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- O desporto como factor de desenvolvimento regional, o caso concreto da RAM: as estruturas organizacionaisPublication . Lopes, Helder; Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, JoãoA rendibilização das estruturas organizacionais do desporto pode ser conseguida ou melhorando os processos e estratégias existentes ou reformulando o quadro global em que consideramos estas estruturas. Esta intervenção é sobre esta segunda possibilidade. O custo da manutenção das infra-estruturas para as actividades desportivas tornou-se insustentável para as entidades estatais que os assumem. Houve um tempo em que foi necessário que estas entidades chamassem a si a responsabilidade de criar as condições mínimas para a implementação destas actividades. Havia também a possibilidade de encontrar financiamentos para a construção de instalações. As condições alteraram-se radicalmente e é preciso encontrar novas soluções até para não perdermos as vantagens alcançadas. Da análise das condições existentes julgamos que a solução mais eficiente, considerando taxas de ocupação, as motivações dos desportistas, os custos reais das actividades, os objectivos visados e outros factores intervenientes, está em fazer com que grande parte dos custos possam ser suportados por populações visitantes (turistas), anulando ou reduzindo muito o custo para as populações locais, os reais proprietários das condições contextuais, mesmo que de uma forma delegada nos seus representantes a nível estatal. Com exemplos dos trabalhos realizados mostraremos como é possível operacionalizar uma mudança de fundo.
- As novas tecnologias e a rotura do processo pedagógicoPublication . Lopes, H.; Rodrigues, A.; Gouveia, É.; Vicente, A.; Prudente, J.; Simões, J.; Fernando, C.
- A crise da educação físicaPublication . Simões, Joana; Fernando, Catarina; Barros, Catarina; Aguiar, Igor; Lopes, Helder
- Análise das possibilidades de implementação no mercado do fitness de um produto do âmbito da sistemática das atividades desportivasPublication . Gomes, Osvaldo; Fernando, Catarina; Lopes, HélderO desporto se convenientemente utilizado pode ser uma poderosa ferramenta de transformação do Homem. O Fitness é um mercado em grande crescimento, e utiliza o desporto como principal instrumento de atuação, mas aparentemente não faz uso de todo o seu potencial, pois parece existir uma grande ênfase ao nível das variáveis fisiológicas numa perspetiva de higienização do corpo, quando existe espaço para potencializar, e desenvolver, como em muito poucas áreas, o Homem holistamente, respeitando a sua individualidade, através de processos e produtos personalizados. O nosso trabalho procura alertar para esta realidade, de um desporto com mais virtualidades do que as comumente enunciadas e um mercado (Fitness) com grande potencial para as integrar e utilizar. Pretendemos elaborar uma conjetura que permita resolver o problema enunciado, criando produtos passiveis de se aplicarem no mercado do Fitness, e analisar a recetividade que os mesmos têm junto dos produtores e consumidores e quais os processos de implementação mais adequados e rentáveis.
- A importância da leitura e tomada de decisão do goleiro de futebol na defesa do pênaltiPublication . Costa, A.; Lopes, H.; Fernando, C.A marcação de pênaltis muitas vezes decide um jogo de futebol. Este estudo interpreta a relação dialética de tempos entre goleiro e batedor, identificando o tempo em que o goleiro percebe a direção que a bola irá tomar em relação ao tempo de ação do batedor. Seis goleiros de futebol atuantes na categoria como sub-17 masculino, divididos em três grupos; Grupo controle(G1), Grupo Intervenção sem orientação (NG2) e Grupo Intervenção com orientação direcionada(G3) e 10 rematadores que se revezaram nos pênaltis, foram intencionalmente selecionados em uma amostra não-probabilística. Através do programa Kinovea 0.8.15 analisámos as variáveis: tempo de reação do goleiro; tempo de leitura do goleiro; tempo de leitura do chute; acerto dos goleiros. O tratamento estatístico realizado foi o cruzamento das variáveis e das repetições através do programa SPSS Statistics versão 20. O grupo G3, apresentou diferenças nos testes iniciais e finais em relação ao grupo controle G1 e ao grupo G2 relativamente ao tempo de leitura, tempo disponível para a leitura do remate e acerto dos goleiros. Na tomada de decisão do goleiro em relação ao movimento do rematador, verificou-se um maior aumento percentual, do teste inicial para o teste final, do G3 em relação à categoria pé de apoio ao lado da bola. Este estudo permitiu-nos compreender a importância da leitura e da tomada de decisão do goleiro de futebol na defesa do pênalti e os resultados obtidos no grupo de intervenção (G3) abrem-nos boas perspectivas de aplicação para o treino desta situação.
- A didática nas atividades de adaptação ao meio - aprender nósPublication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Simões, Joana; Lopes, HelderNum conceito atual de educação onde se pretende o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo é fundamental que as metodologias utilizadas permitam que a aprendizagem do aluno se centre na capacidade de resolução de problemas e não na reprodução/imitação de técnicas. Nas atividades de adaptação ao meio há uma permanente necessidade do indivíduo se relacionar com o contexto e adaptar-se de modo a dar respostas adequadas, o que faz com que esta problemática ganhe ainda maior enfase. No estudo realizado caraterizámos dois tipos de processos de ensinar nós e aplicámo-los a uma situação concreta analisando os resultados obtidos na capacidade de resolução de problemas. Com base nestes dados relacionámos as implicações destes processos na formação do indivíduo e as vantagens e desvantagens de cada um deles.
- A cultura motora como polo atractor da mudança da escolaPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, AnaA dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
- Oportunidades na educação física em tempo de crisePublication . Barros, Catarina; Lopes, Hélder; Simões, Joana; Aguiar, Igor; Fernando, Catarina
- Educar para a cidadania num contexto global - O desporto como instrumento de atuaçãoPublication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Gouveia, Élvio
- Seminário Internacional Desporto e Ciência 2017Publication . Fernando, Catarina; Lopes, Helder; Prudente, João; Trindade, Rui; Simões, Joana; Antunes, Hélio