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- Dialogando acerca do gênero, da sexualidade e dos corpos em contexto acadêmico: uma possibilidade de inovação pedagógica?Publication . Oliveira, Anselmo Lima de; Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio FerreiraBodies and sexualities are present in universities, but, even so, they continue to be denied and displaced to social silence. Building dialogues with the academic-scientific community can change traditional scenarios about the aforementioned themes and open possibilities for pedagogical innovation. The purpose, in this article, is evident in outlining theoretical and methodological approaches regarding the affirmation of sexuality, body and gender, in the academic context. Anchored in post-critical studies, we will seek to dialogue with authors of significant scope, such as: Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Beatriz Dounis and Carlos Fino.
- O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da MadeiraPublication . Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio FerreiraThis article presents an analysis of the sexual orientation subcategory, in a comparative study at the University of Madeira, UMa (Portugal) and at the Federal University of Sergipe, UFS (Brazil) on “Voices of university students on sexual and gender diversity, their relationship with co-education and pedagogical innovation.” We used a qualitative methodology, applied a questionnaire with open and closed questions and the viewing of a videocast. We did the content analysis of the data. The compared results revealed that there is greater knowledge about the concept of sexual orientation among former UMa students, although a greater involvement of former UFS students is observed. Former students at UMa confirm the low participation. Both universities recognize the need to discuss the topic and use identical expressions when making evaluative considerations. They also recognize the negative influence of taboos and prejudices.
- Iniciativas de promoção das discussões de gênero e diversidade sexual no contexto acadêmico: um estudo comparativoPublication . Dias, Alfrancio Ferreira; Brazão, José Paulo GomesNesse artigo, apresentamos resultados parciais da pesquisa intitulada “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). A partir de um realizado, apresentamos algumas reflexões acerca da inclusão de gênero e da diversidade sexual na formação docente desenvolvida pela UFS, no Brasil e UMa, em Portugal. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário com quesões abertas. Tensionamos os motivos pelos quais os participantes da pesquisa consideram importante participar das/em iniciativas de inclusão de gênero e da diversidade sexual no meio acadêmico, bem como sugestões de iniciativas a desenvolver num tempo imediato, médio alcance e longo alcance. Por fim, as argumentações analisadas dos egressos evidenciam diferenças entre a formação dada pela UMa e UFS no que se refere a inclusão das discussões de gênero e diversidade sexual no meio acadêmico, apesar de identificar também diferências entre essas práticas no curso do campus de Itabaiana e em São cristóvão. Consideramos ser cedo para emitir opiniões precisas quanto a essa questão, mas esperamos que ao concluir a análise de todas as categorias da investigação, seja possível ensaiar problematizações acerca dessas diferenças.
- Afirmações dos estudantes sobre pessoa transexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) e na Universidade da Madeira (Portugal)Publication . Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio FerreiraEste artigo apresenta uma análise do conceito de pessoas transexuais, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Em termos metodológicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram que a maioria dos ex-estudantes da UMa bem como como os da UFS conhecem e valorizam o conceito de pessoa transexual, centrado na construção/ reconstrução subjetiva da identidade. Existe na maioria dos ex-estudantes da UFS uma forte consciência dos constrangimentos acerca da vivência da transexualidade motivada pela influência de padrões sociais estereotipados. Isso é justificado pela experienciação de contextos sociais predominantemente paternalistas, com tabus sobre esta temática. Comparando os resultados, regista-se um envolvimento maior dos ex-estudantes da Universidade Federal de Sergipe na discussão do conceito de pessoa transexual. As respostas dos ex-estudantes na Universidade da Madeira confirmam menor adesão a essa iniciativa.
- Afirmações dos estudantes sobre gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da MadeiraPublication . Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio FerreiraEste artigo apresenta uma análise da categoria de gênero, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal), e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil), sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Em termos metodológicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram semelhança nos dois contextos estudados, relativamente ao conhecimento do conceito gênero. Porém, divergem relativamente ao envolvimento em conversas e debates sobre o tema no meio acadêmico. São os ex-estudantes da UFS os mais participativos e os ex-estudantes da UMa os que afirmam nunca ter participado. Os ex-estudantes dos dois contextos referem também que o tema gênero é tabu e que existe ainda preconceito social na sua discussão. Os ex-estudantes das duas universidades estudadas consideram que a abordagem, o envolvimento e a discussão deste tema melhoram o autoconhecimento, a afirmação pessoal em sociedade, sendo por esse motivo um tema educacional a trabalhar na academia.
- O que dizem os estudantes sobre papel de gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da MadeiraPublication . Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio FerreiraEste artigo apresenta uma análise da subcategoria de papel de gênero, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Em termos metodológicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram que tanto os ex-estudantes da UMa como os da UFS valorizam o conceito de papel de gênero e reconhecem a necessidade de discuti-lo. Utilizam expressões idênticas quando fazem considerações valorativas sobre este conceito. No entanto verifica-se que há um envolvimento maior dos ex-estudantes da Universidade Federal de Sergipe na discussão deste tema. Em oposição, as respostas dos ex-estudantes na Universidade da Madeira confirmam a pouca adesão a essa iniciativa. Também se observa que a maioria dos ex-estudantes da UFS tem uma forte consciência dos constrangimentos que a vivência do papel de gênero acarreta, fora dos padrões sociais estereotipados. Isso pode ser justificado por experienciarem contextos sociais predominantemente paternalistas, com a presença de tabus sobre esta temática e que dificulta principalmente as mulheres na livre vivência do seu gênero.