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Pereira Fernandes, Adérita Cristina

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  • Construindo a literacia científica: articulação entre a prática pedagógica e o ensino experimental das ciências
    Publication . Fernandes, Adérita; Pereira, Bárbara
    A acelerada mutação da sociedade traduz-se numa mudança por parte de todos os intervenientes do sistema de educação, que tende a ir ao encontro das necessidades dos cidadãos. Nesta perspetiva, em matéria educativa, a nível internacional, são assumidos compromissos e prioridade comuns, entre as quais destacamos a Educação de Qualidade. Segundo a Comissão Europeia, “os professores são a pedra basilar de qualquer renovação da educação científica” (Rocard, 2007, p. 11). Nesta linha de pensamento, a Unidade Curricular de Ensino Experimental das Ciências aliou-se à Prática Pedagógica III na criação de cenários de aprendizagem, que desenvolvam, principalmente, o pensamento crítico, a criatividade e a literacia científica dos estudantes. Assim, serão apresentados alguns cenários de aprendizagem concebidos pelos alunos do 2.º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • A integração das TIC nas atividades curriculares sob o olhar da inovação pedagógica
    Publication . Fernandes, Adérita Cristina Pereira; Fino, Carlos Manuel Nogueira
    A presente dissertação - “A integração das TIC nas Atividades Curriculares sob o Olhar da Inovação Pedagógica” decorre de uma investigação realizada ao longo do ano letivo 2012/2013 numa turma de 4º ano de uma escola de 1º Ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da Madeira. Partindo da formulação da questão - Como é que a integração das TIC na curricular promove inovação pedagógica? – pretendeu-se estudar e compreender como é que acontece a integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas atividades curriculares e de que forma a prática pedagógica daí decorrente poderia constituir ou não inovação pedagógica. Num primeiro momento procedeu-se à revisão da literatura relacionada com o tema da investigação. Assim, o debate construiu-se não só em torno da temática da inovação pedagógica, linha orientadora do mestrado mas também da relação existente entre as TIC e a inovação pedagógica, pondo em evidência o modo como estes dois conceitos se cruzam nas práticas pedagógicas. No sentido de contribuir para um enquadramento teórico mais eficaz, foi feita uma breve abordagem à introdução das TIC na Educação, ao enquadramento das TIC nas escolas de 1º Ciclo da Região Autónoma da Madeira bem como a sua integração nas atividades curriculares. Tratando-se da observação de uma turma, a metodologia considerada mais eficaz foi o estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação participante periférica, traduzida no diário de campo, bem como da análise documental. Assim, através desta investigação, de natureza qualitativa, foi possível observar, descrever e analisar um contexto específico, tornando-se claro que as práticas pedagógicas que aí ocorreram ainda se encontram muito distantes da inovação pedagógica. Sobressaíram, desta forma, práticas enraizadas numa cultura de inovação e tecnologia educativas, não se evidenciando, portanto, a rutura paradigmática preconizada pela inovação pedagógica.
  • A alegria de aprender na transição pedagógica da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Fernandes, Adérita; Correia, Fernando
    No processo de desenvolvimento da transição educativa a nível pedagógico da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, a aprendizagem assume uma posição central. Pretende-se, assim, estabelecer uma correlação entre a filosofia de Paulo Freire com os contributos da Pedagogia, da Psicologia e das Neurociências. Destacam-se algumas afirmações comuns a considerar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos: (1) A emoção interfere no processo de retenção de in formação; (2) É preciso motivação para aprender; (3) A atenção é fundamental na aprendizagem; (4) O cérebro modifica-se em contato com o meio durante toda a vida; (5) A formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é asso ciada a um conhecimento prévio.