Dissertações de Mestrado
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- Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocionalPublication . Silva, Emanuel Rodrigues da; Franco, Maria da Glória Salazar D`eça Costa; Beja, Maria João Gouveia PereiraA presente investigação pretende relacionar o bullying nos alunos do 1º ciclo com a compreensão emocional numa escola pública da Região Autónoma da Madeira. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, transversal e correlacional. A amostra de 130 alunos do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 7 (5,5%) 8 e 9 anos (45,4%) e 10 anos (3,8%), com participantes de ambos os sexos, 50,8% do sexo masculino, e 49,2% do sexo feminino. Para a avaliação das variáveis foram utilizados dois instrumentos adaptados, o Teste de Compreensão das Emoções: TEC, e o Questionário sobre o Bullying. Neste contexto, verificou-se, que os alunos têm uma perceção efetiva sobre o bullying identificando-se como sendo vítima de bullying ou como agressor. Neste sentido, as componentes da compreensão emocional, como reconhecimento, desejos, crenças, lembrança, regulação das emoções, emoções mistas, julgamentos morais, estão associadas ao bullying, este conduz-nos a uma premissa de que quem percebe que os seus estados emocionais apresentam melhores condições para ultrapassar situações agressivas.
- Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Milene Maria Ornelas; Mendes, Guida Reis RodriguesO presente relatório surge da minha intervenção pedagógica durante o estágio realizado no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório serão referidos os contextos de cada uma das instituições de educação e ensino, as metodologias e intervenções realizadas junto das crianças, da comunidade e famílias1, bem como uma reflexão final para cada uma das componentes do estágio. No decorrer do relatório são apresentadas as planificações, avaliações e reflexões realizadas durante o estágio sobre a minha intervenção pedagógica junto dos grupos de crianças de ambos os estágios. O grupo de crianças da componente do estágio na educação Pré-Escolar é constituído por 25 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos de idade enquanto o segundo grupo, da componente do estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico é constituído por 21 alunos, com idades compreendidas entre os oito e os onze anos. Os trabalhos realizados na componente do Pré-Escolar incidiram, sobretudo, nas diferenças de género, nos quais verificamos a alteração de alguns comportamentos de algumas crianças. Na componente do 1.º Ciclo do Ensino Básico os trabalhos incidiram sobre a cooperação na sala de aula, na qual os alunos aumentaram a cooperação entre si na execução das atividades.
- A perceção dos alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a sua vinculação aos pais, pares e professor e o ajustamento escolarPublication . Andrade, Márcia Raquel Abreu; Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça CostaA vinculação e um bom ajustamento escolar, são dois preditores que irão permitir à criança obter um desenvolvimento psicoemocional estável e consequentemente um bom sucesso escolar. Este estudo, tem como objetivo verificar se, relações estáveis no contexto escolar são um facilitador de um ajustamento escolar, mesmo perante algumas adversidades que poderão existir no percurso educativo dos alunos. Recorreu-se a uma amostra de 106 participantes, alunos de 3º e 4º anos de duas escolas privados do Funchal, Região Autónoma da Madeira. É um estudo de caráter exploratório onde foram aplicados quatro questionários - questionário sociodemografico, escala de vinculação a Pais, Pares e Professores (PIML), teste sociométrico e o questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por). Os resultados obtidos, indicam, que os alunos que apresentam uma vinculação segura com os pais, têm tendência a ter uma vinculação mais forte com os Pares e Professores e através desta relação com os pares e professores, percecionam menos dificuldades. Os alunos, independentemente do seu rendimento escolar, parecem estar vinculados aos pares e professores, e têm maiores valores na capacidade de relatar as experiências negativas em relação aos colegas. Os resultados, permitem acima de tudo, aferir que a vinculação com Pares e Professores é uma característica importante em contexto escolar, pois permite aos alunos desenvolverem um conjunto de competências e um melhor ajustamento e adaptação ao contexto escolar. Neste sentido, é fulcral promover-se a existência de vinculação entre os alunos e professores, de modo a produzir um bom ajustamento escolar, e consequentemente o sucesso educativo do aluno.
- Projecto curricular de turma e inovação pedagógica: uma abordagem reflexiva e construtiva sobre as concepções e as práticas dos professores no âmbito da inovação curricular: um estudo numa escola do 1º ciclo do ensino básico da RAMPublication . Silva, Maria Isabel Jardim da; Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesNuma época marcada pela globalização e mundialização dos problemas, mas também pela procura simultânea da preservação das raízes locais e identitárias, novas exigências sociais emergem, confrontando a escola e os professores com a necessidade de se ajustarem às novas realidades. Tal adaptação passa por construírem respostas cada vez mais flexíveis e diferenciadas, numa sociedade que se revela mais heterogénea e desigual, pelo que “a diversificação e a gestão local do currículo”, deve ser a resposta, assumindo o Projecto Curricular de Turma (PCT), neste contexto, uma relevância particular. A investigação que agora se apresenta pretende analisar, de forma crítica e fundamentada, as perspectivas conceptuais e as práticas dos professores duma escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Funchal – RAM, no campo da reorganização curricular para este nível de ensino, estabelecida pelo Decreto-Lei n.º 6/2001, e no âmbito da inovação pedagógica, procurando entender até que ponto o PCT serve de instrumento para uma gestão curricular flexível e adaptada à diversidade das turmas a que se destina. Neste estudo, a recolha de dados implicou uma abordagem qualitativa, consubstanciada pela análise de conteúdo de documentos referentes às entrevistas, aos questionários, aos Projectos da escola (PEE e PCE) e aos Projectos das professoras envolvidas no mesmo (PCT), e também às observações levadas a cabo nas respectivas turmas. Não obstante as limitações que um trabalho desta natureza apresenta, os resultados obtidos apontam para alguma modificação na procura de novas formas de acção pedagógica, embora não seja ainda a mudança desejada. Percebemos que as professoras, de um modo geral, dominam a noção de PCT e as concepções a ele inerentes, reconhecem as vantagens da sua elaboração, nomeadamente, na mudança/inovação e na melhoria das ofertas educativas para os alunos, com benefícios ao nível das suas aprendizagens e das aquisições sociais. No entanto, também percebemos que falta melhorar alguns aspectos, sobretudo na acção docente, se queremos uma mudança significativa nas práticas. De qualquer forma, ficou evidente a necessidade de uma maior aposta na formação dos professores, ao nível da formação inicial e contínua, de modo a promover uma “cultura de projecto” e a dotá-los com as ferramentas próprias que lhes possibilitem práticas inovadoras e que os ajude na construção de PCT com sentido, numa escola para todos.
- Relatório apresentado com vista à obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Figueira, Fátima Cristina Rodrigues; Correia, Fernando Luís de SousaO presente relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Tem como objetivo demonstrar a minha intervenção educativa no contexto de estágio, mais concretamente na Educação Pré-Escolar com um grupo de crianças entre os dois e os quatro anos e no 1º Ciclo do Ensino Básico com uma turma de 2º ano de escolaridade. Para cada valência foi efetuado um enquadramento da mesma e uma contextualização do meio, instituição, grupo/turma, espaço e materiais, tempo, relações pedagógicas e metodologias. A minha intervenção pedagógica é exposta e fundamentada, por projetos na valência de Pré-Escolar e por domínios curriculares no caso do 1º ciclo. Na valência de Pré-Escolar a avaliação, incluí a avaliação de grupo e de uma criança incidindo nos indicadores de implicação e de bem-estar emocional definidos por Portugal e Laevers (2010). O processo de reflexão acompanha todo o desenvolvimento de prática educativa, concedendo a este relatório uma conceção pessoal e crítica.
- Relatório apresentado com vista à obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Joana Catarina Quental da; Correia, Fernando Luís de SousaO presente relatório enquadra-se no âmbito do Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Expõe a intervenção pedagógica realizada numa sala de Pré-escolar com um grupo 25 de crianças, com idades entre os quatro e cinco anos, e numa turma de 24 alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer deste percurso foram realizadas diversas pesquisas com o objetivo de fundamentar, com autores pedagógicos de referência, toda a prática realizada nos dois contextos de intervenção, bem como foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados, nomeadamente a observação, conversas informais, notas de campo e recolha documental. Neste relatório é apresentada, para cada valência, a contextualização do ambiente educativo e explanado de forma reflexiva as atividades desenvolvidas com as crianças em cada núcleo de estágio. Elucido também a intervenção realizada com a comunidade educativa e com as famílias, salientando a importância da participação destes agentes na aprendizagem das crianças. O relatório evidencia a avaliação na Educação Pré-Escolar, incluindo a avaliação do grupo de crianças nos indicadores de bem-estar emocional, e a implicação definidos por Portugal e Laevers (2010) e de uma criança em particular. Concluo este relatório com as considerações finais da intervenção pedagógica, em ambas as valências, realçando reflexivamente os aspetos mais importantes que contribuíram para o meu desenvolvimento profissional.
- Relatório de estágioPublication . Gouveia, Vanessa Raquel Gomes; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaA ação desenvolvida pelo docente resulta da interação entre os conhecimentos teóricos construídos ao longo de toda a sua formação e da experiência prática que foi adquirindo ao longo desse processo. Deste modo, este relatório surge com o intuito de evidenciar uma pequena parte desse longo percurso de aprendizagem que, no papel de docente, apenas agora teve início. Assim, com base no estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena na valência de educação pré-escolar e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira na valência de 1º Ciclo, serão evidenciadas informações relevantes que resultaram do longo processo de reflexão que acompanhou a ação desenvolvida em contexto de sala de aula. Deste modo, o relatório encontra-se dividido em duas partes que se complementam e que se fundem ao longo do processo de reflexão e investigação-ação que acompanhou quer a prática quer a construção do relatório. Assim, na primeira parte, podemos encontrar orientações teóricas que sustentaram o processo de planificação, ação e reflexão inerentes à prática docente. Na segunda parte do relatório, podemos encontrar informações relevantes acerca das instituições e grupos de crianças onde se desenvolveu o estágio e, ainda, relatos da prática pedagógica desenvolvida onde se tenta destacar aspetos positivos e aspetos que deveriam ser melhorados para que pudesse ser promovida uma educação de qualidade. Por fim, dado que a reflexão é um elemento importante para a criação de uma identidade profissional de qualidade, podemos encontrar, nas considerações finais, uma reflexão geral acerca da prática desenvolvida ao longo do estágio. Através dela pretende-se evidenciar a visão educativa que se encontra na base da prática desenvolvida e as preocupações pedagógicas que impulsionaram a modificação da ação com vista à criação de ambientes de aprendizagem que reconheçam e maximizem as potencialidades das crianças.
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Freire, Carolina da Silva Moreira; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório pretende apresentar o trabalho efetuado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Incide sobre o enquadramento teórico base para o estágio, bem como o projeto de investigação-ação, as atividades e as estratégias executadas, quer em contexto de Educação PréEscolar, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No Pré-Escolar ambicionou-se o desenvolvimento dos valores através da literatura para a infância e momentos de aprendizagem inerentes a todas as áreas de conteúdo. No 1.º Ciclo do Ensino Básico procurou-se desenvolver uma aprendizagem contextualizada e situada com o intuito de gerar motivação para a aquisição dos conhecimentos. Como tal, analisaram-se as caraterísticas dos diferentes contextos de estágio e realizaramse planificações de acordo com os conteúdos e a forma mais significante de trabalhá-los dentro de cada especificidade. Além das atividades com o grupo, demonstram-se intervenções com a comunidade educativa realizadas em cooperação com as colegas. Relativamente às questões de investigação-ação, através de um processo contínuo de observação, investigação, planificação, ação e reflexão, com uma adaptação constante da prática pedagógica, obteve-se uma evolução a nível das atitudes e valores no Pré-Escolar e o aumento da motivação e envolvimento na aprendizagem no 1.º Ciclo.
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Joana Carolina Fernandes; Kotechki, Ana Maria França Freitas KotO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Relatório da Prática Pedagógica, do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira e expõe a intervenção pedagógica realizada numa sala de Transição I no Infantário o Girassol e numa turma de 1º Ano na EB1/PE da Lombada, ambas situadas no conselho do Funchal. Tem como principal objetivo ilustrar a minha prática pedagógica, de forma reflexiva e fundamentada espelhando as competências adquiridas ao longo do meu percurso académico, onde são relatadas algumas atividades realizadas durante as duas práticas pedagógicas onde o principal objetivo foi responder a todas as necessidades das crianças promovendo variadas situações de aprendizagem e desenvolvimento. O trabalho realizado com a comunidade educativa, incluindo crianças, encarregados de educação e comunidade educativa é também relatado, demonstrando cooperação. O final do relatório contém uma reflexão em modo de conclusão onde é ilustrada de que modo a escrita deste relatório como a prática pedagógica influenciaram a minha identidade enquanto profissional no campo da educação.
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Henriques, Cláudia José Gomes; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como principais objetivos a partilha, a descrição e a reflexão da prática pedagógica realizada em contexto de Educação Pré-Escolar no Infantário “O Girassol” com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos de idade e em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, numa turma de 3º ano de escolaridade. O relatório aborda um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos que sustentaram toda a ação pedagógica. Estes contribuíram para a construção de uma identidade profissional, bem como para proporcionar às crianças e aos alunos aprendizagens significativas, adequando a minha intervenção às necessidades do grupo. A metodologia basilar de todo o estágio foi a investigação-ação, sendo que esta permite ao docente desenvolver a sua capacidade de investigação e reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, após a observação e interação com o grupo surgiram questões de investigação-ação, com o objetivo de desenvolver estratégias e atividades para atenuar as problemáticas observadas. Na valência de Educação Pré-Escolar procurei dar resposta à questão “Como motivar este grupo de crianças, de forma a que participem e se mostrem empenhadas nas atividades?” e na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvida a temática “Como desenvolver a competência da escrita nos alunos desta turma?”. Este relatório apresenta assim todo o caminho percorrido ao longo da intervenção pedagógica em ambas as valências e constitui um documento de reflexão e de aprendizagem.