimento curricularPublication . Rodrigues, Liliana; Rodrigues, Liliana
- Filosofia da educaçãoPublication . Rodrigues, Liliana; Rodrigues, Liliana
- Michael Apple e a modernização conservadora: reflexões contemporâneas sobre educação e currículo escolarPublication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséO texto aborda a atualidade da visão crítica de Michael Apple sobre a educação e o currículo escolar, analisando a influência das estruturas dominantes e dos interesses sociais, económicos e políticos nesse contexto. Destaca como o currículo pode contribuir para a reprodução de desigualdades, reforçando-se a necessidade de uma educação mais justa e inclusiva. Examina ainda a crítica de Apple às tendências tanto neoconservadoras, como neoliberais, tão atuais, as quais vão promovendo a uniformização e mercantilização do ensino, articuladas na noção de “modernização conservadora”. Essa abordagem é vista como uma ameaça à autonomia dos educadores e à construção de uma pedagogia crítica e emancipadora, ao se impor uma visão reduzida do papel do Estado na educação. O texto enfatiza, ainda, a urgência de resistir a essas tendências, promovendo um currículo alinhado com os ideais de uma sociedade democrática e plural.