Browsing by Author "Pocinho, Margarida"
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- Adaptação de uma escala de avaliação do engagement no trabalho do professor (UWES)Publication . Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Pocinho, MargaridaEste estudo avalia as dimensões do engagement que os professores utilizam para lidar com o seu trabalho docente. Para a avaliação das dimensões utilizou-se a Utrecht Work Engagement Scale (UWES) elaborada por Schaufeli e Bakker (2003), distinguindo-se as variáveis vigor, dedicação e absorção. Os resultados obtidos nesta investigação (N=54) coincidem com estudos anteriores quanto à consistência interna das três subescalas, que é estável e satisfatória. Revelam também que a UWES apresenta-se como um instrumento válido e adequado para ser utilizado em investigações futuras.
- Aprofundamentos em psicologia da educaçãoPublication . Pocinho, Margarida
- Autoeficácia docente: predição da satisfação dos professoresPublication . Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Pocinho, MargaridaEste estudo quantitativo, transversal e preditivo tem como objectivo analisar a influência da autoeficácia na satisfação profissional dos professores portugueses. A amostra é constituída por 327 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (trabalham com alunos dos 6 aos 10 anos) que responderam a um questionário de dados sociodemográficos e escalas validadas para a população portuguesa para as variáveis em estudo. Realizada a análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o aumento da “eficácia instrucional” e da “eficácia nos relacionamentos interpessoais” predizem um aumento da satisfação docente na dimensão “relação com a profissão” (R2 = .27). A uma melhor perceção da “relação interpessoal/institucional” (R2 = .20), corresponde uma diminuição da “eficácia instrucional” e um aumento da eficácia nos relacionamentos interpessoais.
- BACK TO BASICS: EXPERIENCING A DESTINATION THROUGH GASTRONOMY - THE CASE OF MADEIRA ISLANDPublication . Garcês, Soraia; Pocinho, Margarida; Jesus, Saúl Neves deAbstract Purpose – This study aims to explore gastronomy tourists' wellbeing in Madeira Island, Portugal, particularly those who acknowledged this activity as the experience they most enjoyed. Methodology – Data was retrieved in 2019, and it is part of the "Wellbeing Tourists Project" developed in Madeira Island. From a preliminary sample of 475 tourists, 52 considered gastronomy their most enjoyed experience, composing this subset of participants the sample for the current study. Data collection occurred in-person (before the pandemic) and online. Tourists filled the Tourism Wellbeing Scale, which evaluates tourism experiences through positive Psychology variables [wellbeing (positive emotions, engagement, relationships, meaning, and accomplishment), creativity, optimism, and spirituality]. Findings – Tourists from England/UK, Czech Republic and Portugal (mainland) considered gastronomy their top choice. Findings showed that a gastronomy tourist in Madeira is someone who first looks to have fun, acknowledges the experience as unique/original, and enjoys engaging with the local community. Logistic regression showed that the estimated odds ratio favoured an increase of nearly 53% for the Gastronomy experience every one unit increase of the Meaning variable. Contribution – Madeira has a unique cuisine with unique flavours, which can be an essential attraction factor for this destination, but it is considered a complementary product. This study highlights that gastronomy should be considered a potential to promote the Island tourism and that it can also be an essential factor to promote wellbeing and Madeira food heritage.
- Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúdePublication . Carvalho, Renato Gil Gomes; Pocinho, Margarida; Silva, CarlaO papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.
- Conflitos no ensino português: estudo comparativo entre o ensino público e o ensino privadoPublication . Teixeira, Odete; Pocinho, Margarida
- A cooperação escola-pais/encarregados de educação na promoção do sucesso educativoPublication . Pocinho, Margarida; Cruz, Cristina
- Creativity and resilience in higher education: a study in the Autonomous Region of MadeiraPublication . Agrela, Sara; Garcês, Soraia Fernandes; Pocinho, Margarida; Agrela, Sara; Garcês, Soraia; Pocinho, MargaridaNa Psicologia Positiva, tanto a criatividade como a resiliência são consideradas utensílios cruciais para o desenvolvimento saudável dos indivíduos (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Yunes, 2003). Neste estudo, pretende-se explorar as variáveis criatividade e resiliência na comunidade do ensino superior. A amostra é constituída por 326 participantes com 17 anos ou mais. No que respeita aos instrumentos utilizados, foi aplicada a Escala de Personalidade Criativa – Forma Reduzida, de Pocinho et al. (2020) e a Measuring State Resilience, adaptada para a população portuguesa por Martins, em 2005 (Teixeira, 2014). Os resultados indicam que existe uma associação/correlação positiva entre a criatividade e a resiliência; os indivíduos do género feminino são mais resilientes; os indivíduos mais velhos são mais resilientes e tendencialmente mais criativos; os indivíduos que possuem o ensino superior são mais criativos; os docentes são mais resilientes do que os estudantes e do que os investigadores; os docentes são mais criativos do que os estudantes. Implicações práticas são também apresentadas e discutidas.
- Criatividade e educação: um “Bicho de 7 Cabeças”?Publication . Garcês, Soraia; Pocinho, MargaridaEste artigo pretende ser uma reflexão sobre a importância da criatividade na Educação, considerando-se esta última como um ambiente potenciador do fenómeno criativo junto dos seus alunos, mas também de toda a sua comunidade. O presente trabalho tem ainda como objeto de reflexão ideias erróneas que rodeiam a concetualização do construto “criatividade”, procurando-se aqui desmistificar algumas delas. Para além de tudo isto, reflete-se, de uma forma geral, na relevância da criatividade nas diferentes áreas disciplinares, como as artes e as ciências, domínios do conhecimento das quais a criatividade faz parte e é fundamental. Salienta-se, igualmente, algumas caraterísticas que se evidenciam na pessoa criativa, procura-se identificar obstáculos que travam o caminho da criatividade e apresentam-se algumas dicas para a promoção do “Ser Criativo” na Educação.
- O desenho da figura humana na Ilha da Madeira: evidências de validadePublication . Pocinho, Margarida; Wechsler, Solange Muglia; Neves, GeorginaResumo O desenho da figura humana (DFH) é uma das formas mais utilizadas para avaliar o desenvolvimento intelectual infantil. Este estudo investigou as evidências da validade e precisão do sistema Wechsler de correção do DFH para as crianças da Madeira. A amostra incluiu 489 crianças (49% meninas), com entre 5 e 13 anos de idade, de escolas do 1º e 2º ciclos do sistema educativo. Os instrumentos foram: DFH, teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR) e notas escolares (Português e Matemática). Existem diferenças por idade, sexo e da figura desenhada. As correlações entre DFH, MPCR e notas escolares foram significativas. A precisão foi satisfatória (>0,80). Concluindo, este teste DFH possui evidências de validade e precisão, indicando a possibilidade de utilização após obtenção de normas portuguesas.