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- Problemáticas da educação física IPublication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio R.; Alves, Ricardo; Correia, Ana L.
- A cultura motora como polo atractor da mudança da escolaPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, AnaA dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
- Benefícios da ginástica no desenvolvimento integral do alunoPublication . Correia, Ana LuisaO presente artigo deriva do desafio de se realçar o potencial educativo da Ginástica em contexto escolar e de forma mais específica no âmbito da Educação Física. Através da análise das potencialidades formativas da Ginástica procura-se despertar para as repercussões da vivência da mesma e o seu contributo no processo de desenvolvimento de crianças e jovens. Reflete-se a pertinência da abordagem da Ginástica enquanto matéria de ensino integrada nos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF) assim como a organização curricular desta área, evidenciando a coerência de estruturação dos conteúdos e das metodologias propostas. Para que se atinjam os objetivos educativos e não se desvirtue o ecletismo da formação dos alunos é determinante que os docentes de Educação Física e Desporto conheçam os PNEF, dominem metodologias inerentes às diferentes matérias propostas e partilhem estratégias que garantam a sua consecussão.
- A escola e a integração no meio: a Educação Física como instrumento de atuaçãoPublication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Antunes, Hélio
- O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no alunoPublication . Gouveia, Elvio Rúbio; Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Gouveia, Bruna; Caldeira, Romualdo; Freitas, Rúben; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Marques, Adilson; Kliegel, Matthias; Ihle, AndreasA literacia científica em Educação Física tem proporcionado um aumento signi ficativo do conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem mais apro priadas ao desenvolvimento de competências do aluno, em particular no contexto dos jogos desportivos coletivos. Um exemplo da importância da Educação na pro moção da literacia científica no contexto dos jogos desportivos coletivos é o projeto de investigação “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar”. Esta investigação tem discutido o efeito da utilização de modelos de ensino centrados no aluno, influenciados por ideias construtivistas e cognitivistas. A utilização destas novas abordagens no ensino dos jogos desportivos coletivos é a resposta da Escola à forma como deve preparar os seus alunos para se envolverem de forma positiva em atividades desportivas ao longo da vida.
- Perspetivas de investigação no ensino da educação física: o exemplo do estágio pedagógico do curso de mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundárioPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Lopes, Helder
- A associação entre o estilo de vida e a atitude de alunos do ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação físicaPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Simões, Joana; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Freitas, Duarte; Lopes, HelderEste estudo teve por objetivo o seguinte: investigar a associação entre o estilo de vida e a atitude positiva (EñgEFD) ou negativa (EgEFD) dos alunos sobre a Educação Física (EF). Um estudo de natureza transversal foi conduzido em 243 estudantes (15.6 ±2.5 anos). A informação demográfica, a opinião sobre a EF, e a auto perceção foram avaliados através de questionários. A aptidão física foi determinada a partir da FITNESSGRAM e da EUROFIT. A percentagem de gordura foi estimada a partir das equações de Slaughter et al., (1988). Análises descritivas e o t-test de medidas independentes foram conduzidas nas análises. Nesta amostra, 74.5% dos estudantes afirmam gostar de EDF. Os EgEFD apresentam scores significativamente mais elevados comparativamente aos EñgEFD na força, velocidade/agilidade, força resistência do tronco e resistência aeróbia (p<.007). Os EgEFD têm uma melhor percepção das suas capacidades físicas, assim como referem ter uma boa saúde e adotarem estilos de vida mais saudáveis (p<.001). Os EgEFD apresentam um perfil funcional e psicológico mais saudável, auto percecionam um melhor estado de saúde e preferem envolver-se em atividades físicas em detrimento das atividades sedentárias no seu dia-a-dia.
- A dinâmica de grupo vs individualidadePublication . França, Cíntia; Freitas, Derek; Carvalho, Luísa; Correia, Ana L.A importância das dinâmicas grupais emerge de uma sociedade que necessita de articular diferentes unidades para um desenvolvimento funcional e sustentável, nas suas mais diversas vertentes. A complexidade, presente no processo de interação social, resulta das diferenças existentes entre os indivíduos, assim como dos comportamentos e ideias dos grupos. Neste sentido, torna-se estruturante o estudo e a compreensão desta suposta dicotomia, que parece estar na base do desenvolvimento diferencial da sociedade humana. Na conceptualização de dinâmica de grupo, o conceito de interdependência é fundamental, pois articula as diferentes individualidades, encarando a relação grupal e o indivíduo para além de uma dicotomia concebida. A relação interdependente surge como ponto fulcral quer no relacionamento entre indivíduos do mesmo grupo, quer entre o grupo e o indivíduo, na medida em que num grupo é fundamental que cada indivíduo conheça as suas potencialidades e que as disponibilize para o grupo, assim como o grupo seja um espaço para o indivíduo desenvolver as suas capacidades (Alves & Seminotti, 2006). A análise entre as dinâmicas de grupo e o indivíduo levantam algumas questões, nomeadamente na formação do Homem, em que, a educação escolar contemporânea e não só, apresentam implicações na preparação do aluno para a vida em sociedade, não descurando nunca a sua individualidade. Neste sentido, a disciplina de educação física, bem como a prática regular de atividades desportivas, pelas suas caraterísticas, surgem como um contexto potencial e promotor deste tipo de dinâmicas e interações.
- Didática da educação física: perspetivas, interrogações e alternativasPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Simões, Joana; Alves, Ricardo
- O contributo da educação física na deteção e prevenção de problemas posturais nos alunosPublication . Azevedo, Rogério; Rodrigues, Marçal; Carvalho, Luísa; Correia, Ana Luisa