Browsing by Author "Correia, Fernando"
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- A alegria de aprender na transição pedagógica da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Adérita; Correia, FernandoNo processo de desenvolvimento da transição educativa a nível pedagógico da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, a aprendizagem assume uma posição central. Pretende-se, assim, estabelecer uma correlação entre a filosofia de Paulo Freire com os contributos da Pedagogia, da Psicologia e das Neurociências. Destacam-se algumas afirmações comuns a considerar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos: (1) A emoção interfere no processo de retenção de in formação; (2) É preciso motivação para aprender; (3) A atenção é fundamental na aprendizagem; (4) O cérebro modifica-se em contato com o meio durante toda a vida; (5) A formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é asso ciada a um conhecimento prévio.
- Aprender na prática: comunidades de prática e aprendizagem experimentalPublication . Correia, Fernando; Rodrigues, LilianaSe é verdade que a aprendizagem é um fenómeno que é altamente influenciado pela partilha, funcionando quer os artefactos quer as pessoas com quem estamos como andaimes (scaffolding) para a sua construção, ela é também um processo si tuado. Segundo Lave e Wenger, este conceito de aprendizagem situada reforça a im portância do contexto cultural do indivíduo, não podendo a aprendizagem ocorrer num vazio de conteúdo, pois quanto maior for a ligação do indivíduo ao contexto onde esta ocorre melhor esta será. De certa forma, as comunidades de prática fun cionam como um processo de aprendizagem, cada vez mais comum, por promove rem um tipo de aprendizagem situada. Esta aprendizagem é situada numa prática comum e é pelo envolvimento na prática social que aprendemos e nos tornamos no que somos. Estas novas perspectivas sobre a aprendizagem valorizam aspectos como apren der na prática, gestão do conhecimento, associados a processos de colaboração e cooperação que podem ocorrer quer presencialmente quer através da rede.
- Aprendizagem colaborativaPublication . Correia, Fernando
- Escola pública: espaço privilegiado de inovação pedagógica (?)Publication . Correia, Fernando
- Estado mínimo - Escola mínimaPublication . Correia, Fernando
- A filosofia como discurso, intervenção e liberdadePublication . Rodrigues, Liliana; Correia, FernandoA ideia de que o pensamento e o discurso são condições necessárias para a mu dança dos esquemas e estruturas sociais trazem consigo a exigência da Educação para a Liberdade. Uma Educação que compreenda o Discurso como ação sobre o mundo, isto é, atri buir à Filosofia o lugar que lhe é devido. Esse lugar não é de ser chefe de governo, ou o Rei-Filósofo de Platão, mas o de ser educador pela discussão e pelo diálogo. Numa altura de grandes crises, em que a Filosofia está moribunda por força das redes sociais e do pensamento inócuo dos media, como resgatar as inquietações [que serão] “sempre […] a resposta a tais crises [?]. […]. O mundo pode existir sem filósofos, mas porque não, pode também existir sem homens!” (Gadotti, 1980, p.29). Assim, o grande desafio é a execução dos ensinamentos da ideia da crítica e da li berdade num mundo que se deixa escorregar numa aparente ausência de conflito e de sentido.
- Formar professores no presente para uma escola do passado - Gestão de contradiçõesPublication . Correia, Fernando
- A internet como auxiliar no estudo, relato de uma investigação etnográficaPublication . Correia, Fernando
- A investigação sobre a formação de professores - Que responsabilidade social?Publication . Fernandes, Adérita; Correia, FernandoFazer investigação no campo da Educação é partir à procura de respostas que expliquem determinados fenómenos e circunstâncias, a partir das quais possamos construir possíveis trilhos a seguir. Como afirma Sousa, “investigar é procurar descobrir” (2005, p. 11). Partindo deste pressuposto, é possível enfatizar a pertinência social da investigação em Educação (Benavente, 2015). Segun do a mesma autora, “a investigação não pode nem deve ter um carácter meramente instrumental” (p. 10), correndo o risco de as investigações no campo da educação, não contribuírem para mudar a realidade. Neste sentido, a investigação em torno dos contextos de formação inicial de professores emerge da clara importância de preparar futuros profissionais de educação para exercer um julgamento confiável sob uma base sólida de conhecimento na sociedade contemporânea. A formação de professores assume, assim, um compromisso social, na medida em que a docência é entendida como uma profissão que serve propósitos democráticos. De acordo com Bransford, Darling-Hamond e LePage (2019), a docência tem em comum com um conjunto de outras profissões o serviço à sociedade, implicando um compromisso ético e moral. Deste modo, as vozes dos investigadores em educação partilham igualmente uma grande responsabilidade social na produção de conhecimento. Isto deve-se ao facto de não só a educação ser cada vez mais importante para o sucesso dos indivíduos e das nações, mas também pelo facto dos indicadores considerarem que, de entre os recursos educa cionais, as habilidades dos professores e o seu desenvolvimento profissional são fatores com um elevado nível de influência no desempenho escolar dos alunos. Atualmente, para que os novos profissionais possam aceder à car reira docente a habilitação mínima exigida é o mestrado. Uma das opções formativas das instituições de Ensino Superior é o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, contribuindo para a formação de dois profissionais diferentes: Educador de Infância e Professor do 1º Ciclo. Assim, o projeto de doutoramento que agora se apresenta visa compreender como uma única formação dá origem a duas iden tidades profissionais diferentes. Em suma, pretende-se através da investigação em curso realizar uma análise mais focalizada e compreensiva deste curso de mestrado e dos processos de construção de identidade profissional, que permitam “deslindar, examinar e compreender de forma holística e no contexto em que ocorrem determinados fenómenos, acontecimentos e/ou situações mais complexas” (Morgado, 2019, p. 8).