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  • Processos de liderança no projeto de autonomia e flexibilidade curricular
    Publication . Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Ana Isabel; Gouveia, Fernanda
    Considerando os pressupostos que, em Portugal, enquadram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) elencados no Despacho nº 5908/2017, de 5 de julho que, em “regime de experiência pedagógica, define os princípios e regras orientadores da conceção, operacionalização e avaliação do currículo dos Ensinos Básico e Secundário, de modo a alcançar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” (Artigo 1º), este artigo procura desvelar na voz de cinco diretores (líderes escolares) de escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico, as primeiras evidências da implementação do PAFC. Embora se trate de um processo curricular e pedagógico recente, importa compreender nessas narrativas se as escolas experienciam, de facto, tempos e espaços de uma autonomia construída e contextualizada. Neste sentido, partindo de um estudo de caso múltiplo a partir da aplicação de um inquérito por questionário, convertem-se em eixos temáticos de análise de conteúdo, as seguintes dimensões: autonomia de escola, flexibilidade curricular, prática pedagógica e avaliação. Da triangulação dos dados conclui-se que os diretores de escola assumem o PAFC como uma política educativa que abre espaço pedagógico a uma mudança de paradigma, pelo nível de autonomia outorgado às escolas, permitindo-lhes uma gestão curricular mais contextualizada, por conseguinte mais humanista, mais sensível às realidades locais e às particularidades dos seus públicos.
  • Liderança e gestão nas escolas da Região Autónoma da Madeira: um estudo de caso
    Publication . Silva, Natália L.; Bento, António V.; Fraga, Nuno M. S.
    Este estudo de investigação, de caracter misto, consistiu na aplicação de um inquérito a 504 professores e a realização de 19 entrevistas semiestruturadas (dezoito a Diretores/Presidentes das instituições escolares, e uma ao Diretor Regional da Administração Educativa). Foi nosso objetivo fazer uma análise sobre o tema da organização, gestão e liderança escolar dos Diretores/Presidentes das escolas do segundo e terceiros Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). Neste artigo iremos focar-nos nos resultados qualitativos resultantes da investigação. Os resultados do estudo revelaram que: os professores continuam a preocupar-se com a transmissão dos valores fundamentais e alcance do sucesso educativo numa escola em crise; que o estilo de liderança predominantemente adotado pelos Diretores/Presidentes das escolas da RAM é o estilo transformacional; que o exercício do gestor/líder obedece a um perfil enquadrado num modelo de Diretor/Presidente padrão com caraterísticas bem determinadas.
  • As lideranças e os processos participativos: uma reflexão em torno da cidadania democrática
    Publication . Fraga, Nuno
    O presente artigo reflete sobre o potencial das lideranças na gestão estratégica do espaço público, em particular a partir das dinâmicas concertados do poder local com a comunidade. Propomos uma reflexão teórica sobre os estilos de liderança fundamentados no pensamento de Daniel Goleman, convergindo para a necessidade de compreender tais pressupostos na praxis de uma líder autárquica. O estudo de caso pretendeu compreender os canais de comunicação entre líder e liderados e daí contextualizar a importância deste referencial teórico na condução de processos participativos no espaço local; a sua relação com a cidadania democrática, bem como o lugar da educação na encruzilhada de uma democracia possível. Concluímos que as questões de partilha de poder e/ou delegação de competências interferem com a real abertura dos atores sociais no decorrer dos processos participativos, sendo necessário repensar a liderança de proximidade como fator crucial ao sucesso destas práticas.
  • Processos de liderança no Projeto de Aprendizagem Cooperativa
    Publication . Rocha, Maria Susana; Fraga, Nuno
    O Projeto de Aprendizagem Cooperativa (PAC) é um projeto em vigor na Escola do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, desde o ano letivo 2006/2007. Tal como assinalado em Dewey, o pensamento não vive isolado da ação e o PAC consubstancia este princípio na sua metodologia de trabalho cooperativo, que valida possibilidades de aprendizagem significativas através de experiências pedagógicas partilhadas e em ambientes democráticos de educação e aprendizagem. Com o objetivo de aferir a opinião dos alunos sobre o PAC, reconhecer as práticas docentes e identificar os estilos de liderança das coordenadoras, procedemos à realização de um estudo de caso de natureza qualitativa e quantitativa. Os sujeitos de investigação foram 55 professores e 415 alunos. A entrevista e o inquérito por questionário constituíram os instrumentos de recolha de dados e a análise de conteúdo a técnica de análise da informação recolhida. Os resultados reforçam a importância do trabalho cooperativo na aquisição de aprendizagens significativas. Como fragilidades do PAC, salienta-se a falta de formação de alguns docentes e a resistência à alteração das metodologias de trabalho por parte de outros.