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- Problemáticas da educação física IPublication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio R.; Alves, Ricardo; Correia, Ana L.
- A cultura motora como polo atractor da mudança da escolaPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, AnaA dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
- Pedómetro como ferramenta laboratorial: uma abordagem no contexto da Educação FísicaPublication . Pinto, Joana; Rodrigues, Ana; Gouveia, Élvio; Nóbrega, Miguel; Lopes, Helder
- A escola e a integração no meio: a Educação Física como instrumento de atuaçãoPublication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Antunes, Hélio
- Contributos do atletismo e do voleibol no desenvolvimento de hábitos de vida saudáveisPublication . Gonçalves, Cristina; Rodrigues, Carina; Gaspar, Arcanjo; Oliveira, Ricardo; Gouveia, ÉlvioA Escola, através dos professores de Educação Física, é um espaço de excelência de promoção da atividade física. A percentagem da população jovem que tem excesso de peso e obesidade duplicou nas últimas décadas na Região Autónoma da Madeira. Em adição, a maioria dos alunos não se envolvem na prática de atividades desportivas dentro e fora do contexto escolar. Os objetivos do presente estudo foram: (1) Refletir sobre o papel e a importância do Professor de Educação Física na promoção da AF e outros comportamentos saudáveis durante o dia escolar, e (2) Apresentar uma proposta de atividades na escola para que as crianças e adolescentes se envolvam mais em atividades desportivas, utilizando o exemplo do Voleibol e do Atletismo. Os projetos de intervenção no recreio escolar “+ Voleibol” e “Crescer com o Atletismo”, foram implementados na escola Dr.º Eduardo Brazão de Castro no ano letivo 2014-2015 com a finalidade de aumentar a prática desportiva nos tempos livres na escola através do Voleibol e do Atletismo. Verificou-se através da observação que os alunos apreciam estas atividades de tempos-livres contribuindo para a melhoria do reportório motor de cada um deles, uma vez que continuaram a jogar e a brincar com os materiais disponibilizados no recreio. Com a implementação destes projetos na escola, foi possível constatar que os alunos tiveram uma grande afluência às atividades apresentadas pelos projetos, verificando-se uma maior motivação para a prática de atividade física e, consequentemente, um menor sedentarismo no tempo de recreio.
- O papel do comportamento do professor e do contexto da aula de educação física na promoção da aptidão cardiorrespiratóriaPublication . Peralta, Miguel; Gouveia, Élvio R.; Sarmento, Hugo; Martins, João; Catunda, Ricardo; Marques, Adilson
- O ensino da educação física: contributos da investigação sobre os modelos de ensino centrados no alunoPublication . Gouveia, Elvio Rúbio; Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Gouveia, Bruna; Caldeira, Romualdo; Freitas, Rúben; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Antunes, Hélio; Marques, Adilson; Kliegel, Matthias; Ihle, AndreasA literacia científica em Educação Física tem proporcionado um aumento signi ficativo do conhecimento sobre as estratégias de ensino-aprendizagem mais apro priadas ao desenvolvimento de competências do aluno, em particular no contexto dos jogos desportivos coletivos. Um exemplo da importância da Educação na pro moção da literacia científica no contexto dos jogos desportivos coletivos é o projeto de investigação “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar”. Esta investigação tem discutido o efeito da utilização de modelos de ensino centrados no aluno, influenciados por ideias construtivistas e cognitivistas. A utilização destas novas abordagens no ensino dos jogos desportivos coletivos é a resposta da Escola à forma como deve preparar os seus alunos para se envolverem de forma positiva em atividades desportivas ao longo da vida.
- Perspetivas de investigação no ensino da educação física: o exemplo do estágio pedagógico do curso de mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundárioPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Lopes, Helder
- A associação entre o estilo de vida e a atitude de alunos do ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação físicaPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Simões, Joana; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Freitas, Duarte; Lopes, HelderEste estudo teve por objetivo o seguinte: investigar a associação entre o estilo de vida e a atitude positiva (EñgEFD) ou negativa (EgEFD) dos alunos sobre a Educação Física (EF). Um estudo de natureza transversal foi conduzido em 243 estudantes (15.6 ±2.5 anos). A informação demográfica, a opinião sobre a EF, e a auto perceção foram avaliados através de questionários. A aptidão física foi determinada a partir da FITNESSGRAM e da EUROFIT. A percentagem de gordura foi estimada a partir das equações de Slaughter et al., (1988). Análises descritivas e o t-test de medidas independentes foram conduzidas nas análises. Nesta amostra, 74.5% dos estudantes afirmam gostar de EDF. Os EgEFD apresentam scores significativamente mais elevados comparativamente aos EñgEFD na força, velocidade/agilidade, força resistência do tronco e resistência aeróbia (p<.007). Os EgEFD têm uma melhor percepção das suas capacidades físicas, assim como referem ter uma boa saúde e adotarem estilos de vida mais saudáveis (p<.001). Os EgEFD apresentam um perfil funcional e psicológico mais saudável, auto percecionam um melhor estado de saúde e preferem envolver-se em atividades físicas em detrimento das atividades sedentárias no seu dia-a-dia.
- A avaliação diagnóstica em educação física: uma abordagem prática a nível macroPublication . Gonçalves, Fátima; Fernandes, Marco; Gaspar, Arcanjo; Oliveira, Ricardo; Gouveia ,ÉlvioA avaliação diagnóstica (AD) é uma ação importante no planeamento do processo de ensinoaprendizagem, pois situa o aluno em relação aos conhecimentos e aptidões objetivados para o seu nível de ensino. Os objetivos deste estudo foram: (1) contextualizar a AD na disciplina de Educação Física (EF), e (2) abordar a sua pertinência no âmbito das aulas de EF, enquanto elemento preponderante no processo ensino-aprendizagem. Neste estudo de natureza transversal, participaram 83 professores de Educação Física (EF). Após uma revisão da literatura foi construído um questionário centrado na resposta a 5 problemas: (1) O que é a AD?; (2) Qual é a pertinência da AD na EF?; (3) Em que momentos se realiza a AD? (4) Que instrumentos, meios e conteúdos são utilizados na AD? (5) Como são utilizados os dados da AD?. A maioria dos professores (91,6%) atribui importância à AD e cerca de 67,1% definem a AD como “uma forma de identificar o nível inicial do aluno relativamente às atividades físicas, aptidão física e conhecimentos”. Os professores que valorizam a AD, tendem a avaliar por bloco de matéria, usam fichas de registo ou similares, atribuem classificação ao aluno e repetem o mesmo instrumento de AD e avaliação sumativa. A AD é defendida pela maioria dos professores de EF, embora hajam diferentes visões sobre os instrumentos, meios e conteúdos utilizados. A sua essência assenta no pressuposto de que uma correta AD conduzirá à adoção de estratégias de diferenciação pedagógica eficazes no desenvolvimento do aluno.