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  • A excelência no ensino: o papel do professor na transformação do aluno
    Publication . Antunes, Hélio; Rodrigues, Ana; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Gouveia, Élvio; Lopes, Helder
    A qualidade do ensino está dependente de uma interação constante entre o pro fessor e o aluno. Inúmeras investigações estudam a excelência no ensino centran do-se no perfil de competências do professor, mas convém salientar que, indepen dentemente das características que lhe sejam reconhecidas, este deverá ter como premissa fundamental da sua atuação, a transformação social do aluno, levando-o a problematizar, pesquisar e refletir permanentemente. Tal como preconizado por Freire (2002), o ato educativo só ganha significado quando o professor caminha lado a lado com o aluno, respeitando a sua autonomia e identidade.
  • A escola e a integração no meio: a Educação Física como instrumento de atuação
    Publication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Antunes, Hélio
  • O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no aluno
    Publication . Gouveia, Elvio Rúbio; Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Gouveia, Bruna; Caldeira, Romualdo; Freitas, Rúben; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Marques, Adilson; Kliegel, Matthias; Ihle, Andreas
    A literacia científica em Educação Física tem proporcionado um aumento signi ficativo do conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem mais apro priadas ao desenvolvimento de competências do aluno, em particular no contexto dos jogos desportivos coletivos. Um exemplo da importância da Educação na pro moção da literacia científica no contexto dos jogos desportivos coletivos é o projeto de investigação “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar”. Esta investigação tem discutido o efeito da utilização de modelos de ensino centrados no aluno, influenciados por ideias construtivistas e cognitivistas. A utilização destas novas abordagens no ensino dos jogos desportivos coletivos é a resposta da Escola à forma como deve preparar os seus alunos para se envolverem de forma positiva em atividades desportivas ao longo da vida.
  • Contributo das tecnologias na promoção de uma literacia para a saúde
    Publication . Rodrigues, Ana; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Alves, Ricardo; Lopes, Helder
    O desenvolvimento tecnológico e o acesso as novas tecnologias tem crescido de forma exponencial nas últimas décadas, sendo inegável a sua presença no quotidiano das crianças e jovens. Contudo, a utilização das tecnologias como meio de aquisição e desenvolvimento do conhecimento científico, de competências e de aptidões no contexto escolar é ainda limitado. Com este trabalho pretende-se explorar e refletir sobre as potencialidades das tecnologias, como ferramentas de apoio no desenvolvimento do conhecimento científico, apresentando propostas de trabalho transdisciplinar, com o contributo da Educação Física e a promoção de uma literacia para a saúde. Pretende-se neste contexto, o desenvolvimento dos alunos de forma integrada, portadores de conhecimento científico que permita tomar decisões conscientes numa sociedade em constante muta
  • A personalização do processo pedagógico – o diálogo professor-aluno
    Publication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Prudente, João; Antunes, Hélio; Gouveia, Élvio
    Um processo pedagógico que vise o desenvolvimento das capacidades e poten cialidades do aluno, tem de ser personalizado. A perceção que o aluno tem da escola, das metodologias, das matérias, de si próprio e das relações com os outros, não pode ser subestimada no planeamento, implementação e controlo do processo. No âmbito do projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, in tervir, transformar (EFERAM-CIT)”, esta variável tem assumido uma importância acrescida, permitindo dar resposta às necessidades e motivações do aluno sem se perder a coerência programática. Os resultados obtidos evidenciam que, ter em consideração a perceção do aluno sobre as diferentes vertentes do processo pedagógico, facilita o permanente diálo go professor-aluno, potenciando o desenvolvimento do espírito crítico na linha do que é defendido por Paulo Freire.
  • O apoio tecnológico à adoção de um estilo de vida ativo e sustentável
    Publication . Lopes, Helder; Gouveia, Élvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Prudente, João; Antunes, Hélio; Rodrigues, Ana
    A adoção de um estilo de vida ativo e sustentável pode ser potenciada se existir a consciência daquilo que efetivamente se faz ou deveria fazer. A utilização de meios tecnológicos que permitem uma monitorização dos pro cessos pode assumir um papel importante nessa consciencialização. Com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criamos condições para uma abordagem transdisciplinar potencian do intervenções pedagógicas que promovem, de forma lúdica, a adoção de estilos de vida ativos e sustentáveis. Através da utilização de smartphones, smartwatchs, pedómetros, etc. que permi tem registar de forma integrada, por exemplo, a atividade física, os hábitos alimen tares e a respetiva pegada ecológica, tem sido possível desenvolver um processo pe dagógico que potencia o espírito crítico e a tomada de decisão consciente perante os desafios a que se tem de dar resposta.
  • Educar para a felicidade: um grande desafio para a educação
    Publication . Alves, Ricardo; Rodrigues, Ana; Gouveia, Élvio; Correia, Ana Luisa; Antunes, Hélio; Lopes, Helder
    A responsabilidade que temos para com as novas gerações, tendo em conta o contexto social atual e a incerteza perante o futuro, coloca-nos desafios e responsa bilidades sem precedentes. Concomitantemente, a forma como educamos, as oportunidades que criamos, os estímulos que provocamos e a forma como gerimos o processo educativo pode rão ser fundamentais para que os alunos adquiram conhecimentos e competências transversais para a vida, aumentando a probabilidade de serem pessoas equilibra das, competentes e autónomas. Neste contexto, a Educação para a Felicidade poderá traduzir-se num conjunto de objetivos, princípios e estratégias na prática pedagógica que poderão marcar a diferença no futuro de cada aluno e, consequentemente, da nossa sociedade.