Browsing by Author "Lopes, Hélder"
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- Análise das possibilidades de implementação no mercado do fitness de um produto do âmbito da sistemática das atividades desportivasPublication . Gomes, Osvaldo; Fernando, Catarina; Lopes, HélderO desporto se convenientemente utilizado pode ser uma poderosa ferramenta de transformação do Homem. O Fitness é um mercado em grande crescimento, e utiliza o desporto como principal instrumento de atuação, mas aparentemente não faz uso de todo o seu potencial, pois parece existir uma grande ênfase ao nível das variáveis fisiológicas numa perspetiva de higienização do corpo, quando existe espaço para potencializar, e desenvolver, como em muito poucas áreas, o Homem holistamente, respeitando a sua individualidade, através de processos e produtos personalizados. O nosso trabalho procura alertar para esta realidade, de um desporto com mais virtualidades do que as comumente enunciadas e um mercado (Fitness) com grande potencial para as integrar e utilizar. Pretendemos elaborar uma conjetura que permita resolver o problema enunciado, criando produtos passiveis de se aplicarem no mercado do Fitness, e analisar a recetividade que os mesmos têm junto dos produtores e consumidores e quais os processos de implementação mais adequados e rentáveis.
- A escola e a Educação Física na promoção de uma comunidade inclusivaPublication . Alves, Ricardo; Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio; Antunes, Hélio
- A escola e a integração no meio: a Educação Física como instrumento de atuaçãoPublication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Antunes, Hélio
- Estimation of engagement in moderate-to-vigorous physical activity from direct observation: a proposal for school physical educationPublication . Gouveia, Élvio R.; Gouveia, Bruna R.; Marques, Adilson; Lopes, Hélder; Rodrigues, Ana; Quintal, Tomás; Pestana, Marcelo; Peralta, Miguel; Kliegel, Matthias; Ihle, AndreasThis study aimed to test an observational momentary time sampling tool to estimate in class moderate-to-vigorous physical activity (MVPA), in terms of validity, reliability and agreement between observational momentary time sampling and accelerometry, and to develop a regression equation to estimate MVPA from observational momentary time sampling. The sample comprised 78 pupils (38 girls), mean age 14.0 ± 1.1 years. Measurements were taken in three similar Physical Education classes, on three different days. To monitor MVPA, we applied the observational momen tary time sampling method. Students wore an ActiGraph GT3X+ accelerometer. Reliabilities were determined by the intraclass correlations, the agreement between methods was analyzed using the Bland–Altman method, and a multiple regression analysis was performed to estimate the equation. The observational momentary time sampling showed good reliability across time (0.59 < r < 0.72, p < 0.001). It was significantly correlated with accelerometry (r = 0.51, p < 0.001). The MVPA assessed via accelerometer could be predicted from the following equation: Y = 44.3 + 0.47·(MVPA observa tional momentary time sampling method) + 8.0·(sex; with 0 = girls and 1 = boys). This observational momentary time sampling method is a stable and reliable tool to estimate MVPA. A regression equation using the score of observational momentary time sampling and sex can be used to better estimate the real MVPA.
- As novas tecnologias no quotidiano do professor de educação físicaPublication . Rodrigues, Ana; Lopes, HélderO impacto e utilização das novas tecnologias no nosso quotidiano é evidente, contudo a utilização destas ferramentas e instrumentos no exercício da atividade profissional no domínio da atividade física é ainda muito condicionada. Deste modo pretende-se assim, caracterizar a utilização de novas tecnologias pelos profissionais de atividade física, nomeadamente professores de Educação Física, bem como apresentar algumas proposta e reflexões sobre a utilização e rentabilização das novas tecnologias. Neste trabalho, recorreu-se a duas metodologias: (i) grupos de focus com o intuito de caracterizar e compreender a utilização das novas tecnologias (constituída por 9 de ambos os sexos, com uma média de idades de 35,31±3,44) e (ii) grupos de debate, para conceção e análise de propostas de utilização das novas tecnologias no contexto da atividade física (constituído por experts, alunos da licenciatura em Educação Física e do Mestrado em Ensino de Educação Física e Desporto). Como principais resultados destaca-se a utilização muito condicionada das novas tecnologias no contexto laboral pelos profissionais da atividade física, embora seja um a realidade na sua vida pessoal. Os profissionais da atividade física inquiridos, referem como principais entraves a aplicação em contexto laboral: (i) a falta de conhecimento, (ii) de formação, (iii) limitações espaciais e de (iv) recursos materiais. No entanto, as potencialidades destes instrumentos, é igualmente reconhecida pela sua acessibilidade, motivação e incentivo para o utilizador. A elaboração de propostas de intervenção, considerou a rentabilização de meios, a acessibilidades e do baixo custo, sendo centrados nos conteúdos, conhecimentos e competências inerentes a atividade física, contudo o seu sucesso é um aspeto que carece de testagem e adaptabilidade as especificidades de cada realidade, estando a sua aplicabilidade e avaliação a decorrer.
- Oportunidades na educação física em tempo de crisePublication . Barros, Catarina; Lopes, Hélder; Simões, Joana; Aguiar, Igor; Fernando, Catarina
- Physical Fitness and Body Composition of Youth Referees in Invasion GamesPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Lopes, Hélder; Nascimento, Marcelo de Maio; Clemente, Filipe Manuel; Sarmento, Hugo; Ihle, Andreas; Ferrari, Gerson; Luz, Pedro; Caldeira, Henrique; Marques, AdilsonBackground: Referees’ activity can be an instrument for training students with an impact on health-related physical fitness (PF). This study aimed to investigate the differences in PF and body composition between students without sports practice (G1), students with regular sports practice (G2), and student referees in team invasion games (G3). Methods: This study followed a cross-sectional design. The sample comprised 45 male students between 14 and 20 years old (16.40 ± 1.85). Three groups (G1, G2, and G3) of 15 participants each were selected. PF was assessed by a 20 m shuttle run, change-of-direction test, and standing long jump. Body composition was determined by body mass index (BMI; kg/m2 ) and the percentage of body fat (%BF) predicted by skinfold. Results: After controlling for age as a covariate, the block of variables used to characterize PF was statistically different between sports practice groups favoring student referees (p < 0.001; r = 0.26). Similar results were achieved for body composition (i.e., BMI and %BF) (p < 0.001; r = 0.17). However, when the dependent variables were evaluated separately, there were only differences between groups in %BF (p = 0.007; r = 0.21). Student referees had statistically significantly lower values than the remaining groups. Conclusion: Refereeing activity benefits PF related to health and performance, including body composition. This study confirms the benefits related to health in children and adolescents who are involved in refereeing activity
- O PNEF e a heterogeneidade da prestação motora dos alunos: que respostas, que soluções?Publication . Fernandes, Maria Inês; Caires, Cláudio; Rodrigues, Deodato; Lopes, HélderA heterogeneidade da prestação motora coloca importantes desafios aos professores de Educação Física. Compreender essa problemática afigura-se uma necessidade incontornável face ao desafio de proporcionar a todos os alunos as melhores condições de aprendizagem e consequentemente a conquista de competências úteis e duradouras. Neste esforço de compreensão, procuramos definir o que se entende por heterogeneidade, situar as suas causas e consequências, definir os desafios que os profissionais da disciplina enfrentam neste âmbito e procurar as respostas gerais e específicas para a problemática.
- Problemáticas da educação física IPublication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio R.; Alves, Ricardo; Correia, Ana L.