Loading...
16 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 16
- Pedagogia, tecnologia e cultura democrática: que sentidos fazem na escola pública atual?Publication . Brazão, José Paulo Gomes
- A prática social, a tecnologia e a construção do currículoPublication . Brazão, José Paulo GomesEste artigo resulta de uma investigação qualitativa de natureza etnográfica, desenvolvida numa escola urbana do Funchal, na qual reflecte a acção dos alunos manuseando as ferramentas tecnológicas, na construção e manutenção de Weblogs. A noção de aprendizagem situada surge como um conceito transitório, onde de um lado, estão os processos cognitivos primários, e no outro, a prática social como fenómeno gerador da aprendizagem. Este currículo de aprendizagem emerge da participação em comunidade de prática. É a visão prescritiva da prática, das relações pedagógicas e de outras que os aprendizes constroem enquanto trabalham.
- Cultura, tecnologia e currículo: relações e tensões em tempo de crisePublication . Brazão, José Paulo Gomes
- Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola ModernaPublication . Sousa, Conceição; Brazão, José Paulo GomesA formação de professores à luz do “processo de Bolonha” reequaciona a função do ensino superior, o papel conferido aos docentes e devolve aos alunos a responsabilização pelos processos de aprendizagem e pelo desenvolvimento de competências, valoriza a envolvência dos alunos em projectos de formação contextualizada, dando ainda oportunidade à construção de experiências significativas. A concretização destes propósitos leva-nos a desenvolver práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna assente num projecto democrático de autoformação cooperada na gestão de conteúdos, actividades, materiais, tempos e espaços. Nesta comunicação vamos reflectir uma experiência prática que decorreu entre Outubro de 2007 e Janeiro de 2008, inserida em duas unidades curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação de Infância e Licenciatura e do Educação Básica, da Universidade da Madeira, tentando avaliar os ganhos e as dificuldades obtidas nesse trabalho.
- Evolução curricular em Portugal: relações e tensõesPublication . Brazão, José Paulo Gomes; Pereira, Maria Gorete
- O diário de um diário etnográfico electrónicoPublication . Brazão, José Paulo Gomes
- Mercantilização da educação e hipercapitalismoPublication . Brazão, José Paulo Gomes
- Não escolarizem a expressão dramática!: uma reflexão sobre a vivência desta forma de expressão enquanto actividade autênticaPublication . França, Ana; Brazão, José Paulo Gomes
- Valorizar a ortografia no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Brazão, José Paulo Gomes; Alves-Martins, Margarida
- Tecnologias de informação e comunicação em contexto pedagógico: um olhar sociocultural para o uso dos weblogsPublication . Brazão, José Paulo GomesO debate sobre o uso contextualizado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) não tem sido suficiente para uma visão educacional integradora das TIC na sala de aula e tem originado uma certa angústia entre os professores. A implementação das TIC ganha frequentemente o enfoque tecnológico / técnico subestimando o trabalho educacional mais vasto, situando-o entre o ensino tradicional e o “reinventar” de estratégias, como uma nova pintura para óculos de lentes gastas pelo uso secular do mestre-escola. Neste artigo pretendo explanar o resultado de uma investigação etnográfica, que considera três dimensões para o desenvolvimento das TIC, perspectivadas para a inovação pedagógica. Um caminho possível para os professores, preocupados em actualizar o seu trabalho pedagógico.