Loading...
11 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 11
- A escola em tempo de crise: gerir ou liderar? Gestão (escolar) para tempo de magnificência e liderança (escolar) para tempo de crisePublication . Bento, António V.Nos tempos actuais, com a crise que todas as organizações sociais e a nossa sociedade atravessam, as escolas necessitam de uma liderança adequada aos tempos de crise versus uma gestão que seria mais apropriada para tempos de magnificência. Uma liderança preocupada mais com as pessoas, as aprendizagens, o ensino e os alunos. Um modelo de liderança instrucional e pedagógico, focado nas dimensões que o líder instrucional ou pedagógico deve concretizar: definição da missão da escola, gestão dos programas de ensino e promoção de um clima de aprendizagem (Hallinger, 2005). Nesta era dominada por grandes preocupações relacionadas com a accountability, a responsabilidade organizacional, o melhoramento das aprendizagens e o aumento dos resultados académicos dos alunos, a liderança escolar pode ser um agente catalisador para a mudança que se pretende imprimir nas nossas escolas. Daí que seja necessário repensar a liderança escolar de forma a centrarmos a liderança nas aprendizagens e nos resultados dos alunos. Nesta conferência, começaremos por definir o nosso conceito de liderança, diferenciaremos a liderança da gestão burocrática e ressaltaremos a liderança pedagógica direccionada para as aprendizagens e os resultados dos alunos de modo a contrapor a uma gestão escolar predominantemente administrativa uma liderança escolar para o tempo de crise.
- Liderança e gestão nas escolas da Região Autónoma da Madeira: um estudo de casoPublication . Silva, Natália L.; Bento, António V.; Fraga, Nuno M. S.Este estudo de investigação, de caracter misto, consistiu na aplicação de um inquérito a 504 professores e a realização de 19 entrevistas semiestruturadas (dezoito a Diretores/Presidentes das instituições escolares, e uma ao Diretor Regional da Administração Educativa). Foi nosso objetivo fazer uma análise sobre o tema da organização, gestão e liderança escolar dos Diretores/Presidentes das escolas do segundo e terceiros Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). Neste artigo iremos focar-nos nos resultados qualitativos resultantes da investigação. Os resultados do estudo revelaram que: os professores continuam a preocupar-se com a transmissão dos valores fundamentais e alcance do sucesso educativo numa escola em crise; que o estilo de liderança predominantemente adotado pelos Diretores/Presidentes das escolas da RAM é o estilo transformacional; que o exercício do gestor/líder obedece a um perfil enquadrado num modelo de Diretor/Presidente padrão com caraterísticas bem determinadas.
- Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolaresPublication . Costa, Andreia Rubina da Conceição; Bento, António V.Num mundo globalizado e complexo em que o capital humano assume centralidade em temáticas associadas à liderança das organizações escolares e consequente Gestão de Recursos Humanos, urge perceber que perceções têm os liderados, pessoal docente e não docente, acerca das práticas e comportamentos da liderança do Diretor escolar. Esta pesquisa de natureza mista, privilegiou como estratégia metodológica o estudo de caso, incidindo sobre uma Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Região Autónoma da Madeira. Foi administrado, ao pessoal docente e não docente da escola, o questionário LPI - Observer (Leadership Practice Inventory) de Kouzes e Posner. A análise de conteúdo recaiu sobre o Projecto Educativo de Escola e o Plano Anual de Escola. Concluíu-se que, na opinião dos inquiridos, as práticas de liderança que deverão ser privilegiadas por um líder eficaz são “Permitir que os outros ajam” e “Encorajar a vontade”.
- O stress na liderança escolar: o caso de dois directores brasileiros - uma análise utilizando uma técnica etnográfica exploratóriaPublication . Bento, António V.; Brazão, José Paulo G.
- Liderança e género: que relações? Estudo de caso nas escolas públicas da MadeiraPublication . Silva, Márcia Andreia Pita da; Bento, António V.
- Identidades e caraterísticas dos alunos do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da MadeiraPublication . Bento, António V.; Mendes, GuidaNas últimas décadas, o perfil dos estudantes que frequentam o ensino superior tem vindo a diversificar-se. A Universidade da Madeira tem tido um crescente aumento de ofertas de cursos, nomeadamente no Departamento de Ciências de Educação de que é exemplo a criação das licenciaturas em Educação Sénior e Ciências de Educação. Desta forma, o objectivo principal deste estudo é dar uma panorâmica do perfil social e identitário dos estudantes das licenciaturas do DCE numa perspectiva de caracterização da realidade do referido Departamento. Neste quadro, a caracterização das condições socioeconómicas e das concepções que os alunos têm acerca dos seus projectos futuros constitui um pilar decisivo para a melhor compreensão dos mesmos e poderá assim contribuir para a tomada de decisões curriculares e pedagógicas. Para tal, tomou-se por referência um inquérito por questionário aplicado ao universo completo dos alunos das licenciaturas deste Departamento no ano lectivo de 2005/2006, ou seja, 103 sujeitos.
- Didática e formação de docentes: saberes necessários à práticaPublication . Bento, António V.; Mendes, Guida
- Atas do 1º Encontro de alunos investigadores de ciências da educaçãoPublication . Bento, António V.
- Competências de liderança adquiridas no secundário pelos alunos do 1.º ano do ensino superior públicoPublication . Bento, António V.; Ribeiro, Maria I.