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- O desporto como factor de desenvolvimento regional, o caso concreto da RAM: as estruturas organizacionaisPublication . Lopes, Helder; Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, JoãoA rendibilização das estruturas organizacionais do desporto pode ser conseguida ou melhorando os processos e estratégias existentes ou reformulando o quadro global em que consideramos estas estruturas. Esta intervenção é sobre esta segunda possibilidade. O custo da manutenção das infra-estruturas para as actividades desportivas tornou-se insustentável para as entidades estatais que os assumem. Houve um tempo em que foi necessário que estas entidades chamassem a si a responsabilidade de criar as condições mínimas para a implementação destas actividades. Havia também a possibilidade de encontrar financiamentos para a construção de instalações. As condições alteraram-se radicalmente e é preciso encontrar novas soluções até para não perdermos as vantagens alcançadas. Da análise das condições existentes julgamos que a solução mais eficiente, considerando taxas de ocupação, as motivações dos desportistas, os custos reais das actividades, os objectivos visados e outros factores intervenientes, está em fazer com que grande parte dos custos possam ser suportados por populações visitantes (turistas), anulando ou reduzindo muito o custo para as populações locais, os reais proprietários das condições contextuais, mesmo que de uma forma delegada nos seus representantes a nível estatal. Com exemplos dos trabalhos realizados mostraremos como é possível operacionalizar uma mudança de fundo.
- As novas tecnologias e a rotura do processo pedagógicoPublication . Lopes, H.; Rodrigues, A.; Gouveia, É.; Vicente, A.; Prudente, J.; Simões, J.; Fernando, C.
- A didática nas atividades de adaptação ao meio - aprender nósPublication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Simões, Joana; Lopes, HelderNum conceito atual de educação onde se pretende o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo é fundamental que as metodologias utilizadas permitam que a aprendizagem do aluno se centre na capacidade de resolução de problemas e não na reprodução/imitação de técnicas. Nas atividades de adaptação ao meio há uma permanente necessidade do indivíduo se relacionar com o contexto e adaptar-se de modo a dar respostas adequadas, o que faz com que esta problemática ganhe ainda maior enfase. No estudo realizado caraterizámos dois tipos de processos de ensinar nós e aplicámo-los a uma situação concreta analisando os resultados obtidos na capacidade de resolução de problemas. Com base nestes dados relacionámos as implicações destes processos na formação do indivíduo e as vantagens e desvantagens de cada um deles.
- A cultura motora como polo atractor da mudança da escolaPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, AnaA dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
- A Universidade da Madeira e a Educação Física e DesportoPublication . Lino, Luís Sena; Prudente, João
- Seminário Internacional Desporto e Ciência 2017Publication . Fernando, Catarina; Lopes, Helder; Prudente, João; Trindade, Rui; Simões, Joana; Antunes, Hélio
- A personalização da aprendizagem nas atividades desportivas de adaptação ao meioPublication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Lopes, HelderA necessidade de personalizar a aprendizagem do aluno, tornando-o o centro do processo com vista ao desenvolvimento das suas capacidades e potencialidades, é uma premissa consensual. Contudo, nem sempre a praxis é coerente com o quadro conceptual (QC) defendido. O nosso objetivo é ilustrar formas de atuação coerentes com este QC, e aplicar a situações de atividades de adaptação ao meio pressupostos como: i) Compreensão funcional das atividades; ii) Lógica assente em princípios ativos com vista à resolu ção de problemas; e iii) A utilização de uma metodologia de Diagnóstico/Prescri ção/Controlo como estratégia de intervenção. Através da demonstração da utilização deste conjunto de instrumentos preten demos contribuir para a identificação de estratégias de intervenção compatíveis com o QC apresentado.
- O ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão segundo uma abordagem tática ao jogo: um estudo quasiexperimental em alunos do ensino básicoPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Malho, Hélvio; Freitas, Bruno; Oliveira, Ricardo; Gaspar, Maria; Freitas, Duarte; Prudente, João; Lopes, Helder
- A personalização do processo pedagógico - a perceção dos alunosPublication . Lopes, Helder; Simões, Joana; Vicente, António; Prudente, João; Fernando, CatarinaEducar é desenvolver as capacidades e potencialidades de cada um e não formatar em função de padrões pré-estabelecidos. Contudo, o sistema educativo continua, predominantemente, entrincheirado e aprisionado numa escola do século XIX. Não são de hoje as reflexões e propostas para alterar este estado de coisas (veja-se por exemplo, Dewey e Montessori), sendo que atualmente muitos alegam que apesar dos constrangimentos institucionais já fizeram uma rotura que lhes permite educar de forma personalizada. Realizámos um estudo com alunos universitários para caraterizar a sua perceção sobre os comportamentos que lhes foram solicitados ao longo do percurso escolar e verificámos que, independentemente do nível e ano de escolaridade, maioritariamente a Memorização e a Reprodução foram os mais percecionados, enquanto a Criatividade teve um valor residual. Mais um indicador de que a Escola e a Universidade parecem continuar a preparar para o passado.
- Ensino inclusivo nas aulas de educação física: uma reflexão às práticas pedagógicasPublication . Rodrigues, Ana; Prudente, João; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Gouveia, Elvio; Lopes, HelderA publicação de recente legislação como o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, reforça o direito de cada aluno a uma educação assente nas suas potencialidades e necessidades, num contexto de equidade, em que todos devem ter as mesmas oportunidades para explorar os seus limites. Sendo inegável o papel de toda a comunidade educativa na promoção e implementação da inclusão, este trabalho focaliza-se num dos agentes: o professor de Educação Física. Pretende-se assim, equacionar e refletir sobre este docente enquanto promotor de ambientes educativos desafiadores de sucesso, em que se respeita os interesses, a expressão da sua identidade cultural na Educação Inclusiva, bem como inventariar perceções, metodologias e práticas pedagógicas adotadas por estes profissionais no âmbito de uma Educação Inclusiva.
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