Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 11
  • As máquinas do mal: ironia e ética em Jorge Luis Borges e Gonçalo M. Tavares
    Publication . Martins, Celina
    A análise em paralelo do conto “Deutsches Requiem”, de Borges e do romance Aprender a rezar na era da técnica, de Tavares incide nos matizes da ironia como discurso da distanciação crítica, que não só desmonta a idolatria do nazismo, como reflecte sobre a banalidade do mal após Auschwitz. Ao desmontarem as leituras de Nietzsche feitas sob a óptica ideológica, os dois textos sondam o estado de excepção, o campo de concentração, na linha de Agamben e apelam para o dever ético da memória no sentido de formar o olhar céptico face às diversas manobras ideológicas da actualidade.
  • Identidades fragmentadas na ficção de Milton Hatoum
    Publication . Martins, Celina
    O nosso artigo reflectirá sobre a busca de identidade assumida pelos narradores dos dois primeiros romances de Milton Hatoum: Relato de um certo oriente e Dois irmãos. Os narradores são identidades dilaceradas que buscam reconstruir as ruínas do seu mundo a partir do resgate de lembranças do passado. Ambos conseguem efectuar um trabalho de catarse que se inscreve na tradição de Xerazade: narrar é diferir a morte. Ao dedicarem-se à escrita, os dois narradores reconstroem a sua subjectividade criadora.
  • Figurações da ilha da Madeira na poesia de José Agostinho Baptista
    Publication . Martins, Celina
    A partir da elegia, José Agostinho Baptista recupera a memória da Madeira primordial, reescrevendo a tradição da canção. Num êxtase de sublimação, o poeta cria a utopia de uma terra harmoniosa em fusão com a mulher amada e revitaliza a lenda de Machim como mito da ilha inicial. Numa perspectiva desconstruidora, Baptista questiona os lugares da ilha, marcados pela efemeridade do tempo, a maldição, a desordem da Natureza, a decadência e o crescente progresso da urbanidade. É á através da metáfora do filho pródigo que as palavras da saudade recuperam o fulgor da ilha como lugar de pertença.
  • Os olhos do homem que chorava no rio de Ana Paula Tavares, Manuel Jorge Marmelo e Paulinho Assunção. O pulsar da palavra
    Publication . Martins, Celina
    os olhos do homem que chorava no rio explora as potencialidades da metaficção, incentiva o leitor a ser um co-criador e instaura nexos intertextuais que criam a comunidade dos imaginários lusófonos em confluência. A análise comparatista incidirá na busca de significação por um tipógrafo. A demanda da palavra alegoriza a osmose entre o escritor e o leitor. A releitura do mito de babel celebra a babel-byblos e a metáfora do texto em aberto.
  • Tatiana Salem Levy e Gonçalo M. Tavares: os percursos da memória
    Publication . Martins, Celina
    A nossa reflexão sobre a memória na ficção de Tatiana Salem Levy e Gonçalo M. Tavares incide sobre o processo de anamnese que é a busca activa de significação. Trazer de novo à memória é um acto de construção identitária e uma afirmação da resistência face ao peso do esquecimento. Ambos os escritores realizam um trabalho de busca da memória, um exercício de releitura do presente em direcção ao passado para o redimensionar numa perspectiva de reapropriação.
  • Viagem e metamorfose na escrita de Mia Couto
    Publication . Martins, Celina
    A partir da imaginação concebida por Bachelard como devaneio poético, sonda-se a viagem interior sob o signo da metamorfose na poesia e ficção de Mia Couto. O sujeito lírico adentra-se num espaço de imaginação (re)criadora que lhe permite criar imagens inéditas, reinventando a sua mátria e reconstruindo-se como ser renovado a partir da experiência do mito do andrógino. Para Couto, viajar é estar disponível para receber outros estados de alma.
  • Memória reconfigurada
    Publication . Martins, Celina
    O diálogo inédito entre Julio Cortázar e Carlos Alonso é uma exposição fictícia que reflete sobre as feridas da ditadura argentina a partir de uma abordagem comparativa. Os contos de Cortázar e as pinturas de Alonso revigoram o trabalho da anamnésia (Ricœur) – a memória pragmática – que as vítimas da ditadura argentina e das novas gerações devem realizar em um efeito catártico para se apropriar de uma memória regenerativa que dê acesso à política da memória justa. Para superar o conflito entre a memória dos sobreviventes da ditadura e a história oficial, Cortázar e Alonso são os mediadores transhistóicos que desconstroem as formas escleróticas de pensar a história e fazer memórias.
  • Jerusalém de Gonçalo M. Tavares: romance-investigação sobre o mal
    Publication . Martins, Celina Maria
    O romance Jerusalém é uma reflexão profunda sobre o mal que se propaga como uma pulsão destruidora, revestindo os dispositivos disciplinares do poder-saber que alienam. Baseado na pedagogia da catástrofe de Sloterdijk e na intertextualidade que articula a reescrita do campo de concentração nazista e da Bíblia, o texto interroga a evolução do horror e o enigma da esquizofrenia de Mylia, que desconstrói os fundamentos da psiquiatria, na esteira de Foucault. Ganhando os contornos do ensaio, a ficção recorre ao pensamento de Arendt para criar consciência crítica no leitor. A loucura é a alegoria da decadência dos valores éticos e a lucidez de uma demanda plu ral de significado a partir da afirmação da memória criadora do passado.
  • Cortázar et Saramago: la représentation de la dictature et l’affirmation de l’engagement
    Publication . Martins, Celina
    Julio Cortázar and José Saramago create the poetics of compromise focused on a critique of the Argentinian and Portuguese dictatorships as paradigms of oppression and censorship. With this study, based on a comparatist analysis approach, we intend to show how the short stories “The Second Time Around” and “The Chair” denounce the evils of dictatorship, shaping fictions that explore the experience of impoverishment of the self. Cortázar’s text explores the practice of disappearance during Videla’s dictatorship from a absurd Kafkaesque perspective whereas Saramago’s writing focuses on the decline of Salazar’s dictatorship as a carnival game. Cortázar and Saramago assume the relevance of compromise, the aim of which is political disalienation in order to shape consciences enabling reassessing the evil effects of disalienating dictatorial regimes.
  • A comunidade do eterno retorno do mútuo na trilogia geografia de rebeldes de Maria Gabriela Llansol
    Publication . Martins, Celina
    a trilogia geografia de Rebeldes, de maria gabriela Llansol, explora um curso alternativo da história da europa em que s ão João da Cruz, ana de Peñalosa, tomás müntzer e friedrich nietzsche se transmutam na comunidade dos mutantes, impulsionados pela vontade de pujança (Llansol) na esteira de nietzsche. Cada nómada acolhe a metamorfose textual e se redinamiza como o pobre na dinâmica do devir e do eterno retorno do mútuo. o texto ucrónico de Llansol repensa novas experiências de relação com toda a forma do vivo, fora da impostura da hierarquia, apelando para a liberdade de consciência na nossa sociedade sob o signo do hiperindividualismo.