Loading...
22 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 22
- Estoques de carbono e nitrogênio sob diferentes condições de manejo de um Argissolo Vermelho Amarelo, cultivado com milho doce nos tabuleiros costeiros de SergipePublication . Pedra, Wellma Nascimento; Pedrotti, Alceu; Silva, Tacio Oliveira; Macedo, Fabrício Lopes de; Gonzaga, Maria Isidoria SO objetivo deste estudo foi analisar o efeito de diferentes sistemas de cultivo com plantas de cobertura em sucessão ao milho doce (Zea mays L.) no estoque de C e N do solo, em experimento de longa duração conduzido em um Argissolo Vermelho-Amarelo nos Tabuleiros Costeiros no Estado de Sergipe. Utilizou-se um sistema de faixas experimentais sob parcelas subdivididas, compostos por 12 tratamentos que associam três manejos de solos (parcelas), compostas por sistema de cultivo convencional (CC), cultivo mínimo (CM) e o sistema plantio direto (PD) e, como subparcelas, quatro plantas, sendo duas comerciais [amendoim (Arachis hypogeae), feijão (Phaseolus vulgaris) e duas de cobertura: [guandu (Cajanus cajan) e crotalária (Crotalaria juncea)], com três repetições. No Plantio Direto houve um maior incremento do carbono orgânico total em comparação aos outros sistemas de manejo.Os sistemas Plantio Direto e Cultivo Mínimo foram os que mais contribuíram para o aumento dos teores de nitrogênio total no solo. As plantas de cobertura feijão, amendoim e guandu proporcionaram maiores estoques de carbono, dentro do sistema Plantio Direto. No Cultivo Mínimo o guandu proporcionou maiores estoques de nitrogênio. Os sistemas Plantio Direto e Cultivo Mínimo apresentaram os maiores estoques de carbono e nitrogênio respectivamente, em comparação ao Cultivo convencional, contribuindo para uma melhor sustentabilidade agrícola.
- Contributo para o conhecimento da agrodiversidade no concelho de Santa Cruz, MadeiraPublication . Carvalho, Miguel A. A. Pinheiro de; Ragonezi, Carla; Macedo, Fabrício Lopes de; Antunes, Gonçalo; Freitas, Gregório; Nóbrega, HumbertoO presente trabalho procura analisar as alterações sofridas pela agrodiversidade no território do Santa Cruz. Este concelho localizado na costa sul da Madeira tem 81,5 km2, quatro patamares bioclimáticos e numerosas unidades agroecológicas (UAE). A evolução da agrodiversidade iniciou-se, com o povoamento do Arquipélago, descoberto inabitado em 1418. A agrodiversidade biofísica, específica e intraespecífica aumentou e diversificou-se, devido à construção de agrossistemas, introdução de culturas, sucessão de ciclos agrícolas, adaptação às condições agroecológicas, aparecimento de pragas e doenças e pela ação do homem. Os registos históricos indicam a introdução de um elevado número de culturas, bem como a utilização de 72 espécies agrícolas, no concelho. E, indicam como fundamentais no povoamento e economia as culturas do trigo e as cerealíferas (cevada, centeio), cana-sacarina, vinha e sumagre. Várias outras culturas desempenharam um papel importante na economia do concelho, sendo cultivadas para fins alimentares, comerciais, industriais, culturais ou religiosos. A adaptação destas espécies aos agrossistemas e às condições agroecológicas deu origem a um número indeterminado de variedades locais. Apesar das limitações da documentação disponível, foram encontradas referências a variedades locais cuja cultura remonta há 140 a 500 anos, nomeadamente o Trigo da Serra, castas Malvasia e Tinta Antiga de Gaula, pêra Caniça, Banana da terra, feijão Corno de carneiro e Couve de João Ferino, que podem ser relacionadas com o historial do concelho. Porém, desde meados do século XX, a agrodiversidade sofreu uma drástica redução com a diminuição das áreas cultivadas, o abandono de várias espécies agrícolas e a extinção de variedades locais. A análise desta agrodiversidade foi realizada, a fim de apurar as alterações históricas e geográficas ocorridas na agrodiversidade em onze culturas representativas do concelho, visando a sustentabilidade agronómica.
- UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS TM - LANDSAT 5 PARA ESTIMAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL DIÁRIAPublication . Macedo, Fabrício Lopes de; Dalchiavon, Flávio Carlos; Bertonha, Laerte João; Rodrigues, Ricardo Antonio Ferreira; Silva, Bernardo Barbosa da; Silva, Hélio RicardoOs métodos convencionalmente utilizados para estimar a evapotranspiração fornecem apenas uma quantificação pontual e requerem a implantação de uma ampla rede de estações meteorológicas, tornando esse tipo de medição muito onerosa. A quantificação da evapotranspiração é extremamente importante na modelagem meteorológica e hidrológica, tornando-se indispensável para o manejo hídrico dos sistemas agrícolas. Neste contexto, o presente trabalho foi realizado para estimar a evapotranspiração em uma microbacia hidrográfica de um afluente do Ribeirão Marimbondo, integrando informações derivadas de sensores remotos e modelagem na obtenção de componentes do balanço de radiação solar e da energia de superfície (fluxo de calor sensível, fluxo de calor no solo e fluxo de calor latente). Empregou-se o algoritmo SEBA L (Surface Energy Balance Algorithm for Land) com duas imagens do satélite Landsat 5 – TM datadas de 20/04/2009 e 26/08/2009, correspondendo, respectivamente, ao final do período chuvoso e ao período de seca na região. Verificou-se uma acentuada variação nos valores de todos os parâmetros analisados. Em relação à evapotranspiração real para o mês de abril, os valores máximos obtidos variaram entre 4,411 e 5,283 mm dia-1, enquanto que para o mês de agosto os valores máximos variaram entre 3,580 e 4,631 mm dia-1. Essa variação se deu em virtude da presença de abundâncias variadas de vegetação ao longo dos períodos avaliados. Os resultados obtidos por meio do processo metodológico de aplicação de imagens Landsat 5 – TM, juntamente com o algoritmo SEBAL para estimativa da evapotranspiração real, apresentaram consistência quando comparados pelos dados observados na literatura, de maneira que a técnica utilizada neste estudo pode perfeitamente ser utilizada na gestão de bacias hidrográficas.
- Prediction of the Potential Distribution of Drosophila suzukii on Madeira Island Using the Maximum Entropy ModelingPublication . Macedo, Fabrício Lopes; Ragonezi, Carla; Reis, Fábio; Freitas, José G. R. de; Lopes, David Horta; Aguiar, António Miguel Franquinho; Cravo, Délia; Carvalho, Miguel A. A. Pinheiro deDrosophila suzukii is one of the main pests that attack soft-skinned fruits and cause significant economic damage worldwide. Madeira Island (Portugal) is already affected by this pest. The present work aimed to investigate the potential distribution of D. suzukii on Madeira Island to better understand the limits of its geographical distribution on the island using the Maximum Entropy modeling (MaxEnt). The resultant model provided by MaxEnt was rated as regular discrimination with the area under the curve (AUC, 0.7–0.8). Upon scrutinizing the environmental variables with the greatest impact on the distribution of D. suzukii, altitude emerged as the dominant contributor, with the highest percentage (71.2%). Additionally, elevations ranging from 0 to 500 m were identified as appropriate for the species distribution. With the results of the model, it becomes possible to understand/predict which locations will be most suitable for the establishment of the analyzed pest and could be further applied not only for D. suzukii but also for other species that hold the potential for substantial economic losses in this insular region.
- Função alométrica de biomassa com imagens de satélite de alta resolução espacialPublication . Macedo, Fabrício Lopes de; Sousa, Adélia Maria de Oliveira; Gonçalves, Ana Cristina; Silva, Helio Ricardo; Rodrigues, Ricardo Antonio FerreiraO presente estudo teve como objetivo ajustar funções para estimar por meio de dados de rivados de imagens de satélite de alta resolução espacial, a biomassa total de Eucalyptus spp. em escala local e regional. Para este fim, foram ajustados modelos, combinando os valores de biomassa estimada por meio de parcelas do inventário florestal associadas com índices de vegetação (IV) baseados em imagem do satélite Pléiades. A função com que apresentou melhor performance na estimativa da biomassa total foi aquela que utilizou como variável independente o IV-SAVI (Índice de Vegetação Ajustado ao Solo), apresentando um coeficiente de determinação (R2 ) de 64,6%, no entanto, sem grande diferença para o NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) e SR (Razão Simples). As funções ajustadas poderão ser utilizadas em regiões que apresentem as mesmas espécies, clima e propriedades locais parecidas com as do presente estudo. Esta abordagem pode ser usada como uma ferramenta de baixo custo para produzir estimativas de biomassa em escala local e regional.
- Determinação da evapotranspiração real diária em diferentes usos e ocupação do soloPublication . Macedo, Fabrício Lopes de; Silva, Hélio Ricardo; Romero, Cristhy Willy da Silva; Rodrigues, Ricardo Antonio Ferreira; Marques, Artur PantojaO emprego de técnicas de sensoriamento remoto tem adquirido grande importância em estudos relacionados ao monitoramento dos recursos naturais, propiciando suporte para um gerenciamento mais sustentável dos recursos hídricos. Baseado nessa premissa, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os diferentes componentes do balanço de energia e evapotranspiração, associados aos diferentes usos e ocupações do solo na microbacia Dois Córregos – Selvíria – MS, por meio do algoritmo SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land), utilizando imagens do satélite Landsat 5 – TM adquiridas ao final do período seco e chuvoso da bacia. Os fragmentos de mata apresentam, em relação às áreas com menos cobertura vegetal, menor Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI), maior evapotranspiração e menor valor do Fluxo de Calor Sensível (H), o que promove redução substancial na temperatura da superfície. As áreas com maior exposição do solo além de apresentarem menor evapotranspiração, possuem elevado fluxo de calor sensível, o que impacta a temperatura do ar localmente. A técnica empregada foi capaz de detectar as grandes alterações que ocorrem na evapotranspiração como resultado dos diferentes padrões de cobertura vegetação, que são minimizados na estação chuvosa e realçados na estação seca. Os padrões evapotranspirativos das áreas com maior NDVI são compatíveis com os valores da Evapotranspiração Real Diária ETr registrados nos dias selecionados para a pesquisa.
- Zoneamento Agroclimático da cultura da videira para a Ilha da Madeira - PortugalPublication . Macedo, Fabrício Lopes; Ragonezi, Carla; Carvalho, Miguel Ângelo Almeida Pinheiro deA cultura da vinha possuiu uma elevada importância na produção de vinhos de qualidade na Ilha da Madeira. No entanto para que a produção da cultura venha a produzir de maneira mais satisfatória é extremamente necessário o conhecimento dos locais mais propícios para o desenvolvimento da cultura. O objetivo do presente trabalho foi realizar um Zoneamento Agroclimático para a cultura da videira na Ilha da Madeira, visando fornecer dados para a tomada de decisão de produtores e técnicos na seleção de novos locais para implementação da cultura. Para tanto, foram utilizados dados de 11 estações meteorológicas convencionais localizadas em toda a Ilha da Madeira com períodos de observação de 1961 a 1990. A obtenção do deficit hídrico foi obtida por meio do balanço hídrico proposto por Thornthwaite & Mather. Para o cultivo da videira na Ilha da Madeira, todo litoral Sul da Ilha, assim como boa parte do Norte, são áreas propicias para o desenvolvimento da cultura; no entanto no litoral sul, irrigação complementar é necessária para satisfazer as necessidades hídricas da cultura. Já no litoral Norte é necessário ter alguns cuidados com possível aparecimento de doenças fúngicas, devido aos grandes volumes de precipitação presentes na área.
- Efeito do alumínio em plantas de Pinhão-Manso (Jatropha curcas L.), cultivadas em solução nutritivaPublication . Macedo, Fabrício Lopes de; Pedra, Wellma Nascimento; Silva, Susi Alves da; Barreto, Marcos Cabral de Vasconcellos; Silva-Mann, RenataQuantidades elevadas de alumínio (Al3+) limitam o desenvolvimento de muitas espécies vegetais, inibindo o crescimento de suas raízes. O pinhão-manso (Jatropha curcas L.) tem sido estudado amplamente para a produção de biodiesel e, apesar de ser tolerante em solos com baixa fertilidade, as raízes do pinhão-manso não se desenvolvem em solos ácidos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento e a resposta fisiológica de diferentes acessos de pinhão-manso em doses variadas de alumínio. Plântulas obtidas de sementes provenientes de São Paulo, Minas Gerais e Bahia foram submetidas a estresse de alumínio, nas concentrações 0; 3,0; 4,5 e 6,0 mg L-1 em solução nutritiva, sendo avaliados os parâmetros: massa fresca da parte aérea (MFPA), massa fresca da raiz (MFR), massa seca da parte aérea (MSA), massa seca da raiz (MSR), comprimento inicial da raiz antes da submersão em solução (CIR) e crescimento final da raiz após submersão em solução (CFR). Para as variáveis MFPA, MFR e MSR, os acessos provenientes de Minas Gerais e Bahia apresentaram médias superiores em relação aos de São Paulo. As doses de alumínio diferiram para as variáveis MFR e CFR após submersão em solução, sendo que estes resultados ajustados à equações lineares descendentes. O crescimento da espécie é afetado pela presença de alumínio, mesmo para as menores doses e independe da procedência. As doses de alumínio afetam o crescimento das raízes para todas as procedências, sendo as doses superiores a 3 mg L-1, as mais prejudiciais ao crescimento.
- MODELAGEM DA PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO JACARÉ - SEPublication . Macedo, Fabrício Lopes de; JUNIOR, Arisvaldo Vieira Méllo; MARCELLINI, Silvana Susko; PEDROTTI, AlceuA produção de sedimentos nas bacias hidrográficas constitui um aspecto importante para o planejamento do uso e ocupação do solo. Modelos matemáticos são ferramentas úteis para a análise do problema fornecendo rapidez, praticidade e flexibilidade as simulações de condições atuais e futuras. Neste artigo foi avaliada uma metodologia para simular a produção de sedimentos em distintos cenários de uso e ocupação do solo utilizando de forma combinada a MUSLE, o modelo hidrológico ABC e um SIG. A modelagem utilizada apresentou bom desempenho para fins de planejamento do uso e ocupação do solo, bem como para o planejamento agrícola e ambiental.
- Above-ground biomass estimation for Quercus rotundifolia using vegetation indices derived from high spatial resolution satellite imagesPublication . Macedo, Fabrício L.; Sousa, Adélia M. O.; Gonçalves, Ana Cristina; Marques da Silva, José R.; Mesquita, Paulo A.; Rodrigues, Ricardo A. F.The estimation of vegetation parameters, such as above-ground biomass, with high accuracy using remote sensing data, represents a promising approach. The present study develops models to estimate and map above-ground biomass of Mediterranean Quercus rotundifolia stands using one QuickBird satellite image in pan-sharpened mode, with four multispectral bands (blue, green, red and near infrared) and a spatial resolution of 0.70 m. The satellite image was orthorectified, geometrically and radiometrically corrected. Object-oriented classi fication methods and multi-resolution segmentation were used to derive a vegetation mask per forest species. Data from forest inventory (24 plots) and vegetation indices (NDVI, EVI, SR and SAVI) derived from high spatial resolution satellite images were used for an area of 133 km2 , in southern Portugal. The statistical analysis included correlation, variance analysis and linear regression. The linear regression models fitted included the arithmetic mean and the median values of the vegetation indices per inventory plot as explanatory variables. The overall results of the fitted models show a trend of better performance for those with the median value of the vegetation index as the explanatory variable. The best fitted model (R2 = 75.3) was associated with the Simple Ratio (SR) median value as an explanatory variable. A Quercus rotundifolia above-ground biomass map was produced.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »