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Authors
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Abstract(s)
O Projeto de Aprendizagem Cooperativa (PAC) é um projeto em vigor na Escola do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, desde o ano letivo 2006/2007. Tal como assinalado em Dewey, o pensamento não vive isolado da ação e o PAC consubstancia este princípio na sua metodologia de trabalho cooperativo, que valida possibilidades de aprendizagem significativas através de experiências pedagógicas partilhadas e em ambientes democráticos de educação e aprendizagem. Com o objetivo de aferir a opinião dos alunos sobre o PAC, reconhecer as práticas docentes e identificar os estilos de liderança das coordenadoras, procedemos à realização de um estudo de caso de natureza qualitativa e quantitativa. Os sujeitos de investigação foram 55 professores e 415 alunos. A entrevista e o inquérito por questionário constituíram os instrumentos de recolha de dados e a análise de conteúdo a técnica de análise da informação recolhida. Os resultados reforçam a importância do trabalho cooperativo na aquisição de aprendizagens significativas. Como fragilidades do PAC, salienta-se a falta de formação de alguns docentes e a resistência à alteração das metodologias de trabalho por parte de outros.
Description
Keywords
Aprendizagem cooperativa Escola democrática Aprendizagens significativas Estudo de caso Liderança . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Processos de liderança no Projeto de Aprendizagem Cooperativa / Maria Susana Rocha, Nuno Fraga - In: (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey/ org. Carlos Nogueira Fino, Jesus Maria Sousa. - CIE-UMa - Funchal: Centro de Investigação em Educação, 2017. - ISBN 978-989-20-8028-4. - p. 157-170.
Publisher
Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira