Browsing by Author "Pocinho, Margarida"
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação de uma escala de avaliação do engagement no trabalho do professor (UWES)Publication . Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Pocinho, MargaridaEste estudo avalia as dimensões do engagement que os professores utilizam para lidar com o seu trabalho docente. Para a avaliação das dimensões utilizou-se a Utrecht Work Engagement Scale (UWES) elaborada por Schaufeli e Bakker (2003), distinguindo-se as variáveis vigor, dedicação e absorção. Os resultados obtidos nesta investigação (N=54) coincidem com estudos anteriores quanto à consistência interna das três subescalas, que é estável e satisfatória. Revelam também que a UWES apresenta-se como um instrumento válido e adequado para ser utilizado em investigações futuras.
- Aprofundamentos em psicologia da educaçãoPublication . Pocinho, Margarida
- Autoeficácia docente: predição da satisfação dos professoresPublication . Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Pocinho, MargaridaEste estudo quantitativo, transversal e preditivo tem como objectivo analisar a influência da autoeficácia na satisfação profissional dos professores portugueses. A amostra é constituída por 327 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (trabalham com alunos dos 6 aos 10 anos) que responderam a um questionário de dados sociodemográficos e escalas validadas para a população portuguesa para as variáveis em estudo. Realizada a análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o aumento da “eficácia instrucional” e da “eficácia nos relacionamentos interpessoais” predizem um aumento da satisfação docente na dimensão “relação com a profissão” (R2 = .27). A uma melhor perceção da “relação interpessoal/institucional” (R2 = .20), corresponde uma diminuição da “eficácia instrucional” e um aumento da eficácia nos relacionamentos interpessoais.
- BACK TO BASICS: EXPERIENCING A DESTINATION THROUGH GASTRONOMY - THE CASE OF MADEIRA ISLANDPublication . Garcês, Soraia; Pocinho, Margarida; Jesus, Saúl Neves deAbstract Purpose – This study aims to explore gastronomy tourists' wellbeing in Madeira Island, Portugal, particularly those who acknowledged this activity as the experience they most enjoyed. Methodology – Data was retrieved in 2019, and it is part of the "Wellbeing Tourists Project" developed in Madeira Island. From a preliminary sample of 475 tourists, 52 considered gastronomy their most enjoyed experience, composing this subset of participants the sample for the current study. Data collection occurred in-person (before the pandemic) and online. Tourists filled the Tourism Wellbeing Scale, which evaluates tourism experiences through positive Psychology variables [wellbeing (positive emotions, engagement, relationships, meaning, and accomplishment), creativity, optimism, and spirituality]. Findings – Tourists from England/UK, Czech Republic and Portugal (mainland) considered gastronomy their top choice. Findings showed that a gastronomy tourist in Madeira is someone who first looks to have fun, acknowledges the experience as unique/original, and enjoys engaging with the local community. Logistic regression showed that the estimated odds ratio favoured an increase of nearly 53% for the Gastronomy experience every one unit increase of the Meaning variable. Contribution – Madeira has a unique cuisine with unique flavours, which can be an essential attraction factor for this destination, but it is considered a complementary product. This study highlights that gastronomy should be considered a potential to promote the Island tourism and that it can also be an essential factor to promote wellbeing and Madeira food heritage.
- Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúdePublication . Carvalho, Renato Gil Gomes; Pocinho, Margarida; Silva, CarlaO papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.
- Conflitos no ensino português: estudo comparativo entre o ensino público e o ensino privadoPublication . Teixeira, Odete; Pocinho, Margarida
- A cooperação escola-pais/encarregados de educação na promoção do sucesso educativoPublication . Pocinho, Margarida; Cruz, Cristina
- Criatividade e educação: um “Bicho de 7 Cabeças”?Publication . Garcês, Soraia; Pocinho, MargaridaEste artigo pretende ser uma reflexão sobre a importância da criatividade na Educação, considerando-se esta última como um ambiente potenciador do fenómeno criativo junto dos seus alunos, mas também de toda a sua comunidade. O presente trabalho tem ainda como objeto de reflexão ideias erróneas que rodeiam a concetualização do construto “criatividade”, procurando-se aqui desmistificar algumas delas. Para além de tudo isto, reflete-se, de uma forma geral, na relevância da criatividade nas diferentes áreas disciplinares, como as artes e as ciências, domínios do conhecimento das quais a criatividade faz parte e é fundamental. Salienta-se, igualmente, algumas caraterísticas que se evidenciam na pessoa criativa, procura-se identificar obstáculos que travam o caminho da criatividade e apresentam-se algumas dicas para a promoção do “Ser Criativo” na Educação.
- Dinamização do grupo-turma: manual prático para psicólogos educacionaisPublication . Pocinho, Margarida
- Enhancing comprehension in low achievement 9th grades: a quasi-experiment studyPublication . Pocinho, MargaridaThis article describes the application of a Comprehension Strategies Programme (CSP) designed to improve the reading comprehension of students with learning difficulties. The programme was implemented with 102 ninth grade students from Portuguese public schools with low achievement on a particular subject: Portuguese. An evaluation was done on the effects of the programme on reading comprehension and on school achievement. The Experimental Group presented significant improvements when compared to the Control Group (n=108) on the dimensions considered. This indicates that the CSP an bring benefits to low achieving students who have Portuguese as a mother tongue.