Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Construindo a literacia científica: articulação entre a prática pedagógica e o ensino experimental das ciênciasPublication . Fernandes, Adérita; Pereira, BárbaraA acelerada mutação da sociedade traduz-se numa mudança por parte de todos os intervenientes do sistema de educação, que tende a ir ao encontro das necessidades dos cidadãos. Nesta perspetiva, em matéria educativa, a nível internacional, são assumidos compromissos e prioridade comuns, entre as quais destacamos a Educação de Qualidade. Segundo a Comissão Europeia, “os professores são a pedra basilar de qualquer renovação da educação científica” (Rocard, 2007, p. 11). Nesta linha de pensamento, a Unidade Curricular de Ensino Experimental das Ciências aliou-se à Prática Pedagógica III na criação de cenários de aprendizagem, que desenvolvam, principalmente, o pensamento crítico, a criatividade e a literacia científica dos estudantes. Assim, serão apresentados alguns cenários de aprendizagem concebidos pelos alunos do 2.º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- A integração das TIC nas atividades curriculares sob o olhar da inovação pedagógicaPublication . Fernandes, Adérita Cristina Pereira; Fino, Carlos Manuel NogueiraA presente dissertação - “A integração das TIC nas Atividades Curriculares sob o Olhar da Inovação Pedagógica” decorre de uma investigação realizada ao longo do ano letivo 2012/2013 numa turma de 4º ano de uma escola de 1º Ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da Madeira. Partindo da formulação da questão - Como é que a integração das TIC na curricular promove inovação pedagógica? – pretendeu-se estudar e compreender como é que acontece a integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas atividades curriculares e de que forma a prática pedagógica daí decorrente poderia constituir ou não inovação pedagógica. Num primeiro momento procedeu-se à revisão da literatura relacionada com o tema da investigação. Assim, o debate construiu-se não só em torno da temática da inovação pedagógica, linha orientadora do mestrado mas também da relação existente entre as TIC e a inovação pedagógica, pondo em evidência o modo como estes dois conceitos se cruzam nas práticas pedagógicas. No sentido de contribuir para um enquadramento teórico mais eficaz, foi feita uma breve abordagem à introdução das TIC na Educação, ao enquadramento das TIC nas escolas de 1º Ciclo da Região Autónoma da Madeira bem como a sua integração nas atividades curriculares. Tratando-se da observação de uma turma, a metodologia considerada mais eficaz foi o estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação participante periférica, traduzida no diário de campo, bem como da análise documental. Assim, através desta investigação, de natureza qualitativa, foi possível observar, descrever e analisar um contexto específico, tornando-se claro que as práticas pedagógicas que aí ocorreram ainda se encontram muito distantes da inovação pedagógica. Sobressaíram, desta forma, práticas enraizadas numa cultura de inovação e tecnologia educativas, não se evidenciando, portanto, a rutura paradigmática preconizada pela inovação pedagógica.
- A alegria de aprender na transição pedagógica da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Adérita; Correia, FernandoNo processo de desenvolvimento da transição educativa a nível pedagógico da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, a aprendizagem assume uma posição central. Pretende-se, assim, estabelecer uma correlação entre a filosofia de Paulo Freire com os contributos da Pedagogia, da Psicologia e das Neurociências. Destacam-se algumas afirmações comuns a considerar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos: (1) A emoção interfere no processo de retenção de in formação; (2) É preciso motivação para aprender; (3) A atenção é fundamental na aprendizagem; (4) O cérebro modifica-se em contato com o meio durante toda a vida; (5) A formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é asso ciada a um conhecimento prévio.
- A formação inicial de habilitação conjunta: modos de ser e estar na profissão docentePublication . Fernandes, Adérita; Pereira Fernandes, Adérita Cristina; AdéritaO presente texto pretende dar a conhecer a investigação no âmbito da tese de doutoramento, intitulada Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades, enquadrada na temática da formação de professores. Assente na certeza de que o contexto da formação inicial de professores é percecionado como um válido e complexo território de pesquisa e conhecimento, bem como agrega uma dimensão portadora de uma enorme responsabilidade social no desenvolvimento da sociedade, importa refletir acerca dos seus modos de organização e operacionalização e, acima de tudo, no seu impacto na construção e desenvolvimento da identidade profissional docente. Este estudo, situado no contexto específico do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurou compreender como é que este curso de habilitação profissional conjunta forma futuros docentes para o exercício profissional no âmbito de duas profissões diferentes: Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e perceber a sua influência na construção da identidade profissional docente. As opções metodológicas sustentaram-se nos objetivos da investigação, congruentes com a não linearidade caraterística dos estudos qualitativos e, consequentemente, do estudo de caso. O caso definido é o Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira e contou com participantes que cumpriam cumulativamente dois requisitos fundamentais, nomeadamente, ser ex-estudante do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade da Madeira e já terem exercido atividades docentes quer na Educação de Infância, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na apresentação, análise e interpretação dos dados, procurou-se, a partir dos dados recolhidos, compreender a relação entre a formação inicial de professores e a prática profissional, isto é, como é que as participantes vivenciaram a socialização da profissão, realçando a transição entre profissões, assim como a construção e desenvolvimento da sua identidade profissional.