Browsing by Author "Correia, Fernando"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- A profissão docente em tempos de pandemiaPublication . Fernandes, Adérita; Correia, Fernando; Fernandes, Adérita; Correia, Fernando Luís Sousa
- A alegria de aprender na transição pedagógica da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Adérita; Correia, FernandoNo processo de desenvolvimento da transição educativa a nível pedagógico da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, a aprendizagem assume uma posição central. Pretende-se, assim, estabelecer uma correlação entre a filosofia de Paulo Freire com os contributos da Pedagogia, da Psicologia e das Neurociências. Destacam-se algumas afirmações comuns a considerar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos: (1) A emoção interfere no processo de retenção de in formação; (2) É preciso motivação para aprender; (3) A atenção é fundamental na aprendizagem; (4) O cérebro modifica-se em contato com o meio durante toda a vida; (5) A formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é asso ciada a um conhecimento prévio.
- Aprender na prática: comunidades de prática e aprendizagem experimentalPublication . Correia, Fernando; Rodrigues, LilianaSe é verdade que a aprendizagem é um fenómeno que é altamente influenciado pela partilha, funcionando quer os artefactos quer as pessoas com quem estamos como andaimes (scaffolding) para a sua construção, ela é também um processo si tuado. Segundo Lave e Wenger, este conceito de aprendizagem situada reforça a im portância do contexto cultural do indivíduo, não podendo a aprendizagem ocorrer num vazio de conteúdo, pois quanto maior for a ligação do indivíduo ao contexto onde esta ocorre melhor esta será. De certa forma, as comunidades de prática fun cionam como um processo de aprendizagem, cada vez mais comum, por promove rem um tipo de aprendizagem situada. Esta aprendizagem é situada numa prática comum e é pelo envolvimento na prática social que aprendemos e nos tornamos no que somos. Estas novas perspectivas sobre a aprendizagem valorizam aspectos como apren der na prática, gestão do conhecimento, associados a processos de colaboração e cooperação que podem ocorrer quer presencialmente quer através da rede.
- Aprendizagem colaborativaPublication . Correia, Fernando
- Educação X pandemia: a condição pandémica vivenciada pelas escolas promoveu mudanças no cotidiano escolar, neste contexto é possível utilizar a inovação no fazer pedagógico?Publication . Simas, Simone Silva; Correia, Fernando; Vieira, Suzana Nery; Cavalcante, Maria Suely; Correia, Fernando Luís Sousa
- Escola pública: espaço privilegiado de inovação pedagógica (?)Publication . Correia, Fernando
- Estado mínimo - Escola mínimaPublication . Correia, Fernando
- A filosofia como discurso, intervenção e liberdadePublication . Rodrigues, Liliana; Correia, FernandoA ideia de que o pensamento e o discurso são condições necessárias para a mu dança dos esquemas e estruturas sociais trazem consigo a exigência da Educação para a Liberdade. Uma Educação que compreenda o Discurso como ação sobre o mundo, isto é, atri buir à Filosofia o lugar que lhe é devido. Esse lugar não é de ser chefe de governo, ou o Rei-Filósofo de Platão, mas o de ser educador pela discussão e pelo diálogo. Numa altura de grandes crises, em que a Filosofia está moribunda por força das redes sociais e do pensamento inócuo dos media, como resgatar as inquietações [que serão] “sempre […] a resposta a tais crises [?]. […]. O mundo pode existir sem filósofos, mas porque não, pode também existir sem homens!” (Gadotti, 1980, p.29). Assim, o grande desafio é a execução dos ensinamentos da ideia da crítica e da li berdade num mundo que se deixa escorregar numa aparente ausência de conflito e de sentido.
- Formar professores no presente para uma escola do passado - Gestão de contradiçõesPublication . Correia, Fernando
