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- Problemáticas da educação física IPublication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio R.; Alves, Ricardo; Correia, Ana L.
- Educar para a cidadania num contexto global - O desporto como instrumento de atuaçãoPublication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Gouveia, Élvio
- Paradigmas da avaliação no ensino secundário: ao serviço da excelência ou da aprendizagem?Publication . Fernandes, Lúcio; Brito, Ricardo; Rodrigues, Deodato; Alves, RicardoA avaliação é normalmente tida como um instrumento de medida que cria desigualdades no mundo escolar, esta foi sempre controversa e é difícil chegar a um consenso sobre qual a melhor forma de avaliar e quais os níveis de exigência a ter em consideração. Procuramos abordar a avaliação na Educação Física (EF) no Ensino Secundário como meio de aprendizagem, analisar o papel do professor “avaliador” como agente de ensino e equacionar a avaliação enquanto um meio (processo) e um fim (produto). Com o propósito de conhecermos a ação predominante dos professores no processo de avaliação dos alunos, realizamos um questionário a 50 professores de 5 escolas da Região Autónoma da Madeira. Verificámos a existência de alguma incongruência entre a forma como os professores referem avaliar e a classificação atribuída às aprendizagens dos alunos.
- Relação entre os estilos de liderança e a avaliação dos alunos em educação físicaPublication . Castanha, Gonçalo; Prioste, Gonçalo; Gomes, Elda; Alves, RicardoNo âmbito da ação científico-pedagógica coletiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Madeira, tentámos abordar várias temáticas referentes à avaliação dos alunos em Educação Física. A escola e os professores desempenham um papel extremamente importante no processo ensino aprendizagem e têm como missão potenciar as competências e as capacidades dos alunos em contextos específicos com novas exigências. Considerando que os professores devem focar-se no processo e não exclusivamente no produto, a avaliação em Educação Física torna-se assim complexa e suscita muitas dúvidas, sendo alvo de muitas incertezas, visto que contempla vários domínios a serem avaliados. Este trabalho tem como objetivo clarificar a temática dos estilos de liderança utilizados e a sua relação com o sucesso/insucesso dos alunos. Para isso, recorremos a uma recolha bibliográfica e desenvolvemos um trabalho de campo com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre esta temática, o que torna este tema pertinente e oportuno.
- Perspetivas de investigação no ensino da educação física: o exemplo do estágio pedagógico do curso de mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundárioPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Lopes, Helder
- Desporto, educação e felicidadePublication . Alves, RicardoO Desporto, a Educação e a Felicidade são três áreas do desenvolvimento humano que assumem particular importância e relevo no desenvolvimento de crianças e jovens que se querem mais capazes, competentes, autónomos, equilibrados e felizes. Com esta comunicação pretendemos dar a nossa perspetiva destes três conceitos, das suas relações e da forma como os educadores podem potenciar a educação, e consequente a transformação dos seus alunos, através da sua intervenção.
- O ensino do voleibol com recurso à abordagem tática: o exemplo do smashballPublication . Silva, Joana; Rodrigues, Bárbara; Nóbrega, Adérito; Nunes, Ricardo; Gouveia, Élvio; Alves, Ricardo
- Alunos com necessidades especiais – perceções: professores de educação física vs alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Escórcio, Carolina; Gouveia, Hércules; Nóbrega, Adérito; Alves, RicardoA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) nas escolas é cada vez mais uma realidade para os professores. A legislação vigente apoia e defende que todos, sem exceção, devem ter acesso à educação. As crianças e os jovens com necessidade educativas especiais estão a ser direcionadas para as escolas de ensino regular dando espaço para que pessoas com maiores limitações sejam integradas nas instituições de ensino de especial. Neste contexto os professores deparam-se com turmas com alunos muito heterogéneos. O nosso estudo procura compreender a realidade da escola inclusiva, através das perceções dos professores de Educação Física e dos alunos com NEE em escolas que possuem núcleo de estágio do concelho do Funchal. Utilizámos questionários adaptados de Avramidis e colaboradores (2000) e de Souza e Boato (2009) para a recolha de dados dos professores e de O’Rourke e Houghton (2006) para os alunos. Os dados foram analisados no SPSS 22. Grande parte dos professores afirma que a escola inclusiva é uma mais-valia pois auxilia no processo de socialização e promove a igualdade de oportunidades e refere, possuindo ou não formação, que as turmas inclusivas tornam a aula menos fluída.
- A utilização dos meios audiovisuais na avaliação inicial em educação físicaPublication . Aveiro, Andreia; Nóbrega, Anselmo; Nóbrega, Adérito; Alves, Ricardo
- A associação entre o estilo de vida e a atitude de alunos do ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação físicaPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Simões, Joana; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Freitas, Duarte; Lopes, HelderEste estudo teve por objetivo o seguinte: investigar a associação entre o estilo de vida e a atitude positiva (EñgEFD) ou negativa (EgEFD) dos alunos sobre a Educação Física (EF). Um estudo de natureza transversal foi conduzido em 243 estudantes (15.6 ±2.5 anos). A informação demográfica, a opinião sobre a EF, e a auto perceção foram avaliados através de questionários. A aptidão física foi determinada a partir da FITNESSGRAM e da EUROFIT. A percentagem de gordura foi estimada a partir das equações de Slaughter et al., (1988). Análises descritivas e o t-test de medidas independentes foram conduzidas nas análises. Nesta amostra, 74.5% dos estudantes afirmam gostar de EDF. Os EgEFD apresentam scores significativamente mais elevados comparativamente aos EñgEFD na força, velocidade/agilidade, força resistência do tronco e resistência aeróbia (p<.007). Os EgEFD têm uma melhor percepção das suas capacidades físicas, assim como referem ter uma boa saúde e adotarem estilos de vida mais saudáveis (p<.001). Os EgEFD apresentam um perfil funcional e psicológico mais saudável, auto percecionam um melhor estado de saúde e preferem envolver-se em atividades físicas em detrimento das atividades sedentárias no seu dia-a-dia.
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