Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Processos de liderança no projeto de autonomia e flexibilidade curricular
    Publication . Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Ana Isabel; Gouveia, Fernanda
    Considerando os pressupostos que, em Portugal, enquadram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) elencados no Despacho nº 5908/2017, de 5 de julho que, em “regime de experiência pedagógica, define os princípios e regras orientadores da conceção, operacionalização e avaliação do currículo dos Ensinos Básico e Secundário, de modo a alcançar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” (Artigo 1º), este artigo procura desvelar na voz de cinco diretores (líderes escolares) de escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico, as primeiras evidências da implementação do PAFC. Embora se trate de um processo curricular e pedagógico recente, importa compreender nessas narrativas se as escolas experienciam, de facto, tempos e espaços de uma autonomia construída e contextualizada. Neste sentido, partindo de um estudo de caso múltiplo a partir da aplicação de um inquérito por questionário, convertem-se em eixos temáticos de análise de conteúdo, as seguintes dimensões: autonomia de escola, flexibilidade curricular, prática pedagógica e avaliação. Da triangulação dos dados conclui-se que os diretores de escola assumem o PAFC como uma política educativa que abre espaço pedagógico a uma mudança de paradigma, pelo nível de autonomia outorgado às escolas, permitindo-lhes uma gestão curricular mais contextualizada, por conseguinte mais humanista, mais sensível às realidades locais e às particularidades dos seus públicos.
  • Dos casulos à metamorfose pedagógica: que cenários para a transformação pedagógica do Centro de Estudos Criativos da Criança - Bicho da Seda?
    Publication . Gouveia, Ana Isabel de; Fraga, Nuno Miguel da Silva
    A herança pedagógica do século passado tem contribuído para debates e estudos sobre modelos pedagógicos defensores de uma linha socioconstrutivista e com gramáticas pedagógicas que visam a transformação da práxis na Educação de Infância. Contudo, (re)construir cenários inovadores na Educação de Infância não deixa de ser um permanente desafio ao educador e à política educativa. Nesta senda, ousou-se conhecer e perceber um aparente novo modelo pedagógico relativamente à sua coadjuvação na transformação sistémica de práticas pedagógicas, e as suas projeções nas aprendizagens das crianças, centrando a análise em temas-chave como: a flexibilidade curricular e pedagógica; as Inteligências Múltiplas; a criatividade; a formação em contexto do Educador de Infância; e a assunção da criança como agência. Este estudo situa-se no campo das Ciências da Educação, na área do Currículo e Inovação Pedagógica, com especial enfoque na Educação de Infância. Como metodologia optou-se por uma investigação qualitativa, utilizando o método de estudo de caso, aplicado no Centro de Estudos da Criança - Bicho da Seda, um estabelecimento de educação privado na Região Autónoma da Madeira. O trabalho de campo teve a duração de um ano e possibilitou o mapeamento da pesquisa recorrendo a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como a observação participante periférica, as entrevistas, o inquérito por questionário e o diário de campo. A análise e discussão dos dados foram suportadas pela técnica da análise de conteúdo e pela triangulação de dados e fontes. Concluiu-se que as Inteligências Múltiplas desveladas nos espaços pedagógicos têm um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança ao apelar para as capacidades a desenvolver, bem como para e as que estão a emergir. Verificou-se a tónica construtivista que pressupõe o caráter ativo da aprendizagem resultante de uma construção pessoal, cuja criança que aprende, não é a única a intervir, pois aprende em interação com os outros. Recomenda-se o saber escutar ativamente as vozes das crianças, respeitá-las como seres individuais com as suas especificidades e com ritmos e estilos de aprendizagem muito próprios, a aplicabilidade de metodologias ativas que possibilitem outras formas de aprender e de ensinar, a formação contínua e a formação em contexto do Educador de Infância, como oportunidades profícuas para a construção e desenvolvimento da sua profissionalidade docente.
  • Educação em tempos de COVID-19: o acesso condicionado à aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal
    Publication . Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Fernanda; Gouveia, Ana Isabel
    Este estudo exploratório sobre a educação em tempos de COVID-19 procurou compreender as medidas políticas implementadas na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como as opiniões de um grupo de professores do ensino secundário de uma das escolas do concelho do Funchal, acerca destas medidas, e ainda os novos contextos emergentes da modalidade de Ensino a Distância (E@D), designadamente no que se refere à avaliação das aprendizagens, processos pedagógicos, apoio e acompanhamento na implementação dos procedimentos tecnológicos, liderança da escola, potencialidades e fragilidades. A pesquisa aqui reportada segue uma orientação descritiva-interpretativa, de cariz predominantemente qualitativo, em conformidade com a questão orientadora e os objetivos formulados. Os testemunhos dos professores foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, cujos dados foram igualmente sujeitos a um tratamento estatístico (análise quantitativa). Os resultados revelaram a capacidade de adaptação demonstrada pelos professores, face à situação emergente da crise pandémica, não obstante o registo de algum agravamento das desigualdades entre os alunos, no que diz respeito à qualidade das suas aprendizagens. Foi possível aferir que neste sistema de E@D, a forma tradicional de avaliar apenas os conhecimentos é inadequada, revelando-se necessário o reajustamento deste modelo.
  • Educação e política. O legado freiriano no palimpsesto reformista em Portugal (2016-2020)
    Publication . Pereira, Gorete; Gouveia, Fernanda; Gouveia, Ana Isabel; Fraga, Nuno; Silva, Sofia
    O presente artigo assume no legado do pensamento de Paulo Freire o mosaico de temas geradores capazes de transformar a cara da escola. Adentrando em quatro das suas principais obras, a Pedagogia do Oprimido, a Pedagogia da Autonomia, Política e Educação e Extensão ou Comunicação, procuramos compreender as re presentações dos seus princípios pedagógicos, curriculares e valorativos na cons trução da política educativa em Portugal, em particular aquela que se apresenta no discurso jurídico-normativo que trespassa a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, os Decretos- -Lei n.º 54 e n.º 55 de 2018 e o Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M. Portanto, procedeu-se a um estudo exploratório, de natureza qualitativa assente na análise de conteúdo da legislação referenciada. Procurou-se compreender a narrativa po lítica sobre educação em Portugal na interiorização dos seguintes temas geradores freirianos: educação problematizadora; pensamento crítico; conscientização; cida dania; democracia; inclusão e esperança
  • A construção do conhecimento na educação de infância
    Publication . Gouveia, Ana Isabel; Fraga, Nuno
    A partir do quadro conceptual da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, este trabalho pretende demonstrar que, numa perspetiva crítica do currículo, a construção do conhecimento na educação de infância não pode acontecer sem considerar os seus principais atores, as crianças, na multiplicidade de estratégias que possuem para se poderem expressar. Para isso, aprofundamos, igualmente, a importância do conhecimento e dos saberes no contexto das aprendizagens, como ainda a imagem organizacional do Jardim de Infância, onde procuramos desconstruir o papel dos atores intervenientes no processo da transformação do modelo pedagógico. Enquadramos, naturalmente, no processo crítico da análise da construção do conhecimento na educação de infância os trabalhos de Piaget, Vygotsky, Perrenoud,Young, Bruner e Ausubel. A pesquisa qualitativa, decorrente de um estudo de caso, e por intermédio de entrevistas semiestruturadas aos educadores de infância, destaca, da sua análise de conteúdo, o perigo de escolarização na educação infantil e pretende discutir diretrizes curriculares a partir de uma perspetiva de educação integral. O estudo mostra que as políticas curriculares devem orientar os seus cenários pedagógicos num quadro conceptual que coloca as crianças no centro da gestão e das práticas pedagógicas, bem como sustenta a construção do espaço pedagógico da criança, como uma comunidade de prática, onde a família é um sujeito essencial para a funcionalidade, utilidade e significado do projeto pedagógico do grupo.