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- On a coal specimen possibly associated with the classical Mio-Pleistocene São Jorge leaf bed site, Madeira Island, PortugalPublication . Marques, Carlos A. Góis; Correia, Pedro; Sequeira, Miguel Menezes de; Góis-Marques, Carlos A.; Sequeira, MiguelDue to the unusual presence of coal seams within a volcanic island, the São Jorge lignite, located in the north side of Madeira Island, was since the early 19th century a magnet for naturalists. In 1854 the site was visited by Sir Charles Lyell and Georg Hartung, where both discovered a leaf-bed associated with the lignite. This finding pro vided key proofs to Lyell's uniformitarian theory of the formation of volcanic islands and the long-term existence of laurel forests in Macaronesia. Despite its historical importance, lignite specimens from São Jorge remain unknown to date. Recently, the study of Funchal Natural History Museum (MMF, Madeira Island, Portugal) collections revealed a coal specimen associated with the classical site of São Jorge. Here we provide a critical anal ysis of this specimen using historical and palaeobotanical approaches. We show that this coal is not a lignite from São Jorge and that it was not collected in ca. 1905. Historically, the São Jorge site was covered by a landslide until 1917, making it inaccessible. Furthermore, the coal is either a bituminous coal or anthracite and contains typical rhizomorph fossils of extinct Lycophytes known as Stigmaria ficoides (Sternb.) Brongn., as already indicated in the old MMF record books. The coal is most likely a late Carboniferous (Pennsylvanian, 323.4–298.9 Ma) specimen from the early 20th century British coaling industry on Madeira Island, imported from the UK, which, at some point, was erroneously labelled as originating from the 7–1.8 Ma São Jorge outcrop in Madeira.
- Competências socioemocionais e o rendimento escolar de alunos do Ensino Secundário com e sem diagnóstico de perturbação de hiperatividade e défice de atençãoPublication . Soares, Margarida Branco Marques Calhamar; Franco, Maria da Glória Salazar D’ Eça; Beja, Maria João Gouveia PereiraEste estudo pretende avaliar a influência e o impacto das competências socioemocionais (CSE) no rendimento escolar, bem como explorar o impacto da presença ou ausência de um diagnóstico clínico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), no mesmo. Foi realizado um estudo de investigação que teve por base uma metodologia quantitativa, com a aplicação de um questionário a 92 participantes para avaliar estas competências, obtendo-se dados sobre o diagnóstico de PHDA e recolhendo-se informações sobre o rendimento escolar. Uma análise dos resultados obtidos indicou que o diagnóstico de PHDA não está significativamente associado ao rendimento escolar. Esta análise permitiu igualmente concluir que a correlação entre as competências socioemocionais e o rendimento escolar foi fraca e não significativa. Adicionalmente, não foram encontradas evidências de que a interação entre as competências socioemocionais e o diagnóstico de PHDA influencie significativamente o rendimento escolar. Estas conclusões sugerem que outros fatores podem desempenhar um papel mais relevante na determinação do desempenho escolar.
- Competências socioemocionais e autoconceito como fatores protetores do bullying e o seu impacto no rendimento escolarPublication . Câmara, Daniela Sofia Nascimento; Franco, Maria da Glória Salazar D’ Eça; Beja, Maria João Gouveia PereiraO presente estudo pretende descrever e comparar a auto perceção de bullying (vítimas versus não vítimas) com base nas variáveis competências socioemocionais (CSE), autoconceito e rendimento escolar. Assim sendo, a amostra foi composta por 52 jovens da Região Autónoma da Madeira, com idades entre os 15 e 18 anos. A avaliação das variáveis foi realizada através de um questionário sociodemográfico e de auto perceção de bullying, a Escala de Avaliação de Competências Pessoais e Sociais “Para mim é fácil” (Gaspar & Matos, 2015), e a Escala de Avaliação do Autoconceito “Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale” a versão adaptada para a população portuguesa (Veiga & Leite, 2016). Os resultados revelaram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre vítimas e não vítimas de bullying em relação às variáveis CSE, autoconceito e rendimento escolar. Ademais, foi evidenciada uma correlação negativa quase significativa entre autoconceito e auto perceção de bullying, (r= -0,23, p= 0,102), isto é, jovens que percecionam ser vítimas tendem a demonstrar níveis ligeiramente mais baixos de autoconceito. Os dados indicam ademais que o bullying nesta amostra é mais predominante em jovens do sexo feminino e em adolescentes em faixas etárias mais novas, nomeadamente, nos 15 anos.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Andrade, Sílvia Freitas; Fonseca, Arnaldo José DinisO presente relatório de estágio é parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo principal a obtenção de grau de mestre nestas áreas de formação. Neste sentido, procura-se apresentar de forma crítica e reflexiva o trabalho desenvolvido ao longo das três práticas pedagógicas. A primeira foi concretizada na valência da Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos. As duas intervenções pedagógicas posteriores foram realizadas na vertente do 1.º Ciclo, com turmas do 2.º e 3.º ano de escolaridade. Assim sendo, este documento encontra-se organizado em três partes: Enquadramento Teórico, Enquadramento Metodológico e Intervenções Pedagógicas. A primeira parte apresenta um conjunto de pressupostos teóricos inerentes à prática docente, a segunda aborda a metodologia de Investigação-Ação e a terceira expõe os contextos educativos onde decorreram as práticas e alguns momentos de aprendizagem. Relativamente às intervenções pedagógicas, as duas primeiras foram desenvolvidas na mesma instituição de ensino, porém em edifícios diferentes, enquanto a terceira foi realizada noutra escola. Assim, foi possível experienciar e vivenciar realidades distintas, não só em termos de abordagens pedagógicas dos docentes, mas também a nível de organização e recursos tecnológicos. Na intervenção pedagógica efetuada na Educação Pré-Escolar, as atividades foram planificadas tendo em conta as temáticas propostas pela educadora cooperante. Além disso, foi desenvolvido um projeto de Investigação-Ação, que incidia na temática das interações, no qual procurou-se dar resposta à seguinte questão: “Como promover as interações sociais positivas entre os elementos do grupo de crianças da sala x?”. Nas práticas pedagógicas do 1.º Ciclo, foram implementadas estratégias pedagógicas diversificadas para abordar os conteúdos curriculares sempre com o intuito de promover aprendizagens significativas. Deste modo, este relatório reúne um conjunto de aprendizagens e experiências adquiridas no decorrer da formação inicial para a docência, refletindo a importância de promover a participação ativa das crianças e alunos na construção do seu próprio conhecimento. Além disso, destaca-se a postura reflexiva do docente como um elemento essencial para a melhoria contínua da prática.
- Caracterização das famílias acompanhadas pelo Serviço de Intervenção Precoce da RAMPublication . Alves, João César Teixeira; Beja, Maria João Gouveia Pereira; Franco, Maria da Glória Salazar D`Eça CostaA caracterização das famílias acompanhadas pelo serviço de intervenção precoce na Região Autónoma da Madeira (RAM) é importante para conhecer as fragilidades das famílias que têm crianças com necessidades educativas especiais a seu cargo acompanhadas pelo Centro de Recursos Educativos Especializados de Intervenção Precoce na Infância (CREE IPI). Este estudo tem o objetivo de contribuir com informação que permita compreender melhor o estado psicológico dessas famílias. Resiliência familiar, Exaustão parental e Funcionamento familiar são conceitos proeminentes que impactam as relações familiares, suscitando a cada membro da família estratégias de coping que se revelem eficazes para enfrentar o exercício da parentalidade e outros problemas familiares, pelo que é necessário, dotar as famílias acompanhadas no CREE IPI de ferramentas que ajudem a prevenir a exaustão parental promovendo resiliência familiar e bom funcionamento familiar. O objetivo é caracterizar famílias acompanhadas pelo serviço de intervenção precoce na RAM através da análise das relações entre os níveis de resiliência familiar, exaustão parental e funcionamento familiar, estudando o papel de variáveis sociodemográficas dos pais e dos filhos acompanhados pelo serviço. A amostra é constituída por 127 pais e mães de crianças com necessidades educativas especiais residentes na ilha da Madeira com idades compreendidas entre os 23 e os 51 anos de idade que recebem apoio e acompanhamento do serviço regional de intervenção precoce na infância aos quais foram administrados a versão portuguesa da escala Walsh Family Resilience Questionnaire-WFRQ, o Questionário de avaliação da exaustão parental –QAEP traduzido e adaptado do original Parental Burnout Assessment – PBA e a versão de 15 itens do Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation: SCORE-15 validada para a população portuguesa. Os resultados indicam que as famílias apresentam níveis considerados médios e baixos nas dimensões da resiliência familiar e nas dimensões da exaustão parental, e níveis considerados altos e baixos nas dimensões do funcionamento familiar. Nesta população foram encontradas correlações fracas, moderadas e fortes com significância estatística entre os conceitos de resiliência familiar, exaustão parental e funcionamento familiar, e foram encontradas correlações fracas e moderadas com significância estatística entre as dimensões das escalas de avaliação da resiliência familiar, exaustão parental, funcionamento familiar e variáveis sociodemográficas dos pais e dos filhos. O sistema de crenças familiares e o nível de escolaridade dos pais predizem significativamente o funcionamento familiar e foram encontradas diferenças com significância estatística entre grupos das variáveis sociodemográficas dos pais nas dimensões da resiliência familiar e do funcionamento familiar. Estes resultados revelam dados importantes para compreender melhor o estado psicológico das famílias acompanhadas pelo serviço de intervenção precoce na infância na RAM e podem ser um contributo no âmbito de eventuais reajustamentos de intervenções adicionais. No entanto, estudos mais abrangentes são recomendados em futuras investigações.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Faria, Nathaly Isabella de Abreu; Fernandes, Adérita Cristina PereiraO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e representa o culminar da minha trajetória académica, articulando os conhecimentos teóricos com a práxis, com vista à obtenção do grau de mestre. Encontra-se, deste modo, estruturado em duas partes complementares: a Parte I, intitulada Enquadramento Teórico e Metodológico, apresenta conjunturas teóricas e metodológicas que sustentam as Práticas Pedagógicas desenvolvidas em diversos contextos educativos descritas na segunda parte. A parte II, denominada Prática Pedagógica, carateriza e analisa momentos de aprendizagem vivenciados em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente em turmas de 2.º e 3.º anos de escolaridade. Na prática pedagógica de Educação Pré-Escolar houve a necessidade de realizar a metodologia de Investigação-Ação com o objetivo de aperfeiçoar várias problemáticas detetadas no decurso do estágio, tendo por base a seguinte questão-problema: “Como Promover as Boas Relações Interpessoais entre as Crianças na Sala de Jardim de Infância?”. No caso das práticas pedagógicas do 2.º e 3.º anos não houve essa necessidade, já que todas as atividades foram planeadas tendo em conta quer as necessidades, quer as potencialidades dos alunos. Assim, este relatório evidencia uma compilação de vivências educativas, o qual teve como alicerce tornar a/o criança/aluno o principal protagonista na construção da sua aprendizagem e a ação do docente como mediador, planificando consoante as caraterísticas de todas as crianças, propiciando um ambiente de aprendizagem estimulante e desafiador, no qual as crianças pudessem explorar as suas potencialidades e construir o seu conhecimento de forma ativa e significativa, avaliando e refletindo sobre a própria prática.
- Fostering climate change awareness: harnessing adult-child interactions in an educational gamePublication . Spínola, Joana Filipa Gomes; Dionísio, Mara Sofia Gomes; Bala, Paulo Alexandre CâmaraÀ medida que as alterações climáticas tornam-se uma preocupação crescente, métodos eficazes de educação ambiental são essenciais para promover a consciencialização e ação. Uma das for mas de alcançar esse objetivo é através dos jogos educacionais; em particular, identificámos uma oportunidade fundamental na interação entre adultos e crianças para estimular discussões sobre sustentabilidade e alterações climáticas. Assim, este trabalho apresenta o design, desenvolvimento e avaliação de Mystiria, um jogo sério colaborativo concebido para facilitar interações significati vas entre adultos e crianças, ao mesmo tempo que sensibiliza para a sustentabilidade e alterações climáticas. Através de três mini-jogos assimétricos - focados na gestão de água, eletricidade e reci clagem - o jogo promove trabalho em equipa e comunicação num ambiente cativante e divertido. O contexto do jogo foi adaptado à Ilha da Madeira, uma vez que investigação prévia sugere que a incorporação de um contexto local aumenta a probabilidade da compreensão do tema. O jogo foi avaliado por crianças (6 - 10 anos) - considerada uma idade ideal para a aprendizagem de conceitos importantes - e adultos (pais). Através de uma colaboração com a Divisão da Conservação da Natureza e Alterações Climáticas do Funchal, o protótipo será posteriormente avaliado por profissionais das áreas de educação e sustentabilidade, com a possibilidade de ser integrado no currículo escolar. Os resultados da avaliação indicam que os componentes assimétricos de jogo - onde cada jogador desempenha tarefas distintas, mas interligadas - contribuíram significativamente para o envolvi mento e a diversão dos participantes. Os jogadores reportaram que a necessidade de comunicar para serem bem sucedidos melhorou a colaboração e transferência de conhecimento intergeracional. Adicionalmente, com os questionários e interações promovidas pelas narrativas, o jogo revelou-se eficaz em promover discussões sobre sustentabilidade. Este estudo destaca a eficácia de jogos sérios colaborativos em promover diálogo intergeracional sobre sustentabilidade e alterações climáticas, demonstrando o potencial destes jogos para reforçar a educação ambiental.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Ana Clara Nunes; Fonseca, Arnaldo José DinisO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de obter o grau de mestre. Neste sentido, pretende-se descrever e refletir acerca das três práticas pedagógicas. Quanto à sua estrutura, este relatório está dividido em três grandes partes, sendo elas, o Enquadramento Teórico, onde são abordadas algumas temáticas acerca da prática docente, o Enquadramento Metodológico, que apresenta a metodologia de Investigação Ação e as Intervenções Pedagógicas, onde são explicitadas as experiências de aprendizagem, de cada prática pedagógica. Relativamente às práticas pedagógicas, a primeira foi realizada na vertente da Educação Pré-Escolar, com crianças entre os 3 e os 4 anos, na qual foi desenvolvido um projeto de Investigação-Ação, que abordava a temática da motivação e do lúdico. A segunda e terceira prática pedagógica foram realizadas na vertente do 1.º CEB, com turmas do 1.º e 4.º ano de escolaridade. Todas as práticas foram realizadas em diferentes contextos, o que possibilitou uma perceção mais ampla das diversas formas de trabalho. Um dos aspetos que as três práticas pedagógicas têm em comum é a implementação de atividades lúdicas para a abordagem dos temas e conteúdos, fornecidos pelas docentes cooperantes. Além disso, as estratégias utlizadas sempre tiveram em conta as caraterísticas, os interesses e as necessidades das crianças, promovendo um ambiente educativo envolvente e eficaz. Desta forma, este relatório compõe um conjunto de experiências, conhecimentos e aprendizagens adquiridas, ao longo destes cinco anos de formação académica, que serão fundamentais para o meu futuro profissional, enquanto docente.