Browsing by Author "Carvalho, Renato Gil Gomes"
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- Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúdePublication . Carvalho, Renato Gil Gomes; Pocinho, Margarida; Silva, CarlaO papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.
- Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própriaPublication . Carvalho, Renato Gil Gomes
- Da cultura escolar à cultura de escolaPublication . Carvalho, Renato Gil GomesO desenvolvimento de estudos em cultura organizacional, a descentralização e preocupação com o nível meso, conduz a uma dimensão epistemológica de análise que remete para a consideração das idiossincrasias locais. De facto, a Educação envolve o desenvolvimento do indivíduo nas atitudes e capacidades exigidas pela sociedade, mas também pelo seu meio em particular. Sublinha-se, portanto, a importância das especificidades contextuais face a uma cultura global de cariz homogeneizante e salienta se a escola enquanto organização idiossincrática, com capacidade de reinterpretação e adaptação da cultura macro. Aborda-se o conceito de cultura organizacional como aplicável à realidade escolar, para, por fim, enfatizar a importância do nível meso, designadamente o papel activo das escolas na geração de uma cultura própria e diferenciada, em relação ao qual o conceito de projecto se mostra relevante.
- A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolasPublication . Carvalho, Renato Gil GomesAs transformações das sociedades nos últimos anos remetem para a necessidade de ajustamentos e novas dinâmicas de acção nos sistemas educativos e nas relações entre os seus agentes. À educação e formação de cidadãos têm-se vindo a associar novos profissionais, designadamente os psicólogos, de quem se espera um contributo para a eficácia dos sistemas educativos no cumprimento da sua missão. Defende-se, porém, que essa intervenção seja desenvolvida de um modo específico e marcada pela integração na comunidade educativa, pela colaboração e pela prevenção. Aborda-se, assim, a intervenção do psicólogo na escola, identificando algumas dinâmicas da sua intervenção e sugerindo alguns aspectos que a devem caracterizar.
- Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?Publication . Pereira, José António Vieira; Carvalho, Renato Gil GomesO estudo das dimensões associadas às escolhas vocacionais dos estudantes na transição para o ensino secundário tem gerado interesse nas áreas da psicologia e da educação. No presente estudo comparamos estudantes de cursos profissionais com estudantes de cursos científico-humanísticos num conjunto de dimensões, nomeadamente o estatuto socioeconómico (ESE), o desempenho escolar prévio, o autoconceito de competência e os interesses profissionais. A amostra foi constituída por 150 estudantes portugueses, com idades entre os 17 e os 28 anos (M = 19.21; DP = 2.55). Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Autoconceito de Competência e o Self Directed Search. A comparação entre os estudantes do ensino profissional e os dos cursos científico-humanísticos revelou diferenças moderadas entre estes, com os primeiros, em média, a estarem integrados em agregados familiares de ESE mais baixo, a terem mais indicadores de insucesso escolar prévio e resultados médios mais elevados na dimensão resolução de problemas do autoconceito de competência. Os estudantes do ensino profissional revelaram ainda mais interesses profissionais nas dimensões realista, empreendedor e convencional.
- Influência do género, da família e dos serviços de psicologia e orientação na tomada de decisão de carreiraPublication . Pocinho, Margarida Dias; Correia, Armando; Carvalho, Renato Gil Gomes; Silva, CarlaNeste estudo analisa-se a infl uência do género, da família e dos Serviços de Orientação Vocacional na decisão de carreira. Participaram deste estudo 1930 alunos do 10º ao 12º anos, de escolas portuguesas, respondendo ao Questionário de Difi culdades de Tomada de Decisão e a outro de recolha de dados escolares e familiares. Mais de metade apresenta indecisão vocacional. Os resultados indicam uma infl uência positiva da família na tomada de decisão, e da Orientação Vocacional na prontidão da decisão. Os rapazes consideram a orientação vocacional mais útil, apresentam maior confi ança mas menos prontidão na decisão, recorrem menos aos pais, familiares e amigos, sendo mais infl uenciáveis. As raparigas apresentam-se mais inseguras e menos informadas. A partir dos resultados, apresentam-se recomendações para as práticas de orientação vocacional.
- Isolamento social nas crianças: propostas de intervenção cognitivo-comportamentalPublication . Carvalho, Renato Gil Gomes
- Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da MadeiraPublication . Carvalho, Renato Gil GomesApesar de vários estudos sugerirem um importante impacto da perspectiva temporal de futuro (PTF) dos alunos no investimento e motivação em relação à escola e a ideia dos projectos de futuro reunir consenso entre os diversos agentes educativos, no nosso país esta temática não tem sido abordada de um modo significativo, nem sido traduzida em estratégias educativas, de supervisão e de orientação. Neste sentido, estudou-se a PTF de estudantes de uma zona rural da Madeira, num importante momento da sua carreira escolar (9º ano), com o objectivo de caracterizar o constructo PTF, analisar a sua expressão no comportamento e debater em que medida esses aspectos se poderão consubstanciar em intervenções educativas adequadas. Para tal, recorreu-se a uma metodologia que envolveu, numa primeira fase, instrumentos de cariz quantitativo (questionário) e, numa segunda fase, instrumentos de cariz qualitativo (entrevista). Os resultados mostraram uma consolidação de PTF nos alunos, em especial quando passam por experiências curriculares e extracurriculares específicas, em que se inclui a orientação. Além da importância destas actividades, os resultados demonstram a associação entre PTF, sucesso e investimento na escola, e destacam ainda o papel central que vários agentes, com especial relevo para os professores, têm na tomada de decisão e na construção de projectos de vida dos alunos. Tais resultados suportam, por fim, uma perspectiva mais sistémica e organizacional dos processos de supervisão, no âmbito de uma nova ecologia educativa e de uma escola reflexiva.
- Pessoas versus Coisas: Sobre as diferenças de género nos interesses profissionaisPublication . Carvalho, Renato Gil GomesNeste trabalho, inserido no âmbito do estudo das diferenças individuais, analisamos a relação entre o género e os interesses profi ssionais, a partir dos dados obtidos com 468 adolescentes portugueses do 9º ano de escolaridade. Através de análise multivariada de variância, verifi camos um efeito signifi cativo do género nos interesses, com o sexo masculino a revelar, em média, mais interesse pelo trabalho com coisas (áreas das tecnologias e exterior) e o sexo feminino pelo trabalho com pessoas (áreas da comunicação, serviços e arte). Apesar de este ser um padrão semelhante ao que a literatura indica, na área das ciências não foram identifi cadas diferenças. Os resultados são discutidos sob a perspetiva da necessidade de se considerar o papel do género na tomada de decisão na carreira.
- Students’ Characteristics and Teachers’ Estimates about Their Academic AchievementPublication . Carvalho, Renato Gil Gomes; Abreu, Carolina CastroThe relation between teachers’ expectations and students’ academic achievement has received considerable interest in the education and psychology domains. In this study, we analyze the extent to which the information about students influences the formulation of teachers’ estimates about their achievement. The sample consisted of 491 Portuguese teachers, aged between 26 and 82 years old (Mage = 43 years). To assess the teachers’ estimates, we created excerpts containing information about hypothetical students, in relation to whom an estimate of academic success was required. Each excerpt had two versions (A and B), according to the more or less favorable information regarding students’ intellectual, family, self-regulation, and previous performance variables. The results show moderate differences between the estimates of the participants that received version A and those that received version B. The results are discussed considering the importance of a set of student characteristics for the way teachers develop estimates about student performance.